I - Etapa 12 - DHL Turkish Grand Prix
Página 1 de 1
I - Etapa 12 - DHL Turkish Grand Prix
Data fictícia: começo do mês 08
Circuito: Istanbul Park
Extensão: 58 voltas x 5.338 km - 309.604 km
Clima: Treinos em 23º a 27º, tempo seco. Corrida em 25º a 29º, tempo seco.
Descrição: Situado na Turquia, o circuito de Istanbul Park é um dos pouco circuitos mistos que utilizam o sistema anti-horário. Possui curvas dos mais variados tipos, desde hairpins à curvas leves de alta velocidade. O circuito compreende quatro trechos de reta, das quais apenas a reta oposta é tida como de alta velocidade. O asfalto é de boa qualidade, sem muitas irregularidades.
Prazo para envio de formulários de treino: 21/03/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Prazo para envio de formulários de corrida: 24/03/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Os formulários poderão ser enviados por este tópico, por depoimento para este perfil ou por email para danfeliciano@hotmail.com.
Pay-Drivers
Can Artam (TUR), Digiturk, $130.000.
Jason Tahincioglu (TUR), Petrol Ofisi, $145.000.¹
Christian Klien (AUT), KTM, $150.000.
Robert Kubica (POL), $0.000.²
Tomáš Enge (CZE), Circle K/Geico, $170.000.
Zsolt Baumgartner (HUN), CIB Bank / UniQa, $165.000.
¹ Paga o dobro se vencer.
² Corre com os patrocinadores da equipe, de graça, mas paga danos ao carro (acidente/falhas). Prioridade em futura contratação.
Jason Tahincioglu (TUR), Petrol Ofisi, $145.000.¹
Christian Klien (AUT), KTM, $150.000.
Robert Kubica (POL), $0.000.²
Tomáš Enge (CZE), Circle K/Geico, $170.000.
Zsolt Baumgartner (HUN), CIB Bank / UniQa, $165.000.
¹ Paga o dobro se vencer.
² Corre com os patrocinadores da equipe, de graça, mas paga danos ao carro (acidente/falhas). Prioridade em futura contratação.
TREINO CLASSIFICATÓRIO
Manhã de sol em Istanbul. O público lota as arquibancadas para mais um treino classificatório, que define o grid de largada para o DHL Turkish Grand Prix. O grid, desfalcado, não terá as equipes Jefferson e T7.
A direção de prova autoriza a saída e aos poucos a pista começa a receber os rápidos carros da IRS. A pole provisória, controlada por Will Power em grande parte do treino, acabou sendo roubada por Ryan Hunter-Reay, que nas voltas finais, cravou o ótimo tempo de 1:21.459.
Ao final da seção, os resultados são estes:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:21.459
2º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:21.528
3º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:21.592
4º Sebastien BUEMI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:21.904
5º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:21.943
6º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:21.965
7º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:22.033
8º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:22.038
9º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:22.065
10º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:22.071
11º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:22.080
12º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:22.201
13º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BWM/Firestone) 1:22.223
14º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:22.244
15º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 1:22.362
16º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:22.365
17º Bruno SENNA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:22.418
18º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:22.433
19º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:22.535
20º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:22.588
21º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:22.712
22º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:22.727
23º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:22.772
24º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:23.235
25º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:23.915
A direção de prova autoriza a saída e aos poucos a pista começa a receber os rápidos carros da IRS. A pole provisória, controlada por Will Power em grande parte do treino, acabou sendo roubada por Ryan Hunter-Reay, que nas voltas finais, cravou o ótimo tempo de 1:21.459.
Ao final da seção, os resultados são estes:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:21.459
2º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:21.528
3º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:21.592
4º Sebastien BUEMI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:21.904
5º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:21.943
6º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:21.965
7º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:22.033
8º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:22.038
9º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:22.065
10º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:22.071
11º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:22.080
12º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:22.201
13º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BWM/Firestone) 1:22.223
14º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:22.244
15º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 1:22.362
16º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:22.365
17º Bruno SENNA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:22.418
18º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:22.433
19º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:22.535
20º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:22.588
21º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:22.712
22º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:22.727
23º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:22.772
24º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:23.235
25º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:23.915
CORRIDA
Tarde ensolarada em Istanbul. O circuito, mais uma vez, recebe o público, que irá acompanhar a mais uma etapa da IRS. Hunter-Reay, que conseguiu a pole-position ontem, terá a grande tarefa de segurar a ponta por 58 voltas. Castroneves e Power largam bem, em segundo e terceiro respectivamente e deverão brigar pela liderança tão logo a largada seja dada. Franchitti, Servià e Räikkönen, que brigam pela liderança, largam mais atrás, mas representam igual perigo.
Tudo pronto, os carros já se alinham no grid, para a tão esperada largada, enquanto o público vibra nas arquibancadas. A largada será em breve.
Largada: Hunter-Reay - Castroneves - Power - Buemi - Montoya - Winkelhock - Schumacher - Franchitti - Servià - Webber - Button - Alesi - Alonso - Räikkönen - Kanaan - Pérez - Senna - Pic - Briscoe - Kobayashi - Mann - Rosberg - Tracy - Dixon - Bianchi
A direção de prova aciona o semáforo de largada. No apagar das luzes, a corrida se inicia. Hunter-Reay larga mal e cai para terceiro. Power e Castroneves pulam para a ponta e cruzam lado a lado a primeira curva do circuito. Franchitti tenta a recuperação e graças ao KERS da equipe, já vem na quinta posição. Tracy recupera-se bem na largada.
Destaque negativo para Kanaan, que caiu várias posições.
Power já define a ponta, na metade do circuito. O agressivo piloto da Watson defende bem, fazendo Castroneves espalhar na tomada da curva 7, complicando a vida do piloto brasileiro.
Power abre a segunda volta, na ponta, enquanto Hunter-Reay escapa na tomada da curva 5, perdendo duas posições. Péssimo início de corrida do piloto da Lovatto. Rosberg vem soltando fumaça na tomada da curva 11. O alemão da Highwind terá de abandonar em breve.
Volta 3 e Power na frente. Rosberg mal abre a volta e ja estaciona na área de escape da curva 1. Fim de prova do piloto da Highwind, que não deve estar nada feliz com a falha dos motores Renault. Pic erra feio e escapa na tangência da curva 12, custando para voltar. O francês perde mais de 20 segundos manobrando o carro.
Volta 5 e Power já tem 3 segundo para Castroneves. Schumacher e Franchitti seguem o brasileiro de muito perto. Senna ataca Pérez, conseguindo boa ultrassagem na reta oposta, arrancando cavalos inimagináveis de seu fraco Cosworth.
Power abre a volta 8, com pouco mais de 2 segundos de vantagem. Franchitti segue perto Castroneves, e vem lado a lado com o alemão.
Pic erra outra vez, agora na tangência da curva 9, indo cortar grama literalmente. Pior para o francês, que já é avistado pelos líderes.
Volta 10 e Pic já está uma volta atrás do líder. Power segue a menos de 2 segundos de Castroneves, que é bastante pressionado por Schumacer e Franchitti.
Fim da 10ª Volta: Power - Castroneves - Schumacher - Franchitti - Hunter-Reay - Montoya - Servià - Buemi - Räikkönen - Webber - Button - Winkelhock - Alonso - Alesi - Senna - Pérez - Briscoe - Mann - Tracy - Kobayashi - Bianchi - Dixon - Kanaan - Pic (1) - Rosberg (fora)
Power segue na frente, mas com pouca diferença do segundo colocado, Castroneves, que não irá conseguir segurar o escocês voador por muito tempo.
Volta 12 e Power ainda na ponta, agora com Franchitti em segundo. O escocês se aproveita do KERS para colar no piloto da Watson. Lá atrás, Tracy já vem perto do Top10.
Briscoe tem problemas. O australiano vem com o cambio travado na sexta marcha, após forçar demais na reta oposta. Fim de prova para ele, que estaciona nos boxes.
Volta 15 e ainda Power na frente, embora a diferença seja menor que 1 segundo. Scotto Dixon erra na tomada da curva 11, indo para fora. Ao retornar, o neozelandês observa mal e o pior acontece. Power e Franchitti passam pelo piloto, mas o mesmo não acontece com Schumacher. O alemão, sem ter para onde desviar, acerta em cheio a lateral esquerda do carro do piloto da Moikanos, arrancando-lhe a roda dianteira direita, ao mesmo tempo que teve a asa dianteira de seu carro danificada. O alemão da Wilder recolhe o carro para reparos, mas o piloto da Moikanos não tem a mesma sorte: sem roda, o piloto abandona ali mesmo, em mais uma corrida para esquecer da equipe.
Volta 18 e começam as paradas para trocas de pneu. Kanaan é o primeiro, saindo em vigésimo-primeiro, após uma parada demorada, possivelmente para consertar algum dano no carro.
Volta 19 e Power na frente. O australiano não irá vender barato sua posição e já deu mostras disso. Franchitti segue de perto esperando o melhor momento para a ultrapassagem. Ao final da volta de número 20, o resultado é este:
Fim da 20ª Volta: Power - Franchitti - Castroneves - Hunter-Reay - Servià - Räikkönen - Montoya - Webber - Alonso - Pérez - Button - Buemi - Tracy - Winkelhock - Senna - Mann - Alesi - Kobayashi - Bianchi - Schumacher - Kanaan - Pic (1) - Dixon (fora) - Briscoe (fora)
Power ainda na frente, mas com sua posição arriscada. Franchitti segue pressionando. Bianchi escapa e custa para voltar.
Volta 23 e Franchitti pressiona, mas Power faz o impossível para não deixar espaço. No meio do grid, mais trocas de posição. Tracy já vem no Top10, mostrando a superioridade da MBR durante a corrida.
Volta 25 e Power não consegue se livrar do escocês. Franchitti chega a ficar lado a lado na reta opossta, mas na tomada da curva 12, Power mantém a ponta, com muita dificuldade. Ambos vão para a volta 26, mas Franchitti parece que perdeu a paciência e tentará ultrapassar agora. Power tenta segurar como pode. Na tomada da curva 11, Franchitti consegue tomar o traçado de fora na reta oposta, enquanto Power se mantém por dentro. O australiano segura como pode e, ao menor sinal da tentativa do piloto da MBR, tenta fechar a passagem, na altura da frenagem da curva 12 quando o pior acontece: o escocês da MBR trava a direção ao receber um toque lateral de Power, indo ambos reto na curva 12, acertando a proteção de pneus, danificando seriamente seus carros. Power, com facilidade, deixou seu carro, gesticulando muito, como se a culpa fosse do escocês. Franchitti, com mais dificuldades, precisou de ajuda para sair do carro, e reclamando muito de dores, acabou sendo encaminhado ao hospital do paddock.
Servià, que acabara de assumir a terceira posição, após boa ultrapassagem em Castroneves, toma a ponta, enquanto os carros da MBR e Watson são removidos da área de escape.
Mais algumas paradas para troca de pneus. Várias equipes vão apostando em pit-stops para manter a competitividade em pista.
Mais trocas de posição. Räikkönen esboça recuperação, ultrapassando seu companheiro de equipe. Ao final da volta de número 30, segue o resultado:
Fim da 30ª Volta: Servià - Castroneves - Montoya - Räikkönen - Hunter-Reay - Alonso - Button - Buemi - Tracy - Webber - Pérez - Mann - Winkelhock - Senna - Alesi - Kobayashi - Schumacher - Kanaan - Pic (1) - Bianchi (1) - Power (fora) - Franchitti (fora)
Servià segue na liderança. E já vai fazer sua parada. Por muita sorte, Castroneves, então segundo, resolve fazer uma parada não programada para troca de pneus, que não duraram o esperado. Servià sai ainda na ponta, seguido por Räikkönen, que contorna a curva 1 no mesmo momento que o carro de Castroneves vem voltando à pista.
Mais mudanças de posições. Bianchi já vem duas voltas atrás do líder.
E mais paradas se seguem. A corrida é marcada mais pela estratégia do que por ultrapassagens. As equipes tentam manter seus carros em pista.
Kanaan vai para a segunda parada. A Boutsen faz serviço rápido, colocando o brasileiro em poucos segundos na pista, já sendo avistado pelo líder.
Servià abre agora 3 segundos de vantagem para Räikkönen, que traz uma fileira grande de carros atrás. A briga será feia no fim da corrida.
Tracy consegue mais duas ultrapassagens, e agora é sétimo. Boa recuperação do piloto canadense.
Fim da volta 40, e Oriol Servià ainda na frente, com muita tranquilidade.
Fim da 40ª Volta: Servià - Räikkönen - Castroneves - Hunter-Reay - Alonso - Montoya - Tracy - Button - Mann - Buemi - Alesi - Winkelhock - Pérez - Senna - Kobayashi - Schumacher - Webber - Kanaan - Pic (1) - Bianchi (2)
Servià segue na frente. O espanhol segue liderando, administrando a vantagem. Castroneves tenta a ultrapassagem em Räikkönen e ambos acabam se enroscando, dando chance para Hunter-Reay assumir a segunda posição.
Poucas mudanças de posição. Os pilotos administram a corrida como podem. As poucas alterações do grid acontecem apenas por erros e paradas, como a de Fernando Alonso, na volta 45, que é a última programada.
Volta 47 e Servià continua na liderança, seguido por Hunter-Reay e Räikkönen. Até agora dobradinha da Lovatto, para do desespero da MBR.
Bianchi erra sozinho novamente, indo de encontro ao muro na curva 12, carimbando no mesmo lugar que Power e Franchitti, perdendo asa dianteira. O frances da Moikanos terá de fazer mais uma parada para reparos, estando agora 3 voltas atrás do líder.
Fim da volta 50 e Servià na liderança, com 6 segundos de vantagem.
Fim da 50ª Volta: Servià - Hunter-Reay - Räikkönen - Montoya - Button - Castroneves - Tracy - Mann - Alonso - Buemi - Alesi - Winkelhock - Pérez - Senna - Schumacher - Webber - Kobayashi - Kanaan (1) - Pic (1) - Bianchi (3)
Voltas finais. Servià segue liderando com vantagem, enquanto temos pouca diferença do segundo ao quinto. Räikkönen pressiona seu companheiro de equipe, tentando a ultrapassagem, com sucesso, na tomada da rápida curva 11. Hunter-Reay, que perdeu desempenho, precisará se defender de Button e Montoya, que vem muito perto.
Button vem com tudo pra cima de Hunter-Reay, enquanto Kanaan acaba de tomar volta do líder. Button tenta o bote na tomada da curva 7 e o norte-americano da Lovatto acaba deixando passar. Boa ultrapassagem do piloto inglês. Montoya se aproveita e toma a quarta posição de Hunter-Reay na sequência, na tomada da curva 8. Péssimo fim de corrida para Hunter-Reay.
Volta 54 e o motor do francês Charles Pic abre o bico na tomada da curva 11. Os duravéis Renault se renderam perante a longa reta oposta de Istanbul Park.
Servià vem para completar a volta 55, com quase 8 segundos de vantagem em relação à Räikkönen. O finlandês vem apenas administrando, já que a soma lhe coloca na liderança do campeonato.
Tracy e Alonso vem brigando pela sétima posição. Alonso, com pneus melhores, tem o carro em melhor condições.
Servià abre a volta 57. O espanhol, com boa vantagem, traz o carro com tranquilidade. Button se defende de Montoya, que vem tentar conseguir a dobradinha da Hallan. Com dificuldades, o piloto da Terrible mantém sua posição.
Volta 58. Bandeira branca para Oriol Servià. O piloto espanhol vem para vencer pela segunda vez na IRS. O piloto da Hallan vem com tranquilidade, enquanto Montoya, que tentava ultrapassar Button, acabou escapando na tomada da curva 7 e por pouco não perde a quarta posição para Hunter-Reay. Alonso, muito mais rápido, já vem na sexta posição, enquanto Tracy vem perdendo rendimento e é ameaçado por Pippa Mann, da Watson.
Servià vem para a reta oposta. O espanhol rasga a reta a incríveis 338 kph, e ja contorna o S final. Os mecânicos da Hallan já se posicionam no muro dos boxes para receber seu piloto.
Servià aponta para a reta principal e vem com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada. Não perde mais Oriol Servià! Vence a Espanha mais uma vez!
Em segundo, Kimi Räikkönen, seguido por Jenson Button, que completa o pódium.
Fim da Corrida: Servià - Räikkönen - Button - Montoya - Hunter-Reay - Castroneves - Alonso - Tracy - Mann - Schumacher - Buemi - Alesi - Webber - Pérez - Kobayashi - Senna - Winkelhock - Kanaan (1) - Bianchi (3) - Pic (fora)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:19:28.312
2º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +8.057
3º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +8.816
4º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +12.117
5º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +12.326
6º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +14.700
7º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BWM/Firestone) +15.599
8º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +19.317
9º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) +19.337
10º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +24.084
11º Sebastien BUEMI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +25.387
12º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +34.054
13º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +37.663
14º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +38.040
15º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +39.461
16º Bruno SENNA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +41.077
17º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +45.692
18º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +1 Volta
19º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +3 Voltas
20º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 54 Voltas
- Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 25 Voltas
- Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 25 Voltas
- Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 14 Voltas
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 12 Voltas
- Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 2 Voltas
MELHOR VOLTA
Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:20.372
QUEBRAS
Charles PIC, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Jules BIANCHI, $5.000 (asa dianteira)
Will POWER, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Dario FRANCHITTI, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Michael SCHUMACHER, $5.000 (asa dianteira)
Scott DIXON, $8.000 (Suspensão quebrada com roda solta)
Ryan BRISCOE, $4.000 (câmbio)
Nico ROSBERG, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Tudo pronto, os carros já se alinham no grid, para a tão esperada largada, enquanto o público vibra nas arquibancadas. A largada será em breve.
Largada: Hunter-Reay - Castroneves - Power - Buemi - Montoya - Winkelhock - Schumacher - Franchitti - Servià - Webber - Button - Alesi - Alonso - Räikkönen - Kanaan - Pérez - Senna - Pic - Briscoe - Kobayashi - Mann - Rosberg - Tracy - Dixon - Bianchi
A direção de prova aciona o semáforo de largada. No apagar das luzes, a corrida se inicia. Hunter-Reay larga mal e cai para terceiro. Power e Castroneves pulam para a ponta e cruzam lado a lado a primeira curva do circuito. Franchitti tenta a recuperação e graças ao KERS da equipe, já vem na quinta posição. Tracy recupera-se bem na largada.
Destaque negativo para Kanaan, que caiu várias posições.
Power já define a ponta, na metade do circuito. O agressivo piloto da Watson defende bem, fazendo Castroneves espalhar na tomada da curva 7, complicando a vida do piloto brasileiro.
Power abre a segunda volta, na ponta, enquanto Hunter-Reay escapa na tomada da curva 5, perdendo duas posições. Péssimo início de corrida do piloto da Lovatto. Rosberg vem soltando fumaça na tomada da curva 11. O alemão da Highwind terá de abandonar em breve.
Volta 3 e Power na frente. Rosberg mal abre a volta e ja estaciona na área de escape da curva 1. Fim de prova do piloto da Highwind, que não deve estar nada feliz com a falha dos motores Renault. Pic erra feio e escapa na tangência da curva 12, custando para voltar. O francês perde mais de 20 segundos manobrando o carro.
Volta 5 e Power já tem 3 segundo para Castroneves. Schumacher e Franchitti seguem o brasileiro de muito perto. Senna ataca Pérez, conseguindo boa ultrassagem na reta oposta, arrancando cavalos inimagináveis de seu fraco Cosworth.
Power abre a volta 8, com pouco mais de 2 segundos de vantagem. Franchitti segue perto Castroneves, e vem lado a lado com o alemão.
Pic erra outra vez, agora na tangência da curva 9, indo cortar grama literalmente. Pior para o francês, que já é avistado pelos líderes.
Volta 10 e Pic já está uma volta atrás do líder. Power segue a menos de 2 segundos de Castroneves, que é bastante pressionado por Schumacer e Franchitti.
Fim da 10ª Volta: Power - Castroneves - Schumacher - Franchitti - Hunter-Reay - Montoya - Servià - Buemi - Räikkönen - Webber - Button - Winkelhock - Alonso - Alesi - Senna - Pérez - Briscoe - Mann - Tracy - Kobayashi - Bianchi - Dixon - Kanaan - Pic (1) - Rosberg (fora)
Power segue na frente, mas com pouca diferença do segundo colocado, Castroneves, que não irá conseguir segurar o escocês voador por muito tempo.
Volta 12 e Power ainda na ponta, agora com Franchitti em segundo. O escocês se aproveita do KERS para colar no piloto da Watson. Lá atrás, Tracy já vem perto do Top10.
Briscoe tem problemas. O australiano vem com o cambio travado na sexta marcha, após forçar demais na reta oposta. Fim de prova para ele, que estaciona nos boxes.
Volta 15 e ainda Power na frente, embora a diferença seja menor que 1 segundo. Scotto Dixon erra na tomada da curva 11, indo para fora. Ao retornar, o neozelandês observa mal e o pior acontece. Power e Franchitti passam pelo piloto, mas o mesmo não acontece com Schumacher. O alemão, sem ter para onde desviar, acerta em cheio a lateral esquerda do carro do piloto da Moikanos, arrancando-lhe a roda dianteira direita, ao mesmo tempo que teve a asa dianteira de seu carro danificada. O alemão da Wilder recolhe o carro para reparos, mas o piloto da Moikanos não tem a mesma sorte: sem roda, o piloto abandona ali mesmo, em mais uma corrida para esquecer da equipe.
Volta 18 e começam as paradas para trocas de pneu. Kanaan é o primeiro, saindo em vigésimo-primeiro, após uma parada demorada, possivelmente para consertar algum dano no carro.
Volta 19 e Power na frente. O australiano não irá vender barato sua posição e já deu mostras disso. Franchitti segue de perto esperando o melhor momento para a ultrapassagem. Ao final da volta de número 20, o resultado é este:
Fim da 20ª Volta: Power - Franchitti - Castroneves - Hunter-Reay - Servià - Räikkönen - Montoya - Webber - Alonso - Pérez - Button - Buemi - Tracy - Winkelhock - Senna - Mann - Alesi - Kobayashi - Bianchi - Schumacher - Kanaan - Pic (1) - Dixon (fora) - Briscoe (fora)
Power ainda na frente, mas com sua posição arriscada. Franchitti segue pressionando. Bianchi escapa e custa para voltar.
Volta 23 e Franchitti pressiona, mas Power faz o impossível para não deixar espaço. No meio do grid, mais trocas de posição. Tracy já vem no Top10, mostrando a superioridade da MBR durante a corrida.
Volta 25 e Power não consegue se livrar do escocês. Franchitti chega a ficar lado a lado na reta opossta, mas na tomada da curva 12, Power mantém a ponta, com muita dificuldade. Ambos vão para a volta 26, mas Franchitti parece que perdeu a paciência e tentará ultrapassar agora. Power tenta segurar como pode. Na tomada da curva 11, Franchitti consegue tomar o traçado de fora na reta oposta, enquanto Power se mantém por dentro. O australiano segura como pode e, ao menor sinal da tentativa do piloto da MBR, tenta fechar a passagem, na altura da frenagem da curva 12 quando o pior acontece: o escocês da MBR trava a direção ao receber um toque lateral de Power, indo ambos reto na curva 12, acertando a proteção de pneus, danificando seriamente seus carros. Power, com facilidade, deixou seu carro, gesticulando muito, como se a culpa fosse do escocês. Franchitti, com mais dificuldades, precisou de ajuda para sair do carro, e reclamando muito de dores, acabou sendo encaminhado ao hospital do paddock.
Servià, que acabara de assumir a terceira posição, após boa ultrapassagem em Castroneves, toma a ponta, enquanto os carros da MBR e Watson são removidos da área de escape.
Mais algumas paradas para troca de pneus. Várias equipes vão apostando em pit-stops para manter a competitividade em pista.
Mais trocas de posição. Räikkönen esboça recuperação, ultrapassando seu companheiro de equipe. Ao final da volta de número 30, segue o resultado:
Fim da 30ª Volta: Servià - Castroneves - Montoya - Räikkönen - Hunter-Reay - Alonso - Button - Buemi - Tracy - Webber - Pérez - Mann - Winkelhock - Senna - Alesi - Kobayashi - Schumacher - Kanaan - Pic (1) - Bianchi (1) - Power (fora) - Franchitti (fora)
Servià segue na liderança. E já vai fazer sua parada. Por muita sorte, Castroneves, então segundo, resolve fazer uma parada não programada para troca de pneus, que não duraram o esperado. Servià sai ainda na ponta, seguido por Räikkönen, que contorna a curva 1 no mesmo momento que o carro de Castroneves vem voltando à pista.
Mais mudanças de posições. Bianchi já vem duas voltas atrás do líder.
E mais paradas se seguem. A corrida é marcada mais pela estratégia do que por ultrapassagens. As equipes tentam manter seus carros em pista.
Kanaan vai para a segunda parada. A Boutsen faz serviço rápido, colocando o brasileiro em poucos segundos na pista, já sendo avistado pelo líder.
Servià abre agora 3 segundos de vantagem para Räikkönen, que traz uma fileira grande de carros atrás. A briga será feia no fim da corrida.
Tracy consegue mais duas ultrapassagens, e agora é sétimo. Boa recuperação do piloto canadense.
Fim da volta 40, e Oriol Servià ainda na frente, com muita tranquilidade.
Fim da 40ª Volta: Servià - Räikkönen - Castroneves - Hunter-Reay - Alonso - Montoya - Tracy - Button - Mann - Buemi - Alesi - Winkelhock - Pérez - Senna - Kobayashi - Schumacher - Webber - Kanaan - Pic (1) - Bianchi (2)
Servià segue na frente. O espanhol segue liderando, administrando a vantagem. Castroneves tenta a ultrapassagem em Räikkönen e ambos acabam se enroscando, dando chance para Hunter-Reay assumir a segunda posição.
Poucas mudanças de posição. Os pilotos administram a corrida como podem. As poucas alterações do grid acontecem apenas por erros e paradas, como a de Fernando Alonso, na volta 45, que é a última programada.
Volta 47 e Servià continua na liderança, seguido por Hunter-Reay e Räikkönen. Até agora dobradinha da Lovatto, para do desespero da MBR.
Bianchi erra sozinho novamente, indo de encontro ao muro na curva 12, carimbando no mesmo lugar que Power e Franchitti, perdendo asa dianteira. O frances da Moikanos terá de fazer mais uma parada para reparos, estando agora 3 voltas atrás do líder.
Fim da volta 50 e Servià na liderança, com 6 segundos de vantagem.
Fim da 50ª Volta: Servià - Hunter-Reay - Räikkönen - Montoya - Button - Castroneves - Tracy - Mann - Alonso - Buemi - Alesi - Winkelhock - Pérez - Senna - Schumacher - Webber - Kobayashi - Kanaan (1) - Pic (1) - Bianchi (3)
Voltas finais. Servià segue liderando com vantagem, enquanto temos pouca diferença do segundo ao quinto. Räikkönen pressiona seu companheiro de equipe, tentando a ultrapassagem, com sucesso, na tomada da rápida curva 11. Hunter-Reay, que perdeu desempenho, precisará se defender de Button e Montoya, que vem muito perto.
Button vem com tudo pra cima de Hunter-Reay, enquanto Kanaan acaba de tomar volta do líder. Button tenta o bote na tomada da curva 7 e o norte-americano da Lovatto acaba deixando passar. Boa ultrapassagem do piloto inglês. Montoya se aproveita e toma a quarta posição de Hunter-Reay na sequência, na tomada da curva 8. Péssimo fim de corrida para Hunter-Reay.
Volta 54 e o motor do francês Charles Pic abre o bico na tomada da curva 11. Os duravéis Renault se renderam perante a longa reta oposta de Istanbul Park.
Servià vem para completar a volta 55, com quase 8 segundos de vantagem em relação à Räikkönen. O finlandês vem apenas administrando, já que a soma lhe coloca na liderança do campeonato.
Tracy e Alonso vem brigando pela sétima posição. Alonso, com pneus melhores, tem o carro em melhor condições.
Servià abre a volta 57. O espanhol, com boa vantagem, traz o carro com tranquilidade. Button se defende de Montoya, que vem tentar conseguir a dobradinha da Hallan. Com dificuldades, o piloto da Terrible mantém sua posição.
Volta 58. Bandeira branca para Oriol Servià. O piloto espanhol vem para vencer pela segunda vez na IRS. O piloto da Hallan vem com tranquilidade, enquanto Montoya, que tentava ultrapassar Button, acabou escapando na tomada da curva 7 e por pouco não perde a quarta posição para Hunter-Reay. Alonso, muito mais rápido, já vem na sexta posição, enquanto Tracy vem perdendo rendimento e é ameaçado por Pippa Mann, da Watson.
Servià vem para a reta oposta. O espanhol rasga a reta a incríveis 338 kph, e ja contorna o S final. Os mecânicos da Hallan já se posicionam no muro dos boxes para receber seu piloto.
Servià aponta para a reta principal e vem com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada. Não perde mais Oriol Servià! Vence a Espanha mais uma vez!
Em segundo, Kimi Räikkönen, seguido por Jenson Button, que completa o pódium.
Fim da Corrida: Servià - Räikkönen - Button - Montoya - Hunter-Reay - Castroneves - Alonso - Tracy - Mann - Schumacher - Buemi - Alesi - Webber - Pérez - Kobayashi - Senna - Winkelhock - Kanaan (1) - Bianchi (3) - Pic (fora)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:19:28.312
2º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +8.057
3º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +8.816
4º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +12.117
5º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +12.326
6º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +14.700
7º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BWM/Firestone) +15.599
8º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +19.317
9º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) +19.337
10º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +24.084
11º Sebastien BUEMI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +25.387
12º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +34.054
13º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +37.663
14º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +38.040
15º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +39.461
16º Bruno SENNA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +41.077
17º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +45.692
18º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +1 Volta
19º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +3 Voltas
20º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 54 Voltas
- Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 25 Voltas
- Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 25 Voltas
- Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 14 Voltas
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 12 Voltas
- Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 2 Voltas
MELHOR VOLTA
Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:20.372
QUEBRAS
Charles PIC, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Jules BIANCHI, $5.000 (asa dianteira)
Will POWER, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Dario FRANCHITTI, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Michael SCHUMACHER, $5.000 (asa dianteira)
Scott DIXON, $8.000 (Suspensão quebrada com roda solta)
Ryan BRISCOE, $4.000 (câmbio)
Nico ROSBERG, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
DARIO FRANCHITTI
Examinado no Hospital do Paddock de Istanbul Park, foi diagnosticado em Dario Franchitti uma luxação na região lombar, que o deixará de recuperação pelo período de uma semana e meia, podendo retornar normalmente para o Großer Preis Santander von Deutschland.
Interações dos Chefes de Equipe
MBR
Título caiu na mão do Lovatto né, merda acontece... mas enfim né.
Flashy
podia ser melhor hein Castroneves ...
Hallan
Putz, nem esperava essa vitória do Servià. Nem tive tempo de comemorar kkkk. Boa corrida do Montoya também.
Moikanos
o time bom pra fazer corrida ruim
Título caiu na mão do Lovatto né, merda acontece... mas enfim né.
Flashy
podia ser melhor hein Castroneves ...
Hallan
Putz, nem esperava essa vitória do Servià. Nem tive tempo de comemorar kkkk. Boa corrida do Montoya também.
Moikanos
o time bom pra fazer corrida ruim
Tópicos semelhantes
» I - Etapa 3 - UBS Chinese Grand Prix
» I - Etapa 10 - Grand Prix de Monaco
» I - Etapa 11 - Grand Prix du France
» I - Etapa 16 - Shell Belgian Grand Prix
» I - Etapa 18 - Macau Grand Prix
» I - Etapa 10 - Grand Prix de Monaco
» I - Etapa 11 - Grand Prix du France
» I - Etapa 16 - Shell Belgian Grand Prix
» I - Etapa 18 - Macau Grand Prix
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos