I - Etapa 17 - Gran Premio Santander d'Italia
Página 1 de 1
I - Etapa 17 - Gran Premio Santander d'Italia
Data fictícia: meio do mês 10
Circuito: Autodromo Nazionale di Monza
Extensão: 53 voltas x 5.793 km - 306.720 km
Clima: Treinos em 25º a 27º, tempo seco. Corrida em 26º a 28º, tempo seco.
Descrição: Situado ao norte de Milão, o tradicional circuito de Monza combina retas muito longas e freadas fortes. Com um misto de curvas desafiadoras, que variam desde chicanes até a tradicional Parabolica, irá proporcionar grandes ultrapassagens. Com um asfalto de boa qualidade e poucas irregularidades, fecha a temporada européia.
Prazo para envio de formulários de treino: 25/04/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Prazo para envio de formulários de corrida: 28/04/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Os formulários poderão ser enviados por este tópico, por depoimento para este perfil ou por email para danfeliciano@hotmail.com.
Pay-Drivers
Davide Valsecchi (ITA), Red Bull, $135.000.
Giancarlo Fisichella (ITA), Oikos, $170.000.
Giorgio Pantano (ITA), Barilla, $165.000.
Massimiliano Papis (ITA), Geico, $165.000.
Jarno Trulli (ITA), Audemars Piguet, $160.000.
Vitantonio Liuzzi (ITA), Oikos, $145.000.
Giancarlo Fisichella (ITA), Oikos, $170.000.
Giorgio Pantano (ITA), Barilla, $165.000.
Massimiliano Papis (ITA), Geico, $165.000.
Jarno Trulli (ITA), Audemars Piguet, $160.000.
Vitantonio Liuzzi (ITA), Oikos, $145.000.
Confirmação de Recebimento
Recebi de todos, menos Alanir, Jefferson, Lucas, Marcello e Raphael. Fechou.
TREINO CLASSIFICATÓRIO
Manhã de sol em Monza. O público lota as arquibancadas, sobretudo para torcer pela equipe local, Scuderia Rocha, que briga pelas primeiras posições no Mundial de Construtores. Foi noticiado ainda esta manhã a saída da japonesa Red Kosaka Racing Team, por motivos não revelados. O campeonato ainda não está definido, e logo, será um treino muito disputado.
Tudo pronto, a pista é liberada para um dos melhores treinos até então. Embora equilibrado, notou-se uma vantagem da Lovatto e Wilder durante o treino, variando entre as mesmas a pole provisória, que acabou com Markus Winkelhock, o mito alemão. Decepção em relação à Rocha, que não conseguiu colocar nenhum carro no top10, para a infelicidade dos torcedores presentes.
Ao final da seção, os tempos são estes:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:19.537
2º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:19.652
3º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:19.791
4º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:19.794
5º Lucas DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:19.823
6º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:19.972
7º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:20.061
8º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:20.083
9º Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.172
10º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:20.176
11º Sam HORNISH, JR. (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:20.219
12º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:20.236
13º Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:20.253
14º Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.296
15º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:20.306
16º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:20.345
17º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 1:20.453
18º Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:20.460
19º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:20.597
20º Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:20.637
21º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:20.827
22º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:21.676
23º Andre LOTTERER (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:21.994
QUEBRAS
Romain GROSJEAN, $5.000 (asa dianteira)
Tudo pronto, a pista é liberada para um dos melhores treinos até então. Embora equilibrado, notou-se uma vantagem da Lovatto e Wilder durante o treino, variando entre as mesmas a pole provisória, que acabou com Markus Winkelhock, o mito alemão. Decepção em relação à Rocha, que não conseguiu colocar nenhum carro no top10, para a infelicidade dos torcedores presentes.
Ao final da seção, os tempos são estes:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:19.537
2º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:19.652
3º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:19.791
4º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:19.794
5º Lucas DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:19.823
6º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:19.972
7º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:20.061
8º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:20.083
9º Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.172
10º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:20.176
11º Sam HORNISH, JR. (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 1:20.219
12º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:20.236
13º Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:20.253
14º Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.296
15º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:20.306
16º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:20.345
17º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 1:20.453
18º Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:20.460
19º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:20.597
20º Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:20.637
21º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:20.827
22º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:21.676
23º Andre LOTTERER (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:21.994
QUEBRAS
Romain GROSJEAN, $5.000 (asa dianteira)
CORRIDA
O tempo ensolarado de Monza recebe mais uma etapa da IRS. Etapa importante, que marca o fim do calendário europeu, irá ser muito disputada. A proximidade entre os três primeiros da tabela de pilotos fará com que a corrida seja muito disputada. Alheio à isso, Winkelhock larga na primeira posição, seguido por Hunter-Reay e Schumacher. A torcida, na arquibancada, espera tanto um bom desempenho da Rocha, única equipe italiana no grid, como da T7, equipe que carrega equipamentos da Ferrari, principal paixão italiana.
O som dos motores toma conta da longa reta de Monza, enquanto a direção de prova prepara a largada. Os semáforos começam a trabalhar e é dada a largada para mais uma corrida da IRS.
Largada: Winkelhock - Hunter-Reay - Schumacher - Räikkönen - Di Grassi - Castroneves - Franchitti - Tracy - Barrichello - Servià - Hornish Jr - Pérez - Vettel - Bourdais - Montoya - Briscoe - Kanaan - Moreno - Dominguéz - Grosjean - Pic - Dixon - Lotterer
Winkelhock mantém a ponta. Recuperação impressionante de Servià e Barrichello na largada, que tomam várias posições. A disputa pela primeira posição se mantém entre Winkelhock e Räikkönen até a Variante della Roggia, onde o alemão acaba escapando. A fila, muito compacta, vai seguindo rumo ao fim da primeira volta.
Hunter-Reay erra a tomada da Variante del Rettifilo e ao voltar acaba acertando Scott Dixon, que vinha na décima-sexta posição, danificando seus carros. Na frente, já temos troca de líder novamente, com Schumacher na ponta, enquanto Räikkönen teve problemas com o aquecimento dos pneus, escapando na Ascari.
Disputa pela décima-terceira posição: Sergio Pérez ataca Sebastian Vettel, que defende prontamente. A disputa se arrasta até a freada da Variante del Rettifilo, onde Pérez erra o ponto de freada, acertando o alemão, que acaba perdendo sua asa traseira. Mais equipes terão trabalho neste início de corrida.
Kanaan, com desempenho incomum vem agora em segundo, prigando com Franchitti, que esbanja velocidade em reta, conseguindo facilmente a marca dos 370 kph.
Disputa muito grande posições, inumeráveis trocas. Os carros, com ótimo equilibrio em reta, proporcionam emoção a cada segundo de prova.
Mais troca de liderança, com Servià agora na ponta. Enquanto isso, Grosjean, que solta muita fumaça, estaciona no meio da Rettifilo Centrale, com problemas de motor.
Disputa forte na frente: Barrichello ataca Hornish, conseguindo a ultrapassagem, enquanto Franchitti, que vinha bem, acaba espalhando na Parabolica, perdendo algumas posições.
Mais um piloto da Jackson fora, por problemas de motor: Ryan Briscoe explode seu motor pouco antes da Variante del Rettifilo, e dá adeus às chances as equipe na etapa.
Fim da volta 10 e Oriol Servià segue líder, com mínima vantagem em relação à Barrichello, que agora é segundo.
Fim da 10ª Volta: Servià - Barrichello - Hornish Jr - Schumacher - Kanaan - Winkelhock - Montoya - Di Grassi - Moreno - Lotterer - Bourdais - Dominguéz - Franchitti - Räikkönen - Tracy - Castroneves - Vettel - Pérez - Pic - Hunter-Reay - Dixon - Briscoe (fora) - Grosjean (fora)
Servià segue segurando Barrichello e mais outros dez pilotos, que estão muito próximos, com distância de 2.0s entre o líder e o décimo-segundo.
Mais trocas de posição: o grid mantém frequente mudança, com pilotos ganhando e perdendo posição a todo momento. Esta é a etapa mais equilibrada da IRS, até então.
Servià, pressionado, acaba espalhando na di Lesmo, perdendo algumas posições, enquanto Barrichello assume a ponta. Franchitti também tem problemas para se manter em pista: o chassi Penske mostra toda sua deficiência em curva, enquanto mostra-se muito rápido em reta.
Disputa entre Kanaan e Barrichello. Os brasileiros brigam pela primeira posição, e a Boutsen se mostra muito competitiva durante a etapa. Kanaan, muito mais leve que Barrichello, assume a ponta.
As logas retas de monza fazem mais uma vítima: Hornish Jr vinha forte, quando seu motor estourou logo após contornar a Parabolica, dando fim à sua ótima corrida.
Kanaan segue ainda líder, com Barrichello em segundo. O brasileiro da Boutsen, que deveria parar na volta 16, parece estar atrasando a parada.
Disputa pela sétima posição e liderança do mundial: Servià defende como pode os ataques de Räikkönen, que vê o espanhol colar em sua pontuação com a atual posição.
Franchitti segura os ataques de Montoya, enquanto Dixon, que estava muito bem, vem na última posição graças à parada que teve de fazer pela barbeiragem de Hunter-Reay.
Final da volta 20, e Kanaan é líder, seguido por Barrichello de muito perto.
Fim da 20ª Volta: Kanaan - Barrichello - Moreno - Dominguéz - Schumacher - Di Grassi - Servià - Räikkönen - Castroneves - Bourdais - Franchitti - Montoya - Hunter-Reay - Pérez - Vettel - Pic - Tracy - Winkelhock - Lotterer - Dixon - Hornish Jr (fora)
Kanaan segue líder, com Barrichello muito perto. A briga pela ponta segue, começando as paradas programadas.
Kanaan inicia os trabalhos, com sua parada atrasada em mais de 5 voltas. Segue agora Kimi Räikkönen, Servià e outros. Poucas equipes resolveram por paradas na metade final da corrida.
Barrichello agora é líder, com Franchitti em segundo. O brasileiro mantém agora uma vantagem confortável de 10s em relação ao segundo colocado.
Pérez tem problemas. O mexicano tenta frear na Di Lesmo e passa reto, indo acertar o muro. Fim de prova para o piloto, que ao que tudo indica teve problemas de freios.
Barrichello segue líder ainda, administrando sua vantagem, enquanto a briga por posições segue no meio do grid, com destaque para Vettel, que ataca com unhas e dentes o finlandês da Lovatto, buscando a décima-segunda posição. Disputa segue também entre Castroneves e Servià, que brigam pela sétima posição.
Com o grid muito alterado, por conta das paradas, Barrichello segue, com muita vantagem, em relação a Franchitti e Dominguéz. O brasileiro terá de fazer sua parada mais à frente, pois seus pneus não aguentarão muito tempo.
Fim da 30ª Volta: Barrichello - Franchitti - Dominguéz - Moreno - Kanaan - Schumacher - Servià - Castroneves - Di Grassi - Montoya - Bourdais - Räikkönen - Vettel - Hunter-Reay - Winkelhock - Pic - Lotterer - Tracy - Dixon - Pérez (fora)
Barrichello segue líder, agora com 15s em relação à Franchitti. O brasileiro tem muita vantagem para uma parada próxima. Dominguéz nos boxes. O mexicano faz boa parada, e sai em sétimo.
Franchitti também nos boxes. O escocês se enrola e acaba perdendo muito tempo nos boxes, voltando em décimo segundo, logo à frente de Dixon.
Di Grassi está fora: o brasileiro tenta frear na Variante del Rettifilo e acaba passando reto, abandonando na área de escape.
Barrichello vai para sua parada, com 30s em relação à Servià. O brasileiro sai com pouco mais de 5s de vantagem, ainda na frente, num excelente trabalho da T7.
O alemão Michael Schumacher tem problemas: o câmbio trava na quinta marcha, para desespero do piloto, que finaliza sua volta e retorna para os boxes, para abandonar. Moreno apresenta o mesmo problema e, na volta seguinte, também recolhe para os boxes.
Barrichello segue aumentando a vantagem. Briga agora é entre Servià e Montoya. Ambos precisam da segunda posição, para ir com vantagem ao próximo grande prêmio. O espanhol não cede e mantém a posição.
Lotterer já é avistado por Barrichello. O brasileiro, num ritmo ótimo, aplica a primeira volta no alemão da Moikanos.
Fim da volta 40, e Barrichello segue com pouco mais de 8s em relação à Servià, que vem defendendo sua posição bravamente.
Fim da 40ª Volta: Barrichello - Servià - Montoya - Castroneves - Kanaan - Räikkönen - Dominguéz - Bourdais - Vettel - Hunter-Reay - Tracy - Franchitti - Dixon - Pic - Winkelhock - Lotterer (1) - Moreno (fora) - Schumacher (fora) - Di Grassi (fora)
Barrichello segue líder. Parece que a corrida já é do brasileiro, que vem mantendo sua vantagem em relação à Servià, que vem complicado com Montoya em sua perseguição.
Castroneves nos boxes. O brasileiro faz sua parada e retorna duas posições atrás. Boa parada da Flashy, que trocou apenas pneus. Kanaan também faz sua parada. A Boutsen se enrola nos boxes e acaba devolvendo o brasileiro muito atrás, mais de 60s do líder, que já o avista, tão logo Kanaan sai dos boxes.
Räikkönen perde desempenho e acaba rodando na Variante del Rettifilo. O finlandês tem dificuldades para segurar o carro, que parece ter problemas de freios.
Hunter-Reay recebe uma dupla ultrapassagem na reta, dos dois carros da MBR. A equipe parece vir bem forte para esta parte final da corrida, com seus carros alcançando incríveis 378 kph em reta.
Mais pilotos tem voltas aplicadas pelo líder, desta vez Kanaan, Winkelhock e Räikkönen, que parece ter problemas sérios, segurando com muita garra seu carro em pista.
Final da volta 50, Barrichello segue líder, com mais de 10s em relação à Servià, que enfim se livrou do sufoco aplicado por Montoya.
Fim da 50ª Volta: Barrichello - Servià - Montoya - Dominguéz - Bourdais - Castroneves - Vettel - Franchitti - Hunter-Reay - Pic - Dixon - Kanaan (1) - Winkelhock (1) - Räikkönen (1) - Lotterer (1) - Tracy (fora)
Faltam três voltas para o fim e Barrichello segue na liderança. Servià e Montoya seguem perto, embora o colombiano tenha desistido de atacar. Vettel acha um último folego e ataca Castroneves, que defende bem sua posição.
No fundo, a briga é entre Pic e Dixon, que parece arrancar o esforço para somar um ponto nesta corrida.
Barrichello vem para receber a bandeira branca. ùltimos quilômetros para o brasileiro. A T7 já começa a se posicionar no muro que separa os boxes da pista. Enquanto isso, Vettel consegue um último esforço e ultrapassa Castroneves na tomada da Parabolica, para seguir para sua última volta. Na metade final do grid, Scott Dixon vem em décimo, somando, até o momento, 1 ponto para a Moikanos.
Metros finais: Barrichello vem contornando a Ascari e rasgando a Rettifilo Centrale para a tomada da Parabolica. A Hallan se posiciona no muro dos boxes enquanto o brasileiro Rubens Barrichello rasga a reta, e sob forte comemoração de sua equipe, recebe a bandeira quadriculada. Vem para vencer Rubens Barrichello! É Brasil aqui em Monza!
Em segundo, Oriol Servià completa, seguido por Juan Pablo Montoya.
Final da Corrida: Barrichello - Servià - Montoya - Dominguéz - Bourdais - Vettel - Castroneves - Franchitti - Hunter-Reay - Dixon - Pic (1) - Winkelhock (1) - Kanaan (1) - Räikkönen (1) - Lotterer (1)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:14:32.968
2º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +13.231
3º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +15.147
4º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +21.721
5º Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +25.625
6º Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +32.880
7º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +38.348
8º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +40.857
9º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +47.139
10º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +1:07.989
11º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +1 Volta
12º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +1 Volta
13º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +1 Volta
14º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +1 Volta
15º Andre LOTTERER (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +1 Volta
16º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 48 Voltas
- Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 35 Voltas
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 34 Voltas
- Lucas DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 33 Voltas
- Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 22 Voltas
- Sam HORNISH, JR. (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 16 Voltas
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 8 Voltas
- Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 6 Voltas
MELHOR VOLTA
Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.453
QUEBRAS
Paul TRACY, $50.000 ou Substituição do Motor (incêndio o motor)
Roberto MORENO, $4.000 (câmbio)
Michael SCHUMACHER, $4.000 (câmbio)
Lucas DI GRASSI, $2.000 (freios)
Sergio PÉREZ, $8.000 (Suspensão quebrada com roda solta)
Sam HORNISH, JR., $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Andre LOTTERER, $5.000 (asa dianteira)
Ryan BRISCOE, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Romain GROSJEAN, $50.000 ou Substituição do Motor (incêndio no motor)
Sebastian VETTEL, $5.000 (asa traseira)
Sergio PÉREZ, $5.000 (asa dianteira)
Scott DIXON, $5.000 (asa traseira)
Ryan HUNTER-REAY, $5.000 (asa dianteira)
O som dos motores toma conta da longa reta de Monza, enquanto a direção de prova prepara a largada. Os semáforos começam a trabalhar e é dada a largada para mais uma corrida da IRS.
Largada: Winkelhock - Hunter-Reay - Schumacher - Räikkönen - Di Grassi - Castroneves - Franchitti - Tracy - Barrichello - Servià - Hornish Jr - Pérez - Vettel - Bourdais - Montoya - Briscoe - Kanaan - Moreno - Dominguéz - Grosjean - Pic - Dixon - Lotterer
Winkelhock mantém a ponta. Recuperação impressionante de Servià e Barrichello na largada, que tomam várias posições. A disputa pela primeira posição se mantém entre Winkelhock e Räikkönen até a Variante della Roggia, onde o alemão acaba escapando. A fila, muito compacta, vai seguindo rumo ao fim da primeira volta.
Hunter-Reay erra a tomada da Variante del Rettifilo e ao voltar acaba acertando Scott Dixon, que vinha na décima-sexta posição, danificando seus carros. Na frente, já temos troca de líder novamente, com Schumacher na ponta, enquanto Räikkönen teve problemas com o aquecimento dos pneus, escapando na Ascari.
Disputa pela décima-terceira posição: Sergio Pérez ataca Sebastian Vettel, que defende prontamente. A disputa se arrasta até a freada da Variante del Rettifilo, onde Pérez erra o ponto de freada, acertando o alemão, que acaba perdendo sua asa traseira. Mais equipes terão trabalho neste início de corrida.
Kanaan, com desempenho incomum vem agora em segundo, prigando com Franchitti, que esbanja velocidade em reta, conseguindo facilmente a marca dos 370 kph.
Disputa muito grande posições, inumeráveis trocas. Os carros, com ótimo equilibrio em reta, proporcionam emoção a cada segundo de prova.
Mais troca de liderança, com Servià agora na ponta. Enquanto isso, Grosjean, que solta muita fumaça, estaciona no meio da Rettifilo Centrale, com problemas de motor.
Disputa forte na frente: Barrichello ataca Hornish, conseguindo a ultrapassagem, enquanto Franchitti, que vinha bem, acaba espalhando na Parabolica, perdendo algumas posições.
Mais um piloto da Jackson fora, por problemas de motor: Ryan Briscoe explode seu motor pouco antes da Variante del Rettifilo, e dá adeus às chances as equipe na etapa.
Fim da volta 10 e Oriol Servià segue líder, com mínima vantagem em relação à Barrichello, que agora é segundo.
Fim da 10ª Volta: Servià - Barrichello - Hornish Jr - Schumacher - Kanaan - Winkelhock - Montoya - Di Grassi - Moreno - Lotterer - Bourdais - Dominguéz - Franchitti - Räikkönen - Tracy - Castroneves - Vettel - Pérez - Pic - Hunter-Reay - Dixon - Briscoe (fora) - Grosjean (fora)
Servià segue segurando Barrichello e mais outros dez pilotos, que estão muito próximos, com distância de 2.0s entre o líder e o décimo-segundo.
Mais trocas de posição: o grid mantém frequente mudança, com pilotos ganhando e perdendo posição a todo momento. Esta é a etapa mais equilibrada da IRS, até então.
Servià, pressionado, acaba espalhando na di Lesmo, perdendo algumas posições, enquanto Barrichello assume a ponta. Franchitti também tem problemas para se manter em pista: o chassi Penske mostra toda sua deficiência em curva, enquanto mostra-se muito rápido em reta.
Disputa entre Kanaan e Barrichello. Os brasileiros brigam pela primeira posição, e a Boutsen se mostra muito competitiva durante a etapa. Kanaan, muito mais leve que Barrichello, assume a ponta.
As logas retas de monza fazem mais uma vítima: Hornish Jr vinha forte, quando seu motor estourou logo após contornar a Parabolica, dando fim à sua ótima corrida.
Kanaan segue ainda líder, com Barrichello em segundo. O brasileiro da Boutsen, que deveria parar na volta 16, parece estar atrasando a parada.
Disputa pela sétima posição e liderança do mundial: Servià defende como pode os ataques de Räikkönen, que vê o espanhol colar em sua pontuação com a atual posição.
Franchitti segura os ataques de Montoya, enquanto Dixon, que estava muito bem, vem na última posição graças à parada que teve de fazer pela barbeiragem de Hunter-Reay.
Final da volta 20, e Kanaan é líder, seguido por Barrichello de muito perto.
Fim da 20ª Volta: Kanaan - Barrichello - Moreno - Dominguéz - Schumacher - Di Grassi - Servià - Räikkönen - Castroneves - Bourdais - Franchitti - Montoya - Hunter-Reay - Pérez - Vettel - Pic - Tracy - Winkelhock - Lotterer - Dixon - Hornish Jr (fora)
Kanaan segue líder, com Barrichello muito perto. A briga pela ponta segue, começando as paradas programadas.
Kanaan inicia os trabalhos, com sua parada atrasada em mais de 5 voltas. Segue agora Kimi Räikkönen, Servià e outros. Poucas equipes resolveram por paradas na metade final da corrida.
Barrichello agora é líder, com Franchitti em segundo. O brasileiro mantém agora uma vantagem confortável de 10s em relação ao segundo colocado.
Pérez tem problemas. O mexicano tenta frear na Di Lesmo e passa reto, indo acertar o muro. Fim de prova para o piloto, que ao que tudo indica teve problemas de freios.
Barrichello segue líder ainda, administrando sua vantagem, enquanto a briga por posições segue no meio do grid, com destaque para Vettel, que ataca com unhas e dentes o finlandês da Lovatto, buscando a décima-segunda posição. Disputa segue também entre Castroneves e Servià, que brigam pela sétima posição.
Com o grid muito alterado, por conta das paradas, Barrichello segue, com muita vantagem, em relação a Franchitti e Dominguéz. O brasileiro terá de fazer sua parada mais à frente, pois seus pneus não aguentarão muito tempo.
Fim da 30ª Volta: Barrichello - Franchitti - Dominguéz - Moreno - Kanaan - Schumacher - Servià - Castroneves - Di Grassi - Montoya - Bourdais - Räikkönen - Vettel - Hunter-Reay - Winkelhock - Pic - Lotterer - Tracy - Dixon - Pérez (fora)
Barrichello segue líder, agora com 15s em relação à Franchitti. O brasileiro tem muita vantagem para uma parada próxima. Dominguéz nos boxes. O mexicano faz boa parada, e sai em sétimo.
Franchitti também nos boxes. O escocês se enrola e acaba perdendo muito tempo nos boxes, voltando em décimo segundo, logo à frente de Dixon.
Di Grassi está fora: o brasileiro tenta frear na Variante del Rettifilo e acaba passando reto, abandonando na área de escape.
Barrichello vai para sua parada, com 30s em relação à Servià. O brasileiro sai com pouco mais de 5s de vantagem, ainda na frente, num excelente trabalho da T7.
O alemão Michael Schumacher tem problemas: o câmbio trava na quinta marcha, para desespero do piloto, que finaliza sua volta e retorna para os boxes, para abandonar. Moreno apresenta o mesmo problema e, na volta seguinte, também recolhe para os boxes.
Barrichello segue aumentando a vantagem. Briga agora é entre Servià e Montoya. Ambos precisam da segunda posição, para ir com vantagem ao próximo grande prêmio. O espanhol não cede e mantém a posição.
Lotterer já é avistado por Barrichello. O brasileiro, num ritmo ótimo, aplica a primeira volta no alemão da Moikanos.
Fim da volta 40, e Barrichello segue com pouco mais de 8s em relação à Servià, que vem defendendo sua posição bravamente.
Fim da 40ª Volta: Barrichello - Servià - Montoya - Castroneves - Kanaan - Räikkönen - Dominguéz - Bourdais - Vettel - Hunter-Reay - Tracy - Franchitti - Dixon - Pic - Winkelhock - Lotterer (1) - Moreno (fora) - Schumacher (fora) - Di Grassi (fora)
Barrichello segue líder. Parece que a corrida já é do brasileiro, que vem mantendo sua vantagem em relação à Servià, que vem complicado com Montoya em sua perseguição.
Castroneves nos boxes. O brasileiro faz sua parada e retorna duas posições atrás. Boa parada da Flashy, que trocou apenas pneus. Kanaan também faz sua parada. A Boutsen se enrola nos boxes e acaba devolvendo o brasileiro muito atrás, mais de 60s do líder, que já o avista, tão logo Kanaan sai dos boxes.
Räikkönen perde desempenho e acaba rodando na Variante del Rettifilo. O finlandês tem dificuldades para segurar o carro, que parece ter problemas de freios.
Hunter-Reay recebe uma dupla ultrapassagem na reta, dos dois carros da MBR. A equipe parece vir bem forte para esta parte final da corrida, com seus carros alcançando incríveis 378 kph em reta.
Mais pilotos tem voltas aplicadas pelo líder, desta vez Kanaan, Winkelhock e Räikkönen, que parece ter problemas sérios, segurando com muita garra seu carro em pista.
Final da volta 50, Barrichello segue líder, com mais de 10s em relação à Servià, que enfim se livrou do sufoco aplicado por Montoya.
Fim da 50ª Volta: Barrichello - Servià - Montoya - Dominguéz - Bourdais - Castroneves - Vettel - Franchitti - Hunter-Reay - Pic - Dixon - Kanaan (1) - Winkelhock (1) - Räikkönen (1) - Lotterer (1) - Tracy (fora)
Faltam três voltas para o fim e Barrichello segue na liderança. Servià e Montoya seguem perto, embora o colombiano tenha desistido de atacar. Vettel acha um último folego e ataca Castroneves, que defende bem sua posição.
No fundo, a briga é entre Pic e Dixon, que parece arrancar o esforço para somar um ponto nesta corrida.
Barrichello vem para receber a bandeira branca. ùltimos quilômetros para o brasileiro. A T7 já começa a se posicionar no muro que separa os boxes da pista. Enquanto isso, Vettel consegue um último esforço e ultrapassa Castroneves na tomada da Parabolica, para seguir para sua última volta. Na metade final do grid, Scott Dixon vem em décimo, somando, até o momento, 1 ponto para a Moikanos.
Metros finais: Barrichello vem contornando a Ascari e rasgando a Rettifilo Centrale para a tomada da Parabolica. A Hallan se posiciona no muro dos boxes enquanto o brasileiro Rubens Barrichello rasga a reta, e sob forte comemoração de sua equipe, recebe a bandeira quadriculada. Vem para vencer Rubens Barrichello! É Brasil aqui em Monza!
Em segundo, Oriol Servià completa, seguido por Juan Pablo Montoya.
Final da Corrida: Barrichello - Servià - Montoya - Dominguéz - Bourdais - Vettel - Castroneves - Franchitti - Hunter-Reay - Dixon - Pic (1) - Winkelhock (1) - Kanaan (1) - Räikkönen (1) - Lotterer (1)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:14:32.968
2º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +13.231
3º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +15.147
4º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +21.721
5º Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +25.625
6º Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +32.880
7º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +38.348
8º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +40.857
9º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +47.139
10º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +1:07.989
11º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +1 Volta
12º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +1 Volta
13º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +1 Volta
14º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +1 Volta
15º Andre LOTTERER (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +1 Volta
16º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 48 Voltas
- Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 35 Voltas
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 34 Voltas
- Lucas DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 33 Voltas
- Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 22 Voltas
- Sam HORNISH, JR. (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 16 Voltas
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 8 Voltas
- Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 6 Voltas
MELHOR VOLTA
Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.453
QUEBRAS
Paul TRACY, $50.000 ou Substituição do Motor (incêndio o motor)
Roberto MORENO, $4.000 (câmbio)
Michael SCHUMACHER, $4.000 (câmbio)
Lucas DI GRASSI, $2.000 (freios)
Sergio PÉREZ, $8.000 (Suspensão quebrada com roda solta)
Sam HORNISH, JR., $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Andre LOTTERER, $5.000 (asa dianteira)
Ryan BRISCOE, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Romain GROSJEAN, $50.000 ou Substituição do Motor (incêndio no motor)
Sebastian VETTEL, $5.000 (asa traseira)
Sergio PÉREZ, $5.000 (asa dianteira)
Scott DIXON, $5.000 (asa traseira)
Ryan HUNTER-REAY, $5.000 (asa dianteira)
Interações dos Chefes de Equipe
Hallan
Boa!
Rocha
Ide, Di Grassi, Pérez, todos abalroando meus carros, PQP! kkkk
Mas tá ótimo, valeu Vettel, grande sexto lugar na nossa casa. E parabéns ao Pic, fez o que deu pra fazer.
Moikanos
aleluia...
Boa!
Rocha
Ide, Di Grassi, Pérez, todos abalroando meus carros, PQP! kkkk
Mas tá ótimo, valeu Vettel, grande sexto lugar na nossa casa. E parabéns ao Pic, fez o que deu pra fazer.
Moikanos
aleluia...
Tópicos semelhantes
» I - Etapa 9 - Gran Premio de España Santander
» I - Sala de Imprensa
» I - Etapa 13 - Santander British Grand Prix
» I - Etapa 14 - Großer Preis Santander von Deutschland
» I - Etapa 20 - Grande Prêmio Petrobras do Brasil
» I - Sala de Imprensa
» I - Etapa 13 - Santander British Grand Prix
» I - Etapa 14 - Großer Preis Santander von Deutschland
» I - Etapa 20 - Grande Prêmio Petrobras do Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos