II - Etapa 1 - Brasil Itaipava São Paulo 300
Página 1 de 1
II - Etapa 1 - Brasil Itaipava São Paulo 300
Data fictícia: meio do mês 03
Circuito: Circuito do Anhembi
Extensão: 72 voltas x 3,061 km - 220,392 km
Clima: Treinos em 30º a 34º, tempo seco. Corrida em 29º a 33º, tempo nublado (possibilidade de chuva fraca, em 65%).
Descrição: Situado na cidade de São Paulo, este circuito de rua está instalado no Sambódromo do Anhembi, utilizando ainda a pista de serviço da Marginal do Rio Tietê e outras ruas de acesso local. O circuito consiste em duas retas longas, com um misto de curvas de baixa e um hairpin. O asfalto é de média-baixa qualidade, o que será um problema para o gasto de pneus.
Prazo para envio de formulários de treino: 19/09/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Prazo para envio de formulários de corrida: 22/09/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Os formulários poderão ser enviados por este tópico, por depoimento para este perfil ou por email para danfeliciano@hotmail.com.
Pay-Drivers
Ana Beatriz Figueiredo (BRA), Ipiranga, $150.000
Bruno Junqueira (BRA), Banco Rural, $160.000
Bruno Senna (BRA), Embratel, $165.000
Felipe Nasr (BRA), OGX, $130.000
Lucas Di Grassi (BRA), Sorocred, $165.000
Luiz Razia (BRA), Coralis, $145.000
Bruno Junqueira (BRA), Banco Rural, $160.000
Bruno Senna (BRA), Embratel, $165.000
Felipe Nasr (BRA), OGX, $130.000
Lucas Di Grassi (BRA), Sorocred, $165.000
Luiz Razia (BRA), Coralis, $145.000
TREINO CLASSIFICATÓRIO
Tarde de muito sol em São Paulo. O público se espreme nas arquibancadas do circuito do Anhembi para assistir ao primeiro treino classificatório da temporada. Uma nova temporada se inicia, esta que deverá ser muito disputada. Teremos trinta e nove carros brigando pela pole neste circuito de retas longas e curvas fechadas - a SallesF1 não desembarcou na cidade, provavelmente por problemas logísticos. Tudo pronto, a direção de prova, sob o comando do brasileiro Gil de Ferran, libera a pista, e teremos início ao fluxo de carros brigando pela primeira posição!
O treino começa bem, dominado pelas Lovatto. Kimi Räikkönen registra 1:18.975, mantendo a ponta, seguido pelos seus companheiros, os brasileiros Lucas Di Grassi e Felipe Massa. Treino muito disputado, vemos gaps minúsculas, além de alguns pequenos incidentes.
No primeiro deles, Vitor Meira erra a freada na Tietê, perdendo sua asa dianteira. O mesmo ocorre com Kazuki Nakajima, que acerta o muro na Curva da Vitória, e deixa seu carro ali mesmo. Mas o incidente mais forte e impressionante foi mesmo o envolvendo Dario Franchitti e Hideki Mutoh. O escocês, ao chegar no fim da Reta do Sambódromo, simplesmente foi acertado pelo japonês da Black, sendo arremessado de encontro à proteção de pneus.
Na parte final do treino classificatório, uma recuperação repentina deu a pole para Juan Pablo Montoya, que com um tempo de 1:18.920, inicia a temporada somando seu primeiro ponto.
Ao final da seção, segue os resultados:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:18.920
2º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:18.975
3º Lucas DI GRASSI (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:18.999
4º Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:19.004
5º Bruno SENNA (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) 1:19.410
6º Will POWER (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) 1:19.426
7º Nico ROSBERG (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) 1:19.432
8º Bruno JUNQUEIRA (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:19.732
9º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:19.778
10º Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:19.780
11º Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:19.784
12º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:19.785
13º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:19.794
14º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:19.804
15º Justin WILSON (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) 1:19.861
16º Sébastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:19.978
17º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:20.006
18º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:20.008
19º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:20.024
20º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:20.024
21º Pastor MALDONADO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.150
22º Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.232
23º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:20.307
24º Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:20.402
25º Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:20.407
26º Danica PATRICK (Vector/RBR/Renault/Pirelli) 1:20.476
27º Michael SCHUMACHER (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) 1:20.573
28º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:20.575
29º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) 1:20.626
30º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:20.742
31º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:20.801
32º Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:20.814
33º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:20.953
34º Markus WINKELHOCK (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) 1:21.059
35º Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:21.286
36º Kamui KOBAYASHI (Vector/RBR/Renault/Pirelli) 1:21.763
37º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:22.527
38º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) Sem Tempo
39º Hideki MUTOH (Black/Dallara/Honda/Firestone) Sem Tempo
QUEBRAS
Dario FRANCHITTI, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asas dianteira e traseira).
Hideki MUTOH, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa dianteira).
Kazuki NAKAJIMA, $5.000 (asa dianteira).
Vitor MEIRA, $5.000 (asa dianteira).
O treino começa bem, dominado pelas Lovatto. Kimi Räikkönen registra 1:18.975, mantendo a ponta, seguido pelos seus companheiros, os brasileiros Lucas Di Grassi e Felipe Massa. Treino muito disputado, vemos gaps minúsculas, além de alguns pequenos incidentes.
No primeiro deles, Vitor Meira erra a freada na Tietê, perdendo sua asa dianteira. O mesmo ocorre com Kazuki Nakajima, que acerta o muro na Curva da Vitória, e deixa seu carro ali mesmo. Mas o incidente mais forte e impressionante foi mesmo o envolvendo Dario Franchitti e Hideki Mutoh. O escocês, ao chegar no fim da Reta do Sambódromo, simplesmente foi acertado pelo japonês da Black, sendo arremessado de encontro à proteção de pneus.
Na parte final do treino classificatório, uma recuperação repentina deu a pole para Juan Pablo Montoya, que com um tempo de 1:18.920, inicia a temporada somando seu primeiro ponto.
Ao final da seção, segue os resultados:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:18.920
2º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:18.975
3º Lucas DI GRASSI (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:18.999
4º Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:19.004
5º Bruno SENNA (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) 1:19.410
6º Will POWER (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) 1:19.426
7º Nico ROSBERG (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) 1:19.432
8º Bruno JUNQUEIRA (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:19.732
9º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:19.778
10º Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:19.780
11º Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:19.784
12º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:19.785
13º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:19.794
14º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:19.804
15º Justin WILSON (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) 1:19.861
16º Sébastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:19.978
17º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:20.006
18º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:20.008
19º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:20.024
20º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:20.024
21º Pastor MALDONADO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.150
22º Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:20.232
23º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:20.307
24º Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:20.402
25º Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:20.407
26º Danica PATRICK (Vector/RBR/Renault/Pirelli) 1:20.476
27º Michael SCHUMACHER (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) 1:20.573
28º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:20.575
29º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) 1:20.626
30º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:20.742
31º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:20.801
32º Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:20.814
33º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:20.953
34º Markus WINKELHOCK (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) 1:21.059
35º Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:21.286
36º Kamui KOBAYASHI (Vector/RBR/Renault/Pirelli) 1:21.763
37º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:22.527
38º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) Sem Tempo
39º Hideki MUTOH (Black/Dallara/Honda/Firestone) Sem Tempo
QUEBRAS
Dario FRANCHITTI, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asas dianteira e traseira).
Hideki MUTOH, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa dianteira).
Kazuki NAKAJIMA, $5.000 (asa dianteira).
Vitor MEIRA, $5.000 (asa dianteira).
CORRIDA
Domingo nublado na cidade de São Paulo. A chuva apareceu logo cedo, indo embora no final da manhã. A pista segue com poucas poças de água, situadas apenas nas áreas de escape. O público parece não ter medo de um novo temporal, e lota as arquibancadas.
As equipes trabalham nos últimos ajustes, enquanto a direção de prova fiscaliza a pista. Fora liberado agora pouco o uso de pneus slicks para a corrida. A chuva se afastou um pouco da região, mas ainda há possibilidade de voltar no terço final da corrida.
Os trinta e nove carros já são autorizados a ir para a pista, se alinhando no grid de largada. Em momentos teremos a largada.
Volta 1: Montoya segura a ponta, com vantagem. Massa é segundo. Disputas seguem pelo grid, com destaque para Franchitti, que ganha três posições.
Volta 3: Power faz bela ultrapassagem em Senna. Servià vem bem e já é oitavo. Patrick perde quatro posições, após errar na 14-bis.
Volta 6: Montoya lidera com 6.5 de vantagem pra Räikkönen, que acabou de ultrapassar Massa. Piquet escapa no S do Samba e corta caminho pela área de escape, perdendo duas posições.
Volta 8: Rosberg ultrapassa Senna, em bela manobra, que arrancou aplausos do público. Servià vem rápido e já cola nos dois pilotos da Highwind. No meio do grid, Dixon faz ultrapassagem dupla em Maldonado e Pérez.
Volta 11: Di Grassi escapa, voltando na décima-terceira posição. Servià, que já ultrapassou Senna, cola em Rosberg. Montoya lidera com 8.4, sendo o mais rápido da pista até o momento.
Volta 14: Servià ultrapassa Rosberg e vem bem perto de Power. Montoya perde rendimento e diferença cai para 6.9. Sato ultrapassa Schumacher.
Volta 16: Charles Pic erra na tomada da S do Samba e vai direto no muro dos pneus, abandonando ali mesmo. Tudo bem com o piloto.
Volta 17: Servià faz grande manobra na Anhembi e toma a quarta posição. A vantagem de Montoya cai para 3.6. Räikkönen e Massa fecham volta lado a lado na Reta do Sambódromo.
Volta 18: Kanaan nos boxes, a Boutsen faz excelente trabalho e o brasileiro perde apenas quatro posições, voltando em décimo-sexto.
Volta 19: Hamilton nos boxes, em um trabalho impecável da Boutsen, voltando em vigésimo.
Volta 21: Servià cola em Massa, terceiro. Räikkönen vem muito perto de Montoya, a pouco mais de 1.0. Maldonado nos boxes.
Volta 24: Sato nos boxes. Montoya melhora o ritmo. Massa é segundo novamente e vem bem rápido, registrando o melhor tempo até então.
Volta 26: Hunter-Reay aciona o trabalho da MBR nos boxes. O norte-americano faz rápida parada, perdendo poucas posições.
Volta 27: Di Grassi nos boxes. O brasileiro demora para voltar para pista, possivelmente algum dano está sendo consertado. Montoya segue liderando, com Massa muito perto.
Volta 28: Vez de Senna nos boxes. O brasileiro faz demorada parada, o que indica consertos relativos à um toque no muro, na volta 22. Massa registra seu melhor tempo até então.
Volta 29: Agora é a vez de Rosberg. O alemão vai para os boxes, perdendo seis posições. Mesmo assim, é um dos trabalhos mais rápidos até então. No fim da volta, fim de prova para Felipe Massa. O motor do brasileiro estoura na Bandeirantes, sendo ainda tocado por Servià, que assume a segunda posição.
Volta 31: Junqueira vai no muro, danificando sua asa traseira, causando amarela local, na altura do S do Samba. Franchitti nos boxes, com excelente trabalho da MBR, perdendo apenas uma posição, dada a vantagem que tinha para o vigésimo colocado. Montoya lidera, mas Servià vem bem perto.
Volta 32: Wilson está fora! O motor Honda da Watson não aguenta e estoura no meio da Bandeirantes, causando amarela local. Os carros passam devagar. Ao fim da volta, Montoya espalha demais na Vitória e Servià assume a ponta. Rosberg vem em sexto no momento.
Volta 34: Räikkönen nos boxes. O finlandês faz boa parada, voltando em sétimo.
Volta 35: Power nos boxes. O australiano faz rápida parada, mostrando a agilidade dos mecânicos. Outros também fazem suas paradas. Patrick, que demora mais do que o normal, possivelmente por um toque anterior no muro. Hamilton faz sua segunda parada, em mais uma rápida exibição da Boutsen. Outro que frequenta o pitlane é Pantano, que faz uma parada regular. Servià vem em primeiro, e no fim da volta divide a Reta do Sambódromo com Montoya, em uma imagem bonita de se ver.
Volta 36: Várias paradas programadas acontecem. Montoya entra nos boxes, saindo em segundo, sem perder posição. Kanaan faz sua segunda parada, e perde duas posições. Kobayashi, Pérez e Tracy são outros pilotos que fazem suas paradas. Servià lidera com mais de vinte segundos de vantagem para Montoya, que vem com Rosberg bem perto, pouco mais de 0.5.
Volta 37: Pitlane muito frequentado. Temos agora Briscoe, Glock e Mutoh nos boxes, fazendo rápidas paradas.
Volta 38: Nakajima nos boxes. Servià segue liderando, mas a diferença caiu para 18.1, em relação à Montoya, que registra o melhor tempo até então.
Volta 39: A Jackson se prepara para receber Barrichello, que faz rápida parada. Vettel é outro que vai para os boxes, para uma parada não-programada. A diferença de Servià para Montoya cai para 17.9.
Volta 40: É a vez de Webber. A Krantz demora muito nos boxes. Briscoe ultrapassa lindamente Power, e assume a sexta posição.
Volta 41: Conway nos boxes. O inglês faz rápida parada e não perde posição. Piquet antecipa sua parada, por má condições dos compostos. O brasileiro demora muito para chegar nos boxes, perdendo várias posições. Servià tem agora 17.6 em relação à Rosberg, que acaba de ultrapassar Montoya, após um erro na 14-bis.
Volta 42: Servià nos boxes. A vantagem não é suficiente e ele perde duas posições. Montoya vem colado em Rosberg e vai dar o troco.
Volta 43: Rosberg não consegue segurar a potência dos motores Mercedes-Benz e Montoya assume a liderança. Servià segue em terceiro, com pouco mais de 5.0 atrás de Rosberg. No meio do grid, manobra de gênio de Franchitti, e já vem em décimo-quinto.
Volta 44: Dixon nos boxes. O neozelandês demora para sair, parece que tem problemas. Montoya segura a ponta, bravamente. Servià vem chegando em Rosberg. Briscoe vem em quinto, logo após ultrapassar Vettel, que ainda não parou.
Volta 46: Hunter-Reay nos boxes, perdendo quatro posições. Maldonado tem problemas. O câmbio trava na segunda marcha logo após o S do Samba e ele abandona nos boxes. Montoya segue liderando.
Volta 48: Sato e Vettel nos boxes. Enquanto o japonês demora, por conta de danos, a Rocha coloca rapidamente o alemão em pista, na sétima posição.
Volta 50: Pantano vai para sua segunda parada. Montoya ainda lidera, enquanto Servià ultrapassa Rosberg. Briscoe vem em quarto, com boa folga.
Volta 53: Dixon bate forte, preocupando todos. O neozelandês demora para sair do carro, mas acena que está tudo bem. Bandeira amarela local na Vitória.
Volta 54: Kanaan vai para sua terceira parada! A Boutsen arrisca nas estratégias. Hamilton registra o melhor tempo até então. Servià cola em Montoya.
Volta 55: Hamilton nos boxes. O inglês faz ótima parada e perde uma posição, saindo entre Barrichello e Bourdais. Servià toma a ponta ao fim da volta.
Volta 56: Winkelhock estaciona no escape da S do Samba e abandona. O câmbio foi a causa.
Volta 57: Di Grassi registra a volta mais rápida da corrida e vai para os boxes. Servià segue liderando, segurando de todas as formas seu companheiro de equipe. Rosberg vem abrindo vantagem para Briscoe, que agora é de 25.1.
Volta 58: E olha o estouro...Senna acerta forte a Tietê, trancando a entrada da Bandeirantes, ficando ali mesmo. Mais outra amarela é acionada, e os carros passam bem lento. Glock fica logo após contornar o S do Samba e é puxado para a área de escape. Um cálculo errado do combustível é o problema, abandonando por pane seca.
Volta 59: Hunter-Reay nos boxes. O piloto tem de fazer reparos após errar no S do Samba indo de traseira no muro. Schumacher nos boxes. O alemão faz rápida parada.
Volta 61: Servià perde a liderança. Rosberg abre agora 26.9 de vantagem. E já temos as posições se definindo, após as paradas. Pérez é fechado por Kimball e acerta o muro, tendo de fazer nova parada para reparos, voltando em vigésimo.
Volta 62: Briscoe escapa no S do Samba e sai cortando caminho, perdendo muito tempo.
Volta 63: Rosberg nos boxes. O alemão faz o essencial para seu carro e sai a pouco mais de 2.0 de Vettel, que passou Briscoe.
Volta 65: Räikkönen erra na tomada do S do Samba e dá um salto ao passar na zebra. O finlandês vai de traseira no muro, danificando seu carro. A Lovatto prepara-se para receber o piloto. Montoya segue liderando, e está muito mais rápido que Servià, já abrindo 8.4 de vantagem.
Volta 67: Franchitti ultrapassa Dominguéz e toma a décima-terceira posição. Grande corrida do escocês. Montoya segue abrindo vantagem e só algo grave lhe tira a liderança.
Volta 68: Tracy, que vinha bem, em décimo-quinto, vê sua corrida ir embora, juntamente com seu câmbio, travado na sexta marcha, na Bandeirantes. Melhor para Junqueira, que assume a posição.
Volta 69: E temos mais abandonos. Meira pisa no freio e ele não responde, cortando toda a área de escape do S do Samba, ficando ali mesmo. Já Patrick, vinha rápido na Bandeirantes, tentando se aproximar de Hunter-Reay, quando o motor solta muita fumaça, parando no escape da Vitória.
Volta 70: Montoya lidera. Servià vem apenas administrando, já está 12.9 atrás do líder. Rosberg segura Vettel, que tenta ultrapassar na Pavilion, sem sucesso. Mais brigas acontecem e dessa vez é entre três pilotos. Power segura Briscoe, que sofre a pressão de Kanaan. O australiano da Jackson tenta a ultrapassagem na Bandeirantes, tomando o vácuo do piloto da Watson e vem para a freada da Vitória, forçando Power a espalhar. Grande manobra do piloto da Jackson.
Volta 71: Montoya pega fluxo de retardatários, nessa penúltima volta. Barrichello segura Hamilton. Sato briga pela décima posição com Bourdais, porém o francês tem mais facilidade com o carro. Castroneves é ultrapassado por Kobayashi.
Volta 72: Montoya rasga a Reta do Sambódromo. Últimos 3.061 metros para o colombiano, que vem contornando agressivamente as curvas. Rosberg dá um chega-pra-lá em Vettel e consegue folga de 1.4. No fundo do grid, Räikkönen ganha a vigésima-primeira posição, em cima de Mutoh. Montoya vem para a Bandeirantes, e corta a reta sob os aplausos dos torcedores. Últimos metros, Montoya contorna a vitória e vem para vencer a Brasil Itaipava São Paulo 300! Muita festa dos mecânicos da Hallan, que ocupam o muro dos boxes. Servià cruza em segundo, seguido logo atrás por Rosberg, que completa o pódium. Mas não sem antes mais problemas: Pantano tem problemas ao sair da Tietê e faz o resto do traçado em segunda marcha, com seu câmbio danificado.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:36:04.837
2º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +15.444
3º Nico ROSBERG (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) +22.382
4º Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) +23.908
5º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +33.348
6º Will POWER (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) +34.615
7º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +34.919
8º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +51.361
9º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +51.617
10º Sébastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +52.107
11º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) +52.548
12º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +52.717
13º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +53.096
14º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +56.592
15º Bruno JUNQUEIRA (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +1:02.430
16º Lucas DI GRASSI (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1:12.346
17º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1:30.036
18º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) +1:44.103
19º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) +1 Volta
20º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) +1 Volta
21º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1 Volta
22º Hideki MUTOH (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
23º Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +1 Volta
24º Michael SCHUMACHER (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) +1 Volta
25º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
26º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +1 Volta
27º Kamui KOBAYASHI (Vector/RBR/Renault/Pirelli) +1 Volta
28º Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) +1 Volta
29º Danica PATRICK (Vector/RBR/Renault/Pirelli) 68 Voltas
30º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 68 Voltas
31º Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 67 Voltas
- Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 57 Voltas
- Bruno SENNA (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) 57 Voltas
- Markus WINKELHOCK (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) 55 Voltas
- Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 52 Voltas
- Pastor MALDONADO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 45 Voltas
- Justin WILSON (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) 31 Voltas
- Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 28 Voltas
- Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 15 Voltas
MELHOR VOLTA
Lucas DI GRASSI (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone), 1:19.424.
QUEBRAS
Giorgio PANTANO, $4.000 (câmbio).
Danica PATRICK, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Vitor MEIRA, $2.000 (freios).
Kimi RÄIKKÖNEN, $5.000 (asa traseira).
Paul TRACY, $4.000 (câmbio).
Sergio PÉREZ, $5.000 (asa dianteira).
Ryan HUNTER-REAY, $5.000 (asa traseira).
Timo GLOCK, $2.000 (pane seca).
Bruno SENNA, $25.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão amassada / asa dianteira).
Markus WINKELHOCK, $4.000 (câmbio).
Scott DIXON, $100.000 ou Substituição do Chassi e do Motor (acidente sem capotagem: suspensão amassada / asa dianteira e traseira / danos no motor).
Pastor MALDONADO, $4.000 (câmbio).
Justin WILSON, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Bruno JUNQUEIRA, $5.000 (asa traseira).
Felipe MASSA, $5.000 (asa traseira).
Felipe MASSA, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Charles PIC, $25.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão amassada).
As equipes trabalham nos últimos ajustes, enquanto a direção de prova fiscaliza a pista. Fora liberado agora pouco o uso de pneus slicks para a corrida. A chuva se afastou um pouco da região, mas ainda há possibilidade de voltar no terço final da corrida.
Os trinta e nove carros já são autorizados a ir para a pista, se alinhando no grid de largada. Em momentos teremos a largada.
Volta 1: Montoya segura a ponta, com vantagem. Massa é segundo. Disputas seguem pelo grid, com destaque para Franchitti, que ganha três posições.
Volta 3: Power faz bela ultrapassagem em Senna. Servià vem bem e já é oitavo. Patrick perde quatro posições, após errar na 14-bis.
Volta 6: Montoya lidera com 6.5 de vantagem pra Räikkönen, que acabou de ultrapassar Massa. Piquet escapa no S do Samba e corta caminho pela área de escape, perdendo duas posições.
Volta 8: Rosberg ultrapassa Senna, em bela manobra, que arrancou aplausos do público. Servià vem rápido e já cola nos dois pilotos da Highwind. No meio do grid, Dixon faz ultrapassagem dupla em Maldonado e Pérez.
Volta 11: Di Grassi escapa, voltando na décima-terceira posição. Servià, que já ultrapassou Senna, cola em Rosberg. Montoya lidera com 8.4, sendo o mais rápido da pista até o momento.
Volta 14: Servià ultrapassa Rosberg e vem bem perto de Power. Montoya perde rendimento e diferença cai para 6.9. Sato ultrapassa Schumacher.
Volta 16: Charles Pic erra na tomada da S do Samba e vai direto no muro dos pneus, abandonando ali mesmo. Tudo bem com o piloto.
Volta 17: Servià faz grande manobra na Anhembi e toma a quarta posição. A vantagem de Montoya cai para 3.6. Räikkönen e Massa fecham volta lado a lado na Reta do Sambódromo.
Volta 18: Kanaan nos boxes, a Boutsen faz excelente trabalho e o brasileiro perde apenas quatro posições, voltando em décimo-sexto.
Volta 19: Hamilton nos boxes, em um trabalho impecável da Boutsen, voltando em vigésimo.
Volta 21: Servià cola em Massa, terceiro. Räikkönen vem muito perto de Montoya, a pouco mais de 1.0. Maldonado nos boxes.
Volta 24: Sato nos boxes. Montoya melhora o ritmo. Massa é segundo novamente e vem bem rápido, registrando o melhor tempo até então.
Volta 26: Hunter-Reay aciona o trabalho da MBR nos boxes. O norte-americano faz rápida parada, perdendo poucas posições.
Volta 27: Di Grassi nos boxes. O brasileiro demora para voltar para pista, possivelmente algum dano está sendo consertado. Montoya segue liderando, com Massa muito perto.
Volta 28: Vez de Senna nos boxes. O brasileiro faz demorada parada, o que indica consertos relativos à um toque no muro, na volta 22. Massa registra seu melhor tempo até então.
Volta 29: Agora é a vez de Rosberg. O alemão vai para os boxes, perdendo seis posições. Mesmo assim, é um dos trabalhos mais rápidos até então. No fim da volta, fim de prova para Felipe Massa. O motor do brasileiro estoura na Bandeirantes, sendo ainda tocado por Servià, que assume a segunda posição.
Volta 31: Junqueira vai no muro, danificando sua asa traseira, causando amarela local, na altura do S do Samba. Franchitti nos boxes, com excelente trabalho da MBR, perdendo apenas uma posição, dada a vantagem que tinha para o vigésimo colocado. Montoya lidera, mas Servià vem bem perto.
Volta 32: Wilson está fora! O motor Honda da Watson não aguenta e estoura no meio da Bandeirantes, causando amarela local. Os carros passam devagar. Ao fim da volta, Montoya espalha demais na Vitória e Servià assume a ponta. Rosberg vem em sexto no momento.
Volta 34: Räikkönen nos boxes. O finlandês faz boa parada, voltando em sétimo.
Volta 35: Power nos boxes. O australiano faz rápida parada, mostrando a agilidade dos mecânicos. Outros também fazem suas paradas. Patrick, que demora mais do que o normal, possivelmente por um toque anterior no muro. Hamilton faz sua segunda parada, em mais uma rápida exibição da Boutsen. Outro que frequenta o pitlane é Pantano, que faz uma parada regular. Servià vem em primeiro, e no fim da volta divide a Reta do Sambódromo com Montoya, em uma imagem bonita de se ver.
Volta 36: Várias paradas programadas acontecem. Montoya entra nos boxes, saindo em segundo, sem perder posição. Kanaan faz sua segunda parada, e perde duas posições. Kobayashi, Pérez e Tracy são outros pilotos que fazem suas paradas. Servià lidera com mais de vinte segundos de vantagem para Montoya, que vem com Rosberg bem perto, pouco mais de 0.5.
Volta 37: Pitlane muito frequentado. Temos agora Briscoe, Glock e Mutoh nos boxes, fazendo rápidas paradas.
Volta 38: Nakajima nos boxes. Servià segue liderando, mas a diferença caiu para 18.1, em relação à Montoya, que registra o melhor tempo até então.
Volta 39: A Jackson se prepara para receber Barrichello, que faz rápida parada. Vettel é outro que vai para os boxes, para uma parada não-programada. A diferença de Servià para Montoya cai para 17.9.
Volta 40: É a vez de Webber. A Krantz demora muito nos boxes. Briscoe ultrapassa lindamente Power, e assume a sexta posição.
Volta 41: Conway nos boxes. O inglês faz rápida parada e não perde posição. Piquet antecipa sua parada, por má condições dos compostos. O brasileiro demora muito para chegar nos boxes, perdendo várias posições. Servià tem agora 17.6 em relação à Rosberg, que acaba de ultrapassar Montoya, após um erro na 14-bis.
Volta 42: Servià nos boxes. A vantagem não é suficiente e ele perde duas posições. Montoya vem colado em Rosberg e vai dar o troco.
Volta 43: Rosberg não consegue segurar a potência dos motores Mercedes-Benz e Montoya assume a liderança. Servià segue em terceiro, com pouco mais de 5.0 atrás de Rosberg. No meio do grid, manobra de gênio de Franchitti, e já vem em décimo-quinto.
Volta 44: Dixon nos boxes. O neozelandês demora para sair, parece que tem problemas. Montoya segura a ponta, bravamente. Servià vem chegando em Rosberg. Briscoe vem em quinto, logo após ultrapassar Vettel, que ainda não parou.
Volta 46: Hunter-Reay nos boxes, perdendo quatro posições. Maldonado tem problemas. O câmbio trava na segunda marcha logo após o S do Samba e ele abandona nos boxes. Montoya segue liderando.
Volta 48: Sato e Vettel nos boxes. Enquanto o japonês demora, por conta de danos, a Rocha coloca rapidamente o alemão em pista, na sétima posição.
Volta 50: Pantano vai para sua segunda parada. Montoya ainda lidera, enquanto Servià ultrapassa Rosberg. Briscoe vem em quarto, com boa folga.
Volta 53: Dixon bate forte, preocupando todos. O neozelandês demora para sair do carro, mas acena que está tudo bem. Bandeira amarela local na Vitória.
Volta 54: Kanaan vai para sua terceira parada! A Boutsen arrisca nas estratégias. Hamilton registra o melhor tempo até então. Servià cola em Montoya.
Volta 55: Hamilton nos boxes. O inglês faz ótima parada e perde uma posição, saindo entre Barrichello e Bourdais. Servià toma a ponta ao fim da volta.
Volta 56: Winkelhock estaciona no escape da S do Samba e abandona. O câmbio foi a causa.
Volta 57: Di Grassi registra a volta mais rápida da corrida e vai para os boxes. Servià segue liderando, segurando de todas as formas seu companheiro de equipe. Rosberg vem abrindo vantagem para Briscoe, que agora é de 25.1.
Volta 58: E olha o estouro...Senna acerta forte a Tietê, trancando a entrada da Bandeirantes, ficando ali mesmo. Mais outra amarela é acionada, e os carros passam bem lento. Glock fica logo após contornar o S do Samba e é puxado para a área de escape. Um cálculo errado do combustível é o problema, abandonando por pane seca.
Volta 59: Hunter-Reay nos boxes. O piloto tem de fazer reparos após errar no S do Samba indo de traseira no muro. Schumacher nos boxes. O alemão faz rápida parada.
Volta 61: Servià perde a liderança. Rosberg abre agora 26.9 de vantagem. E já temos as posições se definindo, após as paradas. Pérez é fechado por Kimball e acerta o muro, tendo de fazer nova parada para reparos, voltando em vigésimo.
Volta 62: Briscoe escapa no S do Samba e sai cortando caminho, perdendo muito tempo.
Volta 63: Rosberg nos boxes. O alemão faz o essencial para seu carro e sai a pouco mais de 2.0 de Vettel, que passou Briscoe.
Volta 65: Räikkönen erra na tomada do S do Samba e dá um salto ao passar na zebra. O finlandês vai de traseira no muro, danificando seu carro. A Lovatto prepara-se para receber o piloto. Montoya segue liderando, e está muito mais rápido que Servià, já abrindo 8.4 de vantagem.
Volta 67: Franchitti ultrapassa Dominguéz e toma a décima-terceira posição. Grande corrida do escocês. Montoya segue abrindo vantagem e só algo grave lhe tira a liderança.
Volta 68: Tracy, que vinha bem, em décimo-quinto, vê sua corrida ir embora, juntamente com seu câmbio, travado na sexta marcha, na Bandeirantes. Melhor para Junqueira, que assume a posição.
Volta 69: E temos mais abandonos. Meira pisa no freio e ele não responde, cortando toda a área de escape do S do Samba, ficando ali mesmo. Já Patrick, vinha rápido na Bandeirantes, tentando se aproximar de Hunter-Reay, quando o motor solta muita fumaça, parando no escape da Vitória.
Volta 70: Montoya lidera. Servià vem apenas administrando, já está 12.9 atrás do líder. Rosberg segura Vettel, que tenta ultrapassar na Pavilion, sem sucesso. Mais brigas acontecem e dessa vez é entre três pilotos. Power segura Briscoe, que sofre a pressão de Kanaan. O australiano da Jackson tenta a ultrapassagem na Bandeirantes, tomando o vácuo do piloto da Watson e vem para a freada da Vitória, forçando Power a espalhar. Grande manobra do piloto da Jackson.
Volta 71: Montoya pega fluxo de retardatários, nessa penúltima volta. Barrichello segura Hamilton. Sato briga pela décima posição com Bourdais, porém o francês tem mais facilidade com o carro. Castroneves é ultrapassado por Kobayashi.
Volta 72: Montoya rasga a Reta do Sambódromo. Últimos 3.061 metros para o colombiano, que vem contornando agressivamente as curvas. Rosberg dá um chega-pra-lá em Vettel e consegue folga de 1.4. No fundo do grid, Räikkönen ganha a vigésima-primeira posição, em cima de Mutoh. Montoya vem para a Bandeirantes, e corta a reta sob os aplausos dos torcedores. Últimos metros, Montoya contorna a vitória e vem para vencer a Brasil Itaipava São Paulo 300! Muita festa dos mecânicos da Hallan, que ocupam o muro dos boxes. Servià cruza em segundo, seguido logo atrás por Rosberg, que completa o pódium. Mas não sem antes mais problemas: Pantano tem problemas ao sair da Tietê e faz o resto do traçado em segunda marcha, com seu câmbio danificado.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:36:04.837
2º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +15.444
3º Nico ROSBERG (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) +22.382
4º Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) +23.908
5º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +33.348
6º Will POWER (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) +34.615
7º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +34.919
8º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +51.361
9º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +51.617
10º Sébastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +52.107
11º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) +52.548
12º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +52.717
13º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +53.096
14º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +56.592
15º Bruno JUNQUEIRA (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +1:02.430
16º Lucas DI GRASSI (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1:12.346
17º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1:30.036
18º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) +1:44.103
19º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) +1 Volta
20º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) +1 Volta
21º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1 Volta
22º Hideki MUTOH (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
23º Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +1 Volta
24º Michael SCHUMACHER (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) +1 Volta
25º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
26º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +1 Volta
27º Kamui KOBAYASHI (Vector/RBR/Renault/Pirelli) +1 Volta
28º Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) +1 Volta
29º Danica PATRICK (Vector/RBR/Renault/Pirelli) 68 Voltas
30º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 68 Voltas
31º Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 67 Voltas
- Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 57 Voltas
- Bruno SENNA (Highwind/RBR/Renault/Pirelli) 57 Voltas
- Markus WINKELHOCK (Wilder/RBR/Mercedes/Michelin) 55 Voltas
- Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 52 Voltas
- Pastor MALDONADO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 45 Voltas
- Justin WILSON (Watson/Mclaren/Honda/Michelin) 31 Voltas
- Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 28 Voltas
- Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 15 Voltas
MELHOR VOLTA
Lucas DI GRASSI (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone), 1:19.424.
QUEBRAS
Giorgio PANTANO, $4.000 (câmbio).
Danica PATRICK, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Vitor MEIRA, $2.000 (freios).
Kimi RÄIKKÖNEN, $5.000 (asa traseira).
Paul TRACY, $4.000 (câmbio).
Sergio PÉREZ, $5.000 (asa dianteira).
Ryan HUNTER-REAY, $5.000 (asa traseira).
Timo GLOCK, $2.000 (pane seca).
Bruno SENNA, $25.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão amassada / asa dianteira).
Markus WINKELHOCK, $4.000 (câmbio).
Scott DIXON, $100.000 ou Substituição do Chassi e do Motor (acidente sem capotagem: suspensão amassada / asa dianteira e traseira / danos no motor).
Pastor MALDONADO, $4.000 (câmbio).
Justin WILSON, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Bruno JUNQUEIRA, $5.000 (asa traseira).
Felipe MASSA, $5.000 (asa traseira).
Felipe MASSA, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Charles PIC, $25.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão amassada).
Interações dos Chefes de Equipe
Rocha
Boa prova Vettel, exorcisando o fantasma do Anhembi!
National
Poxa 18 sem cambio praticamente é um milagre gostei muito apesar de ser um 18 lugar
Moikanos
Boa prova Vettel, exorcisando o fantasma do Anhembi!
National
Poxa 18 sem cambio praticamente é um milagre gostei muito apesar de ser um 18 lugar
Moikanos
Tópicos semelhantes
» I - Etapa 1 - Brasil Itaipava São Paulo 300
» I - Etapa 20 - Grande Prêmio Petrobras do Brasil
» I - Sala de Imprensa
» II - Test at Rockingham
» II - Test at Catalunya
» I - Etapa 20 - Grande Prêmio Petrobras do Brasil
» I - Sala de Imprensa
» II - Test at Rockingham
» II - Test at Catalunya
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos