II - Etapa 5 - Foster Grand Prix du Canada
Página 1 de 1
II - Etapa 5 - Foster Grand Prix du Canada
Data fictícia: meio do mês 05
Circuito: Circuit Gilles Villeneuve
Extensão: 70 voltas x 4,361 km - 305,270 km
Clima: Treinos em 19º a 23º, tempo nublado (possibilidade de chuva fraca na segunda metade do treino). Corrida em 18º a 21º, tempo chuvoso (chuva média).
Descrição: Situado na ilha de Notre Dame, o circuito Gilles Villeneuve combina uma sequência de curvastécnicas e retas de pequena e média extensão, e é tido como um circuito técnico, graças a grande combinação de curvas, como esses e um hairpin. O asfalto, de boa qualidade, não será um problemas para os pneus.
Prazo para envio de formulários de treino: 17/10/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Prazo para envio de formulários de corrida: 20/10/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Os formulários poderão ser enviados por este tópico, por depoimento para este perfil ou por email para danfeliciano@hotmail.com.
Pay-Drivers
Alexandre Tagliani (CAN), Barracuda Networks, $155.000.
Bruno Spengler (CAN), Mercedes-Benz, $190.000.¹
Ed Carpenter (EUA), Fuzzy's Vodka, $155.000.
Jacques Villeneuve (CAN), Shell, $185.000.
James Hinchcliffe (CAN). GoDaddy . com, $175.000.
Scott Speed (EUA), Fuzzy's Vodka, $170.000.²
¹Apenas equipes com motor Mercedes-Benz.
²Apenas equipes com KERS.
Bruno Spengler (CAN), Mercedes-Benz, $190.000.¹
Ed Carpenter (EUA), Fuzzy's Vodka, $155.000.
Jacques Villeneuve (CAN), Shell, $185.000.
James Hinchcliffe (CAN). GoDaddy . com, $175.000.
Scott Speed (EUA), Fuzzy's Vodka, $170.000.²
¹Apenas equipes com motor Mercedes-Benz.
²Apenas equipes com KERS.
TREINO CLASSIFICATÓRIO
Tempo feio em Montreal. As nuvens carregadas tomam conta de todo o Circuit Gilles Villeneuve, enquanto o público espera apreensivo pelo início do treino desta, que é a quinta etapa da IRS. Trinta e cinco carros aguardam, nos boxes a liberação da pista. Tudo pronto, a direção de prova dá início ao treino, e praticamente todas as equipes liberam seus carros para a pista. Será uma corrida contra o tempo, já que a chuva não tarda a chegar.
Como era de se esperar, o treino é bem disputado, com o canadense Jacques Villeneuve liderando os primeiros cinco minutos. Logo em seguida, Ryan Briscoe toma a ponta e não sai mais de lá, com uma excelente volta. Destaque para Charles Pic, que mostrou um desempenho acima das expectativas, largando da terceira fila.
Os primeiros quinze minutos de treino mostraram tráfego muito intenso, com pouco descanso para os pilotos: de trinta e cinco, apenas três não fecharam as duas voltas permitidas (Danica Patrick danificou seu carro na Curva da Vitória, marcando tempo a muito custo).
Quando a chuva caiu, apenas Juan Pablo Montoya e Giorgio Pantano foram para a pista. O colombiano Montoya, em um teste de carro com pneus super macio, cravou 1:19.783, enquanto o italiano da National cravou a suspensão na curva dos campeões, deixando o carro ali mesmo.
Seguem os resultados.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:12.096
2º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:12.272
3º Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:12.562
4º Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:12.726
5º Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:12.756
6º Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:12.933
7º Jacques VILLENEUVE (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:13.101
8º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:13.106
9º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:13.227
10º Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:13.304
11º Kamui KOBAYASHI (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:13.403
12º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:13.427
13º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:13.760
14º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:13.862
15º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:13.932
16º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:13.955
17º Davide VALSECCHI (National/Williams/Toyota/Pirelli) 1:13.986
18º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:14.008
19º James CALADO (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:14.024
20º Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:14.086
21º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:14.119
22º Michael SCHUMACHER (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) 1:14.247
23º Markus WINKELHOCK (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) 1:14.308
24º Roberto MORENO (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:14.488
25º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) 1:14.822
26º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:15.050
27º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:16.049
28º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:17.796
29º Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:18.528
30º Scott SPEED (Black/Dallara/Honda/Firestone) 1:18.923
31º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:19.085
32º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) 1:19.278
33º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:19.649
34º Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:19.960
35º Danica PATRICK (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:25.456
QUEBRAS
Giorgio PANTANO, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa dianteira).
Danica PATRICK, $25.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada sem roda solta / asa dianteira).
Como era de se esperar, o treino é bem disputado, com o canadense Jacques Villeneuve liderando os primeiros cinco minutos. Logo em seguida, Ryan Briscoe toma a ponta e não sai mais de lá, com uma excelente volta. Destaque para Charles Pic, que mostrou um desempenho acima das expectativas, largando da terceira fila.
Os primeiros quinze minutos de treino mostraram tráfego muito intenso, com pouco descanso para os pilotos: de trinta e cinco, apenas três não fecharam as duas voltas permitidas (Danica Patrick danificou seu carro na Curva da Vitória, marcando tempo a muito custo).
Quando a chuva caiu, apenas Juan Pablo Montoya e Giorgio Pantano foram para a pista. O colombiano Montoya, em um teste de carro com pneus super macio, cravou 1:19.783, enquanto o italiano da National cravou a suspensão na curva dos campeões, deixando o carro ali mesmo.
Seguem os resultados.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:12.096
2º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:12.272
3º Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:12.562
4º Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:12.726
5º Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:12.756
6º Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 1:12.933
7º Jacques VILLENEUVE (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:13.101
8º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) 1:13.106
9º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:13.227
10º Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:13.304
11º Kamui KOBAYASHI (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:13.403
12º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 1:13.427
13º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:13.760
14º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:13.862
15º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:13.932
16º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:13.955
17º Davide VALSECCHI (National/Williams/Toyota/Pirelli) 1:13.986
18º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:14.008
19º James CALADO (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:14.024
20º Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:14.086
21º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:14.119
22º Michael SCHUMACHER (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) 1:14.247
23º Markus WINKELHOCK (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) 1:14.308
24º Roberto MORENO (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:14.488
25º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) 1:14.822
26º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) 1:15.050
27º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 1:16.049
28º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:17.796
29º Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1:18.528
30º Scott SPEED (Black/Dallara/Honda/Firestone) 1:18.923
31º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:19.085
32º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) 1:19.278
33º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 1:19.649
34º Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 1:19.960
35º Danica PATRICK (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:25.456
QUEBRAS
Giorgio PANTANO, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa dianteira).
Danica PATRICK, $25.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada sem roda solta / asa dianteira).
CORRIDA
Tempo muito feio em Montreal. A chuva molha a pista desde o início da manhã. As equipes preparam seus carros para a largada, que terá o australiano Ryan Briscoe na frente, em sua primeira pole pela Jackson. Ao seu lado o norte-americano Ryan Hunter-Reay, da MBR. Tudo pronto, a direção de prova sinaliza para que os mecânicos deixem a pista. Em breve teremos a largada.
Volta 1: Briscoe mantém a ponta. Dixon pula para terceiro. Vettel toca a traseira de Pic, que tinha acabado de fazer a ultrapassagem, e deixa sua asa dianteira no meio do caminho. E já temos abandono! Michael Schumacher erra na curva 8, acertando de traseira o muro, ficando por ali mesmo. Bandeira amarela local.
Volta 2: Briscoe ainda lidera. A visibilidade ruim vem prejudicando a corrida. Jacques Villeneuve erra na curva 12 e fica no Muro dos Campeões. Fim de prova para o canadense, que havia largado muito bem.
Volta 5: Briscoe vem construindo vantagem em relação à Hunter-Reay. Massa divide a Droit du Casino com Dixon e vem para a freada da curva 12, tomando a terceira posição.
Volta 8: Pic acerta o Muro dos Campeões, ficando com o carro bem avariado. Hunter-Reay defende sua posição, enquanto Massa ataca bem.
Volta 9: Pic nos boxes. A Rocha terá muito trabalho, dado os danos sofridos. Briscoe já tem 4.1 de vantagem em relação à Hunter-Reay. Pantano aparece na décima-segunda posição.
Volta 13: Pic ainda nos pits, a equipe insiste em consertar seu carro. Briscoe abre 6.9 de vantagem em relação à Massa, que acabou de ultrapassar Hunter-Reay. Webber ultrapassa Valsecchi.
Volta 15: Piquet fora! O brasileiro vinha com seu câmbio travado na quarta marcha e recolheu para os boxes ao fim da volta. Briscoe ainda lidera. Pérez vem em décimo-quarto, após belas ultrapassagens.
Volta 19: Pic ainda nos boxes. O francês já é dono da parada mais longa da IRS até o momento, com mais de dez minutos nos boxes.
Volta 20: Pantano nos boxes. Com um serviço rápido da italiana National, saiu oito posições atrás.
Volta 21: Briscoe perde desempenho, e vem a 3.9 em relação a Massa, segundo até o momento. Pic ainda nos boxes.
Volta 23: Kanaan, Patrick, Sato e Webber nos boxes. Por conta do grid bem compacto, perdem várias posições.
Volta 24: Agora é a vez de Conway, Hamilton, Kobayashi e Valsecchi. Paradas igualmente rápidas, porém várias posições perdidas.
Volta 25: Briscoe nos boxes. O australiano demora um pouco mais, saindo em décimo-segundo. O líder agora é Scott Dixon, que deverá parar em breve.
Volta 26: Em meio as paradas, Montoya fica no meio do caminho. O colombiano vê seu motor explodir em meio a Droit du Casino, ficando às margens da pista.
Volta 27: Dixon lidera com boa vantagem, após a parada de Hunter-Reay. Briscoe já está na quinta posição.
Volta 28: Pic enfim desiste de ter seu carro consertado e abandona, com problemas de suspensão.
Volta 29: Vettel fica no Muro dos Campeões. Fim de prova pro alemão, que vinha em segundo. Briscoe vem agora em terceiro.
Volta 33: Dixon adianta sua parada, voltando em segundo. A vantagem construída foi suficiente para voltar muito bem na corrida. Briscoe agora lidera.
Volta 36: Briscoe ainda na frente, porém com pouca distância em relação a Dixon. Tracy tem problemas de câmbio e abandona nos boxes.
Volta 37: Agora é a vez de Hélio Castroneves abandonar. O brasileiro passa reto na Epingle du Casino, e fica na área de escape. Briscoe defende os ataques de Dixon.
Volta 42: A chuva continua caindo, com Briscoe liderando, com vantagem de pouco mais de 0.5 em relação a Dixon. Hunter-Reay segue terceiro.
Volta 45: Dixon coloca de lado na Epingle de l'Ile, e toma a ponta. Briscoe vem por dentro e tenta defender, mas na curva 6 perde a ponta finalmente. Dixon líder! A Moikanos vibra nos boxes.
Volta 48: Dixon vem bem, com pouco mais de 1.0 em relação a Briscoe. Hunter-Reay vem bem atrás com muita vantagem para Lewis Hamilton.
Volta 53: Dixon lidera. Massa recolhe para os boxes com problemas de câmbio. Curiosamente, o brasileiro tinha parada programada para esta volta, mas não irá retornar às pistas. Franchitti nos boxes. O escocês faz parada rapida, mas perdendo apenas uma posição.
Volta 54: Agora é a vez de Briscoe e Hunter-Reay. Ambos não perdem posições em suas paradas, mas Dixon mantém uma vantagem gigante neste momento.
Volta 56: Patrick erra e carimba o Muro dos Campeões, possivelmente por uma falha nos freios. Fim de prova para a norte-americana. Dixon nos boxes para parada não programada. O neozelandês sai a pouco mais de 1.0 de vantagem para Briscoe, mostrando que o trabalho da Moikanos foi na medida.
Volta 57: Briscoe ataca Dixon na curva 6, mas o neozelandês segura a posição. Pérez ultrapassa Webber e vem agora na quinta posição.
Volta 59: Dixon consegue respirar, após Briscoe perder alguns centésimos atrás de Speed, que vinha saindo dos boxes.
Volta 62: Dixon abre 1.9 em relação a Briscoe. A Moikanos segue apreensiva nos boxes, enquanto caminha para a primeira vitória na categoria.
Volta 64: Kanaan toma uma bela ultrapassagem de Pantano, valendo a oitava posição. Dixon segue mantendo a vantagem.
Volta 66: Conway passa reto no Epingle du casino, mas recupera. Dixon abre agora 3.9 de vantagem para Briscoe, que pelo visto não quer arriscar a liderança do campeonato.
Volta 67: Conway estaciona na área de escape do Muro dos Campeões, após os freios falharem novamente. Fim de prova para o norte-americano. Dixon registra 1:19.541, melhor volta da corrida.
Volta 69: Dixon já abre 5.1 de vantagem para Briscoe. O neozelandês rasga a reta principal para receber a bandeira branca!
Volta 70: Última volta! Apenas quatro mil trezentos e sessenta e um metros separam Scott Dixon de sua primeira vitória na categoria. Nota-se uma agitação nos boxes da Moikanos, com os mecânicos vindo para o meio da chuva, para ficar o mais perto possível da linha de chegada. Dixon contorna com cautela a curva 8, e vem para o Epingle du Casino, enquanto Briscoe segura como pode o carro. Hunter-Reay teve uma subita melhora e vem pro tudo ou nada. Dixon rasga a reta final do circuito e vem para contornar a última curva, passando rente ao Muro dos Campeões. O neozelandês aponta para a linha de chegada! Vem Scott Dixon para receber a bandeira quadriculada! Vem para vencer em Montreal! Completando o pódium, Ryan Briscoe em segundo e Ryan Hunter-Reay em terceiro.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:39:06.704
2º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +6.127
3º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +6.563
4º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +21.137
5º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +22.734
6º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) +32.800
7º Kamui KOBAYASHI (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) +38.206
8º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) +42.370
9º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +46.768
10º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +53.321
11º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +59.134
12º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +1:09.563
13º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1:12.327
14º Davide VALSECCHI (National/Williams/Toyota/Pirelli) +1:27.498
15º Markus WINKELHOCK (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) +1 Volta
16º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +1 Volta
17º James CALADO (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1 Volta
18º Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +1 Volta
19º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
20º Roberto MORENO (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1 Volta
21º Scott SPEED (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
22º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +1 Volta
23º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) +2 Voltas
24º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) +2 Voltas
25º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 66 Voltas
- Danica PATRICK (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) 55 Voltas
- Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 52 Voltas
- Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 36 Voltas
- Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 35 Voltas
- Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 28 Voltas
- Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 25 Voltas
- Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 14 Voltas
- Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 8 Voltas
- Jacques VILLENEUVE (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1 Volta
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) 0 Voltas
MELHOR VOLTA
Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:19.541
QUEBRAS
Mike CONWAY, $2.000 (freios).
Danica PATRICK, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa dianteira).
Felipe MASSA, $4.000 (câmbio).
Hélio CASTRONEVES, $2.000 (freios).
Paul TRACY, $4.000 (câmbio).
Sebastian VETTEL, $100.000 ou Substituição do Chassi e do Motor (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa traseira / danos no motor).
Juan Pablo MONTOYA, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Nelson Ângelo PIQUET, $4.000 (câmbio).
Charles PIC, $6.000 (Suspensão quebrada sem roda solta).
Jacques VILLENEUVE, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa traseira).
Sebastian VETTEL, $5.000 (asa dianteira).
Michael SCHUMACHER, $100.000 ou Substituição do Chassi e do Motor (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa traseira / danos no motor).
Volta 1: Briscoe mantém a ponta. Dixon pula para terceiro. Vettel toca a traseira de Pic, que tinha acabado de fazer a ultrapassagem, e deixa sua asa dianteira no meio do caminho. E já temos abandono! Michael Schumacher erra na curva 8, acertando de traseira o muro, ficando por ali mesmo. Bandeira amarela local.
Volta 2: Briscoe ainda lidera. A visibilidade ruim vem prejudicando a corrida. Jacques Villeneuve erra na curva 12 e fica no Muro dos Campeões. Fim de prova para o canadense, que havia largado muito bem.
Volta 5: Briscoe vem construindo vantagem em relação à Hunter-Reay. Massa divide a Droit du Casino com Dixon e vem para a freada da curva 12, tomando a terceira posição.
Volta 8: Pic acerta o Muro dos Campeões, ficando com o carro bem avariado. Hunter-Reay defende sua posição, enquanto Massa ataca bem.
Volta 9: Pic nos boxes. A Rocha terá muito trabalho, dado os danos sofridos. Briscoe já tem 4.1 de vantagem em relação à Hunter-Reay. Pantano aparece na décima-segunda posição.
Volta 13: Pic ainda nos pits, a equipe insiste em consertar seu carro. Briscoe abre 6.9 de vantagem em relação à Massa, que acabou de ultrapassar Hunter-Reay. Webber ultrapassa Valsecchi.
Volta 15: Piquet fora! O brasileiro vinha com seu câmbio travado na quarta marcha e recolheu para os boxes ao fim da volta. Briscoe ainda lidera. Pérez vem em décimo-quarto, após belas ultrapassagens.
Volta 19: Pic ainda nos boxes. O francês já é dono da parada mais longa da IRS até o momento, com mais de dez minutos nos boxes.
Volta 20: Pantano nos boxes. Com um serviço rápido da italiana National, saiu oito posições atrás.
Volta 21: Briscoe perde desempenho, e vem a 3.9 em relação a Massa, segundo até o momento. Pic ainda nos boxes.
Volta 23: Kanaan, Patrick, Sato e Webber nos boxes. Por conta do grid bem compacto, perdem várias posições.
Volta 24: Agora é a vez de Conway, Hamilton, Kobayashi e Valsecchi. Paradas igualmente rápidas, porém várias posições perdidas.
Volta 25: Briscoe nos boxes. O australiano demora um pouco mais, saindo em décimo-segundo. O líder agora é Scott Dixon, que deverá parar em breve.
Volta 26: Em meio as paradas, Montoya fica no meio do caminho. O colombiano vê seu motor explodir em meio a Droit du Casino, ficando às margens da pista.
Volta 27: Dixon lidera com boa vantagem, após a parada de Hunter-Reay. Briscoe já está na quinta posição.
Volta 28: Pic enfim desiste de ter seu carro consertado e abandona, com problemas de suspensão.
Volta 29: Vettel fica no Muro dos Campeões. Fim de prova pro alemão, que vinha em segundo. Briscoe vem agora em terceiro.
Volta 33: Dixon adianta sua parada, voltando em segundo. A vantagem construída foi suficiente para voltar muito bem na corrida. Briscoe agora lidera.
Volta 36: Briscoe ainda na frente, porém com pouca distância em relação a Dixon. Tracy tem problemas de câmbio e abandona nos boxes.
Volta 37: Agora é a vez de Hélio Castroneves abandonar. O brasileiro passa reto na Epingle du Casino, e fica na área de escape. Briscoe defende os ataques de Dixon.
Volta 42: A chuva continua caindo, com Briscoe liderando, com vantagem de pouco mais de 0.5 em relação a Dixon. Hunter-Reay segue terceiro.
Volta 45: Dixon coloca de lado na Epingle de l'Ile, e toma a ponta. Briscoe vem por dentro e tenta defender, mas na curva 6 perde a ponta finalmente. Dixon líder! A Moikanos vibra nos boxes.
Volta 48: Dixon vem bem, com pouco mais de 1.0 em relação a Briscoe. Hunter-Reay vem bem atrás com muita vantagem para Lewis Hamilton.
Volta 53: Dixon lidera. Massa recolhe para os boxes com problemas de câmbio. Curiosamente, o brasileiro tinha parada programada para esta volta, mas não irá retornar às pistas. Franchitti nos boxes. O escocês faz parada rapida, mas perdendo apenas uma posição.
Volta 54: Agora é a vez de Briscoe e Hunter-Reay. Ambos não perdem posições em suas paradas, mas Dixon mantém uma vantagem gigante neste momento.
Volta 56: Patrick erra e carimba o Muro dos Campeões, possivelmente por uma falha nos freios. Fim de prova para a norte-americana. Dixon nos boxes para parada não programada. O neozelandês sai a pouco mais de 1.0 de vantagem para Briscoe, mostrando que o trabalho da Moikanos foi na medida.
Volta 57: Briscoe ataca Dixon na curva 6, mas o neozelandês segura a posição. Pérez ultrapassa Webber e vem agora na quinta posição.
Volta 59: Dixon consegue respirar, após Briscoe perder alguns centésimos atrás de Speed, que vinha saindo dos boxes.
Volta 62: Dixon abre 1.9 em relação a Briscoe. A Moikanos segue apreensiva nos boxes, enquanto caminha para a primeira vitória na categoria.
Volta 64: Kanaan toma uma bela ultrapassagem de Pantano, valendo a oitava posição. Dixon segue mantendo a vantagem.
Volta 66: Conway passa reto no Epingle du casino, mas recupera. Dixon abre agora 3.9 de vantagem para Briscoe, que pelo visto não quer arriscar a liderança do campeonato.
Volta 67: Conway estaciona na área de escape do Muro dos Campeões, após os freios falharem novamente. Fim de prova para o norte-americano. Dixon registra 1:19.541, melhor volta da corrida.
Volta 69: Dixon já abre 5.1 de vantagem para Briscoe. O neozelandês rasga a reta principal para receber a bandeira branca!
Volta 70: Última volta! Apenas quatro mil trezentos e sessenta e um metros separam Scott Dixon de sua primeira vitória na categoria. Nota-se uma agitação nos boxes da Moikanos, com os mecânicos vindo para o meio da chuva, para ficar o mais perto possível da linha de chegada. Dixon contorna com cautela a curva 8, e vem para o Epingle du Casino, enquanto Briscoe segura como pode o carro. Hunter-Reay teve uma subita melhora e vem pro tudo ou nada. Dixon rasga a reta final do circuito e vem para contornar a última curva, passando rente ao Muro dos Campeões. O neozelandês aponta para a linha de chegada! Vem Scott Dixon para receber a bandeira quadriculada! Vem para vencer em Montreal! Completando o pódium, Ryan Briscoe em segundo e Ryan Hunter-Reay em terceiro.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:39:06.704
2º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +6.127
3º Ryan HUNTER-REAY (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +6.563
4º Lewis HAMILTON (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +21.137
5º Sergio PÉREZ (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +22.734
6º Mark WEBBER (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) +32.800
7º Kamui KOBAYASHI (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) +38.206
8º Giorgio PANTANO (National/Williams/Toyota/Pirelli) +42.370
9º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Michelin) +46.768
10º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +53.321
11º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Chevrolet/Bridgestone) +59.134
12º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +1:09.563
13º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1:12.327
14º Davide VALSECCHI (National/Williams/Toyota/Pirelli) +1:27.498
15º Markus WINKELHOCK (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) +1 Volta
16º Charlie KIMBALL (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +1 Volta
17º James CALADO (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1 Volta
18º Timo GLOCK (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) +1 Volta
19º Kazuki NAKAJIMA (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
20º Roberto MORENO (Terrible/McLaren/Mercedes/Bridgestone) +1 Volta
21º Scott SPEED (Black/Dallara/Honda/Firestone) +1 Volta
22º Rubens BARRICHELLO (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) +1 Volta
23º Vitor MEIRA (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) +2 Voltas
24º Takuma SATO (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) +2 Voltas
25º Mike CONWAY (Krantz/Ferrari/Ferrari/Firestone) 66 Voltas
- Danica PATRICK (Vector/Red Bull/Renault/Pirelli) 55 Voltas
- Felipe MASSA (Lovatto/McLaren/Mercedes/Bridgestone) 52 Voltas
- Hélio CASTRONEVES (Flashy/Dallara/Toyota/Firestone) 36 Voltas
- Paul TRACY (Kamikaze/Penske/Toyota/Michelin) 35 Voltas
- Sebastian VETTEL (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 28 Voltas
- Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 25 Voltas
- Nelson Ângelo PIQUET (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 14 Voltas
- Charles PIC (Rocha/Renault/Renault/Michelin) 8 Voltas
- Jacques VILLENEUVE (Jefferson/Lotus/Honda/Firestone) 1 Volta
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Red Bull/Mercedes/Michelin) 0 Voltas
MELHOR VOLTA
Scott DIXON (Moikanos/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 1:19.541
QUEBRAS
Mike CONWAY, $2.000 (freios).
Danica PATRICK, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa dianteira).
Felipe MASSA, $4.000 (câmbio).
Hélio CASTRONEVES, $2.000 (freios).
Paul TRACY, $4.000 (câmbio).
Sebastian VETTEL, $100.000 ou Substituição do Chassi e do Motor (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa traseira / danos no motor).
Juan Pablo MONTOYA, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor).
Nelson Ângelo PIQUET, $4.000 (câmbio).
Charles PIC, $6.000 (Suspensão quebrada sem roda solta).
Jacques VILLENEUVE, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa traseira).
Sebastian VETTEL, $5.000 (asa dianteira).
Michael SCHUMACHER, $100.000 ou Substituição do Chassi e do Motor (acidente sem capotagem: suspensão quebrada com roda solta / asa traseira / danos no motor).
Interações dos Chefes de Equipe
Rocha
Não façam isso crianças...
Terrible
Boa Perez
A Pista tava bem limpa, nem teve lixo pra colher nessa corrida
Vector
Koba mito!
Agora que notei que fiz cagada no acerto para a chuva, podia ter ido bem melhor.
IRS
Pior que fez mesmo. Koba soube se adaptar...já a Danica...
Moikanos
pan pan pan
Não façam isso crianças...
Terrible
Boa Perez
A Pista tava bem limpa, nem teve lixo pra colher nessa corrida
Vector
Koba mito!
Agora que notei que fiz cagada no acerto para a chuva, podia ter ido bem melhor.
IRS
Pior que fez mesmo. Koba soube se adaptar...já a Danica...
Moikanos
pan pan pan
Tópicos semelhantes
» I - Etapa 5 - Foster Grand Prix du Canada
» II - ERS
» I - Etapa 10 - Grand Prix de Monaco
» II - Etapa 2 - UBS Chinese Grand Prix
» II - Etapa 3 - Bridgestone Japanese Grand Prix
» II - ERS
» I - Etapa 10 - Grand Prix de Monaco
» II - Etapa 2 - UBS Chinese Grand Prix
» II - Etapa 3 - Bridgestone Japanese Grand Prix
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos