I - Etapa 6 - Indianapolis 500
Página 1 de 1
I - Etapa 6 - Indianapolis 500
Data fictícia: final do mês 05
Circuito: Indianapolis Motor Speedway
Extensão: 200 voltas x 4.000 km - 800.000 km
Clima: Treinos em 23º a 26º, tempo seco. Corrida em 25º a 28º, tempo seco.
Descrição: Situado em Indiana, o Indianapolis Motor Speedway é um dos mais antigos dos EUA. Em formato retangular, a pista possui duas retas longas de mil metros de extensão, duas retas curtas de duzentos metros de extensão e quatro curvas, com inclinação de 9 graus. O asfalto, de média qualidade, irá proporcionar grande disputas por paradas perfeitas.
Prazo para envio de formulários de treino: 08/02/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Prazo para envio de formulários de corrida: 11/02/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Os formulários poderão ser enviados por este tópico ou por email para danfeliciano@hotmail.com.
Pay-Drivers
Graham Rahal (EUA), Service Central, $175.000.
John Andretti (EUA), Window World, $175.000.²
J. R. Hildebrand (EUA), National Guard, $175.000.
Marco Andretti (EUA), Dr Pepper, $180.000.
Paul Tracy (CAN), Motegi Racing, $195.000.¹
Tony Stewart (EUA), Office Depot, $200.000.¹
¹ Paga o dobro caso vença a corrida.
² Paga por danos no carro em caso de acidente.
John Andretti (EUA), Window World, $175.000.²
J. R. Hildebrand (EUA), National Guard, $175.000.
Marco Andretti (EUA), Dr Pepper, $180.000.
Paul Tracy (CAN), Motegi Racing, $195.000.¹
Tony Stewart (EUA), Office Depot, $200.000.¹
¹ Paga o dobro caso vença a corrida.
² Paga por danos no carro em caso de acidente.
Pay-Drivers
National Guard Highwind Auto Racing
#31 - J. R. Hildebrand (EUA)
Dr Pepper SallesF1 Racing
#36 - Marco Andretti (EUA)
Motegi Matheus Berçot Racing
#42 - Paul Tracy (CAN)
Office Depot Lovatto Sports
#77 - Tony Stewart (EUA)
WindowWorld SallesF1 Racing
#79 - John Andretti (EUA)
Service Central Für Vakuum Technical
#82 - Graham Rahal (EUA)
#31 - J. R. Hildebrand (EUA)
Dr Pepper SallesF1 Racing
#36 - Marco Andretti (EUA)
Motegi Matheus Berçot Racing
#42 - Paul Tracy (CAN)
Office Depot Lovatto Sports
#77 - Tony Stewart (EUA)
WindowWorld SallesF1 Racing
#79 - John Andretti (EUA)
Service Central Für Vakuum Technical
#82 - Graham Rahal (EUA)
TREINO CLASSIFICATÓRIO
Dia de sol para mais uma etapa da IRS. Esta etapa é muito esperada, pois trata-se de uma prova tradicional do automobilismo, realizada a mais de cem anos. Hoje contaremos ainda com três equipes, que se inscreveram apenas para esta etapa, e que possuem boa história fora da IRS. São elas a LPR, SallesF1 Racing e Vector Speeding Crafts. O clima é de muita anciedade, tanto por parte dos pilotos como do próprio público, que lota as arquibancadas. A direção de prova libera a pista e os carros começarão a marcar seus tempos em instantes.
A briga pela pole é acirrada, passando a mesma pela mão de Dario Franchitti, Helio Castroneves, Michael Schumacher e Marco Andretti, porém ficando com Will Power, que em sua ultima volta marcou o tempo de 0:39.773.
Mark Webber completou apenas uma volta, com o carro avariado, abortando seu treino. O piloto australiano vinha para contornar a curva quatro, quando acabou perdendo o controle do carro, raspando o carro no muro e perdendo a asa dianteira.
Ao final da seção, os tempos são esses:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 0:39.773
2º Marco ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:39.860
3º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 0:40.021
4º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 0:40.041
5º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 0:40.042
6º Tony STEWART (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 0:40.057
7º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 0:40.061
8º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 0:40.062
9º Ernesto VISO (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:40.084
10º John ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:40.084
11º Fernando ALONSO (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) 0:40.115
12º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 0:40.134
13º Graham RAHAL (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) 0:40.162
14º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 0:40.213
15º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 0:40.214
16º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 0:40.296
17º Kamui KOBAYASHI (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) 0:40.360
18º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 0:40.362
19º Nick HEIDFELD (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) 0:40.374
20º Nico ROSBERG (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) 0:40.389
21º Danica PATRICK (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) 0:40.478
22º Narain KARTHIKEYAN (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 0:40.697
23º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 0:40.776
24º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 0:41.228
25º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 0:41.484
26º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 0:41.494
27º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 0:41.575
28º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 0:41.587
29º Sergio PEREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 0:41.725
30º J.R. HILDEBRAND (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 0:42.470
31º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 0:46.775
- Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) Sem Tempo
- Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) Sem Tempo
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) Sem Tempo
- Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) Sem Tempo
- Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) Sem Tempo
- Felipe MASSA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) Sem Tempo
- Bruno SENNA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) Sem Tempo
QUEBRAS
Mark WEBBER, $5.000 (asa dianteira)
A briga pela pole é acirrada, passando a mesma pela mão de Dario Franchitti, Helio Castroneves, Michael Schumacher e Marco Andretti, porém ficando com Will Power, que em sua ultima volta marcou o tempo de 0:39.773.
Mark Webber completou apenas uma volta, com o carro avariado, abortando seu treino. O piloto australiano vinha para contornar a curva quatro, quando acabou perdendo o controle do carro, raspando o carro no muro e perdendo a asa dianteira.
Ao final da seção, os tempos são esses:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 0:39.773
2º Marco ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:39.860
3º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 0:40.021
4º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 0:40.041
5º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 0:40.042
6º Tony STEWART (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 0:40.057
7º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 0:40.061
8º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 0:40.062
9º Ernesto VISO (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:40.084
10º John ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:40.084
11º Fernando ALONSO (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) 0:40.115
12º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) 0:40.134
13º Graham RAHAL (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) 0:40.162
14º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 0:40.213
15º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 0:40.214
16º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 0:40.296
17º Kamui KOBAYASHI (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) 0:40.360
18º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 0:40.362
19º Nick HEIDFELD (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) 0:40.374
20º Nico ROSBERG (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) 0:40.389
21º Danica PATRICK (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) 0:40.478
22º Narain KARTHIKEYAN (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 0:40.697
23º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 0:40.776
24º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 0:41.228
25º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 0:41.484
26º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 0:41.494
27º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 0:41.575
28º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 0:41.587
29º Sergio PEREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 0:41.725
30º J.R. HILDEBRAND (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 0:42.470
31º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 0:46.775
- Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) Sem Tempo
- Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) Sem Tempo
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) Sem Tempo
- Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) Sem Tempo
- Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) Sem Tempo
- Felipe MASSA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) Sem Tempo
- Bruno SENNA (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) Sem Tempo
QUEBRAS
Mark WEBBER, $5.000 (asa dianteira)
CORRIDA
Domingo de sol em Indianapolis. O público lota as arquibancadas do circuito, para ver os carros da IRS acelerarem a quase 400 kph. Will Power, que marcou o melhor tempo no treino classificatório se mostra muito confiante. Mas terá que enfrentar outros pilotos igualmente bem preparados.
A direção de prova sinaliza para as equipes alinharem seus carros no grid.
Largada: Power - MAndretti - Schumacher - Castroneves - Franchitti - Stewart - Dixon - Räikkonen - Viso - JAndretti - Alonso - Tracy - Rahal - Winkelhock - Kanaan - Mann - Kobayashi - Alesi - Heidfeld - Rosberg - Patrick - Karthikeyan - Pic - Bianchi - Servià - Montoya - Dominguéz - Button - Pérez - Hildebrand - Webber - Bourdais - Barrichello - Hamilton - Glock - Briscoe
"Gentleman, start your engines!"
A tradicional frase indica que está para começar a mais uma 500 milhas de Indianapolis. Os pilotos dão a última olhada no retrovisor para definir suas estratégias. Com 36 carrosno grid, a largada será bem movimentada.
Ao apagar dos semáforos, começa a corrida. Power mantém, porém bem pressionado.
Na terceira curva, Mann, que vinha em disputa com Kobayashi, inexplicávelmente vai ao muro, batendo forte, chegando a capotar uma vez, voando destroços para todos os lados. A direção de prova sinaliza a bandeira amarela e o safety-car se prepara para entrar, ao mesmo tempo que Pippa Mann consegue sair de seu carro e, mesmo desorientada por conta da batida, sinaliza que está tudo bem.
Na confusão, Bourdais conseguiu pular de 32º para 13º. Recolhido o safety-car, a relargada é marcada pela ultrapassagem de Schumacher em Power, que perde algumas posições. Bourdais já vem em 8º. Marco Andretti, muito mal, vem na meieira do grid.
Fim da 10ª Volta: Schumacher - Räikkönen - Stewart - Castroneves - Power - Franchitti - Bourdais - Alonso - Dixon - Viso - Rosberg - Webber - Patrick - Kobayashi - JAndretti - Kanaan - Rahal - Bianchi - Alesi - Barrichello - MAndretti - Winkelhock - Tracy - Hildebrand - Briscoe - Heidfeld - Karthikeyan - Pic - Montoya - Servià - Dominguéz - Pérez - Button - Hamilton - Glock - Mann (fora)
Boa briga entre os seis primeiros. O público presencia 3wide incríveis, Schumacher/Power/Räikkönen e Stewart/Castroneves/Bourdais. A briga é boa, a diferença do primeiro ao décimo não chega a 1 segundo. No fundo do grid, a coisa está feia para a Hallan, Terrible e Jefferson que, com erros no preparo de seus carros, tem um desempenho pífio. A Vector vem cacando posições, assim como a LPR, que brigam bem no segundo pelotão.
Fima da 20ª Volta: Power - Räikkönen - Schumacher - Castroneves - Bourdais - Stewart - Franchitti - Dixon - Alonso - JAndretti - Winkelhock - Viso - Tracy - Kobayashi - Bianchi - MAndretti - Barrichello - Patrick - Rahal - Kanaan - Rosberg - Webber - Alesi - Briscoe - Hildebrand - Heidfeld - Karthikeyan - Pic - Montoya - Dominguéz - Servià - Button - Pérez - Glock - Hamilton
Franchitti assume a ponta. Dixon vem forte, mantendo uma boa posição no grid. Destaque para a SallesF1, que mantém seus três pilotos bem na corrida.
Já temos os primeiros retardatários da corrida. Tony Stewart tem problemas. Ele tenta recolher o carro nos pits, porém não consegue frear, passando direto, em alta velocidade, quase acertando o safety-car.
Fim da 30ª Volta: Franchitti - Bourdais - Castroneves - Dixon - Power - Alonso - Räikkönen - Schumacher - Tracy - Kanaan - MAndretti - JAndretti - Viso - Barrichello - Winkelhock - Patrick - Kobayashi - Bianchi - Alesi - Rosberg - Webber - Rahal - Briscoe - Hildebrand - Heidfeld - Karthikeyan - Pic - Montoya - Dominguéz - Servià - Pérez (1) - Button (1) - Glock (1) - Hamilton (1) - Stewart (fora)
Castroneves lidera, seguido por Power. A troca de posições é constante. Mais pilotos já tomaram volta, incluindo os carros da Hallan e Charles Pic, piloto da Scuderia Rocha.
Webber vem tentando conseguir posições e já passou Rosberg. Ótima recuperação do piloto da Highwind, que teve problemas no treino classificatório. No fundo do grid temos os dois carros da Jefferson, que tem um péssimo desempenho, sendo a piada da corrida.
Fim da 40ª Volta: Castroneves - Power - Räikkönen - Bourdais - Alonso - Franchitti - Tracy - MAndretti - Kanaan - Schumacher - Dixon - Barrichello - JAndretti - Patrick - Winkelhock - Viso - Kobayashi - Webber - Rosberg - Rahal - Alesi - Bianchi - Heidfeld - Karthikeyan - Hildebrand - Briscoe - Pic (1) - Montoya (1) - Servià (1) - Dominguéz (1) - Button (1) - Pérez (1) - Glock (1) - Hamilton (1)
Räikkönen enfim assume a ponta, seguido por Bourdais. Os 3wide estão perigosos neste momento, por contar com retardatários entre os líderes. Qualquer erro pode ser fatal.
No segundo pelotão, os carros vem praticamente enfileirados, evitando arriscar. Kobayashi tenta colocar por dentro para passar Winkelhock, mas perde velocidade em suas tentativas. Montoya e Servià travam briga interna no fundo do grid, enquanto estão sendo observados de perto por Dominguéz.
Fim da 50ª Volta: Räikkönen - Bourdais - Castroneves - Power - Tracy - Alonso - Schumacher - MAndretti - Dixon - Franchitti - Kanaan - Barrichello - JAndretti - Viso - Patrick - Winkelhock - Kobayashi - Rahal - Rosberg - Bianchi - Webber - Alesi - Briscoe - Karthikeyan - Hildebrand - Heidfeld - Pic (1) - Montoya (1) - Servià (1) - Dominguéz (1) - Button (1) - Pérez (1) - Hamilton (2) - Glock (2)
Bourdais segue pressionando Räikkönen. O líderes terão trabalho para ultrapassar a macica fila que inclui todos os carros da Hallan, Jefferson e Terrrible, quem vem para tomar a segunda volta. A troca de posições no grid é inarrável.
Fim da 60ª Volta: Bourdais - Castroneves - Power - Räikkönen - Tracy - Schumacher - Alonso - MAndretti - Kanaan - Franchitti - Dixon - JAndretti - Barrichello - Viso - Winkelhock - Patrick - Rahal - Rosberg - Alesi - Bianchi - Webber - Kobayashi - Briscoe - Karthikeyan - Hildebrand - Heidfeld - Pic (1) - Montoya (2) - Dominguéz (2) - Servià (2) - Pérez (2) - Button (2) - Glock (2) - Hamilton (2)
Começam as paradas para reabastecimento e troca de pneus. Muitas simultâneas causam congestionamento nos boxes, chegando a ter vinte carros fazendo suas trocas ao mesmo tempo. O trabalho da equipe irá definir quem sai na frente.
Power, com a ajuda do impecável trabalho da Watson, toma novamente a ponta na saida dos boxes. A briga está muito boa pela liderança. Viso marca a melhor volta da corrida em 0:39.495 e recolhe para sua parada.
Alonso tem problemas nos boxes, demorando para sair. Quando conseguem colocar seu carro para fora, o piloto já está em 16º, dando mais uma volta e recolhendo novamente o carro, desta vez para abandonar.
Hamilton e Glock tomam mais uma volta, um fiasco para a equipe que andou muito bem em Montreal.
Fim da 70ª Volta: Power - Räikkönen - Castroneves - Tracy - Franchitti - Dixon - Bourdais - Kanaan - Schumacher - JAndretti - Winkelhock - Viso - MAndretti - Barrichello - Patrick - Rahal - Rosberg - Webber - Alesi - Alonso (fora) - Bianchi - Kobayashi - Briscoe - Karthikeyan - Heidfeld - Hildebrand - Pic (1) - Montoya (2) - Servià (2) - Dominguéz (2) - Pérez (2) - Button (2) - Hamilton (3) - Glock (3)
Barrichello tem problemas de câmbio, bem freqüêntes na T7, recolhendo, a muito custo, seu carro para os boxes. Räikkönen lidera novamente, porém a surpresa é Winkelhock entre os dez primeiros. No meio do grid, Alesi mostra toda sua vontade de voltar a pilotar, conseguindo diversas posições.
Fim da 80ª Volta: Räikkönen - Castroneves - Power - Franchitti - Dixon - Tracy - Bourdais - Kanaan - Schumacher - Winkelhock - Viso - Rahal - JAndretti - MAndretti - Rosberg - Patrick - Alesi - Webber - Kobayashi - Bianchi - Briscoe - Karthikeyan - Heidfeld - Hildebrand - Pic (1) - Montoya (2) - Servià (2) - Dominguéz (2) - Button (2) - Pérez (2) - Glock (3) - Hamilton (3) - Barrichello (fora)
Castroneves líder! A torcida da Flashy vai a loucura ao ver seu piloto na liderança. Kanaan está dentre os dez agora, ótima corrida do brasileiro. No fundo do grid, Bianchi tem problemas, rodando na tomada da curva 1, quase causando acidente. Patrick estoura o resistente Renault de sua equipe na reta oposta.
Os Andretti travam boa briga pela 12ª posição.
Oriol Servià vem tentando segurarm seu companheiro de equipe. Porém, na tomada da curva 3, o carro tem problemas, indo direto no muro. O carro, muito avariado, volta para a pista, parando na contra-mão. Bandeira amarela em todo o circuito. O safety-car entrará novamente.
O piloto tem muita dificuldade de sair do carro, que está bem destruído. Com a ajuda da equipe de salvamento, o espanhol enfim sai do carro, indicando que está bem, com um sinal de positivo com a mão.
Fim da 90ª Volta: Castroneves - Power - Räikkönen - Bourdais - Tracy - Franchitti - Dixon - Schumacher - Kanaan - Rahal - Winkelhock - MAndretti - JAndretti - Rosberg - Viso - Webber - Alesi - Kobayashi - Briscoe - Heidfeld (1) - Hildebrand (1) - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (2) - Dominguéz (3) - Button (3) - Pérez (3) - Glock (4) - Hamilton (4) - Servià (fora) - Patrick (fora) - Bianchi (fora)
Franchitti se aproveita da parada de alguns carros para troca de pneus não programadas durante o safety-car, e assume a ponta.
Dada a relargada, não dura uma volta. Schumacher e Hildebrand se enroscam, e o pior acontece: os pilotos acabam sendo acertados por Pérez, retardatário que acabara de tomar volta. Schumacher vai parar no muro esquerdo da reta oposta, de traseira, perdendo uma roda e o motor, que solta grande quantidade de fumaça. Hildebrand, porém, é o mais prejudicado. Seu carro é arremessado no muro direito da reta, perdendo uma roda dianteira. Com o impacto, seu motor explode e começa a pegar fogo. O carro se arrasta pela reta, grudado no muro. O carro mais parece uma bola de fogo! O público, assustado, observa a tudo, sem reação. Bandeira amarela em todo o circuito. Pérez recolhe seu carro, abandonando, apenas com a asa dianteira danificada.
Os fiscais de prova estão na pista, tentando apagar o fogo do carro de Hildebrand, que não sai do carro. Enfim e à muito custo, o fogo é apagado e o piloto é socorrido. Os carros passam lento diante dos destroços, enquanto o piloto está sendo removido de helicoptero para o Methodist Hospital. Não se sabe nada do estado de saúde do piloto, mas se espera o pior.
Relargada. Will Power vem para tentar ultrapassagem em Räikkönen, quando seu carro pega uma parte suja da pista, voltando para dentro do pelotão, de lado, quebrando a asa dianteira e capotando quatro vezes, parando na contra-mão. Power pula rápido do carro, indo se refugiar na arquibancada, com medo do grande fluxo de carros. A bandeira amarela é balançada para a remoção do carro de Power, que foi socorrido, e está em observação na enfermaria do paddock.
Fim da 100ª Volta: Franchitti - Tracy - Bourdais - Castroneves - Räikkönen - Dixon - Winkelhock - Viso - Rosberg - Kobayashi - Alesi - JAndretti - MAndretti - Briscoe - Rahal - Kanaan - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Webber (1) - Power (fora) - Montoya (3) - Dominguéz (3) - Button (3) - Glock (4) - Hamilton (4) - Pérez (fora) - Hildebrand (fora) - Schumacher (fora)
Relargada novamente. Bourdais segue agora liderando. Viso vem em 5º, para felicidade da SallesF1. As trocas de posição continuam. Alesi mostra grande desempenho, vindo em 12º. Nenhuma informação ainda do estado de saúde de Hildebrand. Power segue em observação apenas por rotina.
Fim da 110ª Volta: Bourdais - Winkelhock - Franchitti - Tracy - Viso - Räikkönen - Castroneves - Dixon - JAndretti - Rosberg - MAndretti - Alesi - Kobayashi - Rahal - Briscoe - Kanaan - Heidfeld - Webber (1) - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Dominguéz (3) - Button (3) - Montoya (3) - Glock (4) - Hamilton (4)
Bourdais mantém a liderança. A surpresa é Winkelhock em segundo. O mito está muito bem nessa segunda metade da corrida. Alesi já vem em 10º, seguido por Rosberg, que pressiona muito o experiente francês. Glock e Hamilton, lentos, já são avistados pelos líderes.
Fim da 120ª Volta: Bourdais - Winkelhock - Franchitti - Tracy - Räikkönen - Castroneves - Dixon - Viso - JAndretti - Alesi - Rosberg - MAndretti - Kobayashi - Rahal - Briscoe - Kanaan - Heidfeld - Webber - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Montoya (3) - Dominguéz (3) - Button (3) - Glock (4) - Hamilton (4)
Räikkönen vem colado em Bourdais. O finlandês tenta, a todo custo, tomar a ponta. Os primeiros carros começam a fazer suas paradas. O francês Bourdais tenta segurar como pode o piloto da Lovatto. Parece que o piloto da T7 vai levar a disputa para dentro dos boxes.
Os líderes nos boxes. As equipes vão ser responsáveis pela disputa. A Lovatto trabalha muito bem e consegue colocar Räikkonen em primeiro,segundopor Bourdais. Winkelhock, que já havia parado, porém demorou mais do que devia, segue atrás dos dois. Rosberg e Alesi tiveram também problemas na parada, e perderam algumas posições.
Fim da 130ª Volta: Räikkönen - Bourdais - Winkelhock - Franchitti - Castroneves - Viso - Dixon - JAndretti - Tracy - Alesi - Rahal - Kobayashi - Briscoe - Rosberg - MAndretti - Kanaan - Webber - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Dominguéz (4) - Button (4) - Hamilton (5) - Glock (5)
Winkelhock ataca Bourdais. Franchitti vem colado neles e tenta o 3wide. O piloto da MBR força para conseguir a ultrapassagem. Räikkönen tem a ponta ameaçada, pois Franchitti já emenda a ultrapassagem, colocando o carro lado a lado com o finlandês.
A briga no meio do grid segue. Alesi tenta segurar Rosberg ao mesmo tempo que tenta superar Kobayashi.
Fim da 140ª Volta: Franchitti - Räikkönen - Winkelhock - Bourdais - Castroneves - Tracy - Dixon - Viso - Rahal - Briscoe - JAndretti - Kobayashi - Alesi - Rosberg - Webber - MAndretti - Kanaan - Heidfeld - Karthikeyan - Pic (1) - Dominguéz (4) - Montoya (4) - Button (4) - Hamilton (5) - Glock (5)
Räikkönen consegue a ponta. Wilkelhock toma algumas ultrapassagens. Glock e Hamilton tomam mais uma volta. Desempenho ridículo da Jefferson. Graham Rahal vem bem, e é a única chance da Für Vakuum de pontuar. As trocas de posição são constantes.
Fim da 150ª Volta: Räikkönen - Bourdais - Franchitti - Tracy - Castroneves - Viso - Dixon - Rahal - Briscoe - Kobayashi - Winkelhock - Alesi - Rosberg - Webber - Kanaan - JAndretti - MAndretti - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Button (4) - Dominguéz (4) - Glock (6) - Hamilton (6)
Räikkönen perde a ponta. Bourdais é agora o líder. Alesi vem em oitavo, grande corrida do francês. Dominguéz, que fazia péssima corrida, tem problemas: o motor do seu carro não aguenta e estoura na reta principal do circuito, dando tempo apenas do piloto mexicano estacionar na primeira curva, no gramado.
No meio do grid, vemos um 3wide incrível: Andretti/Webber/Rosberg, em disputa pela 13ª posição. A diferença entre os três não passa de 0.005s.
Fim da 160ª Volta: Bourdais - Franchitti - Räikkönen - Castroneves - Tracy - Rahal - Briscoe - Alesi - Dixon - Winkelhock - Kobayashi - Kanaan - MAndretti - Webber - Rosberg - JAndretti - Heidfeld - Viso - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Button (4) - Dominguéz (fora) - Glock (5) - Hamilton (6)
Bourdais mantém a ponta, o francês parece que vai vencer pela segunda vez na IRS. Franchitti segue de perto, mas não arrisca tentar ultrapassar. O 3wide no meio do grid é definido pela ultrapassagem de Webber em cima dos dois. O australiano ainda consegue mais uma posição. Hamilton já é avistado pelos líderes.
Fim da 170ª: Bourdais - Franchitti - Räikkönen - Castroneves - Tracy - Rahal - Briscoe - Dixon - Alesi - Kobayashi - Webber - Kanaan - MAndretti - Winkelhock - Rosberg - JAndretti - Viso - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Button (4) - Glock (6) - Hamilton (6)
Bourdais segue liderando. Castroneves aproveita-se do momento, e encara um 3wide com Franchitti e Räikkönen, conseguindo levar a melhor. Mario Andretti segue perto de Webber, enquanto Alesi perde posições. Na volta de numero 179, Hamilton toma mais uma volta dos líderes, chegando a 7. Nada ainda do estado de saúde do piloto J. R. Hildebrand.
Fim da 180ª: Bourdais - Castroneves - Franchitti - Räikkönen - Tracy - Rahal - Briscoe - Webber - MAndretti - Dixon - Alesi - Heidfeld - Kobayashi - Kanaan - Rosberg - Winkelhock - JAndretti - Viso - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Button (4) - Montoya (4) - Glock (6) - Hamilton (7)
Bourdais líder. Briscoe vem bem, quando seu carro derrapa na curva três, com problemas de pneu, indo no muro, de traseira. O piloto saiu inteiro, mas um prejuízo grande para a Jackson, que perdeu também o motor, que explodiu no choque. Bandeira amarela em todo o circuito, para a remoção dos restos do carro de Briscoe. Hamilton ganha um luck dog, para sua sorte. No meio do grid, Viso já está a uma volta do líder. Rosberg vem bem, colado em Heidfeld.
Castroneves toma a ponta após a relargada, abrindo a 190ª volta. O final da prova será disputado.
Fim da 190ª Volta: Castroneves - Franchitti - Räikkönen - Bourdais - Tracy - Kanaan - Webber - Rahal - MAndretti - Dixon - Alesi - Kobayashi - Heidfeld - Rosberg - Winkelhock - JAndretti - Viso (1) - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Button (5) - Montoya (5) - Glock (6) - Hamilton (6) - Briscoe (fora)
Últimas dez voltas Castroneves líder no momento, com Franchitti, Räikkönen e Bourdais muito perto. Alesi tenta recuperar o máximo posível de posições. Webber vem constante. Räikkönen vai pro 3wide com Castroneves e Franchitti. Os líderes, alinhados, vão para o tudo ou nada. Winkelhock tem problemas na volta de numero 196, ficando nos boxes. O finlandês extrai ao máximo do equipamento e ganha a briga! Vem para abrir a volta 199! Kanaan vem colado e tenta ultrapassar Franchitti. Bourdais não vai completar a corrida: seu motor estoura na última volta, triste fim para a T7.
Kimi Räikkönen vem para abrir a última volta. Por fora temos Kanaan, que já superou Castroneves. O piloto da Boutsen vem pro tudo ou nada. Na curva dois, os dois pilotos vem pro 2wide. A briga vai se arrastar até a linha de chegada. Na tangência da curva 4, os pilotos lado a lado! Que fim de corrida! Kimi Räikkönen porém, tem mais carro e consegue abrir uma minúscula vantagem na saída da curva, mantendo a ponta. Vem para receber a bandeirada! Não perde mais Kimi Räikkönen! Vence as Quinhentas Milhas de Indianapolis! Vem para se tornar o mais novo vencedor da tradicional prova do automobilismo! A Lovatto no muro dos boxes vibra muito com a vitória! Em segundo Kanaan, seguido por Castroneves.
Fim da Corrida: Räikkönen - Kanaan - Castroneves - Franchitti - Tracy - Webber - Heidfeld - Alesi - MAndretti - Rosberg - Dixon - Rahal - Kobayashi - JAndretti - Bourdais (fora) - Viso (1) - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Winkelhock (fora) - Button (5) - Montoya (5) - Glock (6) - Hamilton (6)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 2:28:54.515
2º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +0.058
3º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +0.627
4º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +0.704
5º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +0.757
6º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +2.996
7º Nick HEIDFELD (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) +3.102
8º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +3.117
9º Marco ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +3.153
10º Nico ROSBERG (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) +7.159
11º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +8.594
12º Graham RAHAL (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) +13.761
13º Kamui KOBAYASHI (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) +25.667
14º John ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +34.371
15º Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 199 Voltas
16º Ernesto VISO (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +1 volta
17º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +1 volta
18º Narain KARTHIKEYAN (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1 volta
19º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 198 Voltas
20º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +5 voltas
21º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +5 voltas
22º Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +6 voltas
23º Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +6 voltas
24º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 183 Voltas
- Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 155 Voltas
- Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 99 Voltas
- Sergio PEREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 93 Voltas
- J.R. HILDEBRAND (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 93 Voltas
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 93 Voltas
- Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 87 Voltas
- Danica PATRICK (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) 81 Voltas
- Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 80 Voltas
- Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 72 Voltas
- Fernando ALONSO (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) 69 Voltas
- Tony STEWART (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 20 Voltas
- Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 0 Voltas
MELHOR VOLTA
Ernesto VISO (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:39.495
QUEBRAS
Ryan BRISCOE, $100.000 ou Substituição do Chasssi e Motor (acidente sem capotagem + explosão do motor)
Mario DOMINGUÉZ, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Will POWER, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente com capotagem)
Sergio PEREZ, $5.000 (asa dianteira)
J. R. HILDEBRAND, $50.000 ou Substituição do Motor e Substituição do Chassi (acidente sem capotagem com incêndio + incêndio do motor)
Michael SCHUMACHER, $100.000 ou Substituição do Chasssi e Motor (acidente sem capotagem + explosão do motor)
Oriol SERVIÀ, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Danica PATRICK, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Jules BIANCHI, $2.000 (freios)
Rubens BARRICHELLO, $4.000 (câmbio)
Fernando ALONSO, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Tony STEWART, $2.000 (freios)
Pippa MANN, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente com capotagem)
A direção de prova sinaliza para as equipes alinharem seus carros no grid.
Largada: Power - MAndretti - Schumacher - Castroneves - Franchitti - Stewart - Dixon - Räikkonen - Viso - JAndretti - Alonso - Tracy - Rahal - Winkelhock - Kanaan - Mann - Kobayashi - Alesi - Heidfeld - Rosberg - Patrick - Karthikeyan - Pic - Bianchi - Servià - Montoya - Dominguéz - Button - Pérez - Hildebrand - Webber - Bourdais - Barrichello - Hamilton - Glock - Briscoe
"Gentleman, start your engines!"
A tradicional frase indica que está para começar a mais uma 500 milhas de Indianapolis. Os pilotos dão a última olhada no retrovisor para definir suas estratégias. Com 36 carrosno grid, a largada será bem movimentada.
Ao apagar dos semáforos, começa a corrida. Power mantém, porém bem pressionado.
Na terceira curva, Mann, que vinha em disputa com Kobayashi, inexplicávelmente vai ao muro, batendo forte, chegando a capotar uma vez, voando destroços para todos os lados. A direção de prova sinaliza a bandeira amarela e o safety-car se prepara para entrar, ao mesmo tempo que Pippa Mann consegue sair de seu carro e, mesmo desorientada por conta da batida, sinaliza que está tudo bem.
Na confusão, Bourdais conseguiu pular de 32º para 13º. Recolhido o safety-car, a relargada é marcada pela ultrapassagem de Schumacher em Power, que perde algumas posições. Bourdais já vem em 8º. Marco Andretti, muito mal, vem na meieira do grid.
Fim da 10ª Volta: Schumacher - Räikkönen - Stewart - Castroneves - Power - Franchitti - Bourdais - Alonso - Dixon - Viso - Rosberg - Webber - Patrick - Kobayashi - JAndretti - Kanaan - Rahal - Bianchi - Alesi - Barrichello - MAndretti - Winkelhock - Tracy - Hildebrand - Briscoe - Heidfeld - Karthikeyan - Pic - Montoya - Servià - Dominguéz - Pérez - Button - Hamilton - Glock - Mann (fora)
Boa briga entre os seis primeiros. O público presencia 3wide incríveis, Schumacher/Power/Räikkönen e Stewart/Castroneves/Bourdais. A briga é boa, a diferença do primeiro ao décimo não chega a 1 segundo. No fundo do grid, a coisa está feia para a Hallan, Terrible e Jefferson que, com erros no preparo de seus carros, tem um desempenho pífio. A Vector vem cacando posições, assim como a LPR, que brigam bem no segundo pelotão.
Fima da 20ª Volta: Power - Räikkönen - Schumacher - Castroneves - Bourdais - Stewart - Franchitti - Dixon - Alonso - JAndretti - Winkelhock - Viso - Tracy - Kobayashi - Bianchi - MAndretti - Barrichello - Patrick - Rahal - Kanaan - Rosberg - Webber - Alesi - Briscoe - Hildebrand - Heidfeld - Karthikeyan - Pic - Montoya - Dominguéz - Servià - Button - Pérez - Glock - Hamilton
Franchitti assume a ponta. Dixon vem forte, mantendo uma boa posição no grid. Destaque para a SallesF1, que mantém seus três pilotos bem na corrida.
Já temos os primeiros retardatários da corrida. Tony Stewart tem problemas. Ele tenta recolher o carro nos pits, porém não consegue frear, passando direto, em alta velocidade, quase acertando o safety-car.
Fim da 30ª Volta: Franchitti - Bourdais - Castroneves - Dixon - Power - Alonso - Räikkönen - Schumacher - Tracy - Kanaan - MAndretti - JAndretti - Viso - Barrichello - Winkelhock - Patrick - Kobayashi - Bianchi - Alesi - Rosberg - Webber - Rahal - Briscoe - Hildebrand - Heidfeld - Karthikeyan - Pic - Montoya - Dominguéz - Servià - Pérez (1) - Button (1) - Glock (1) - Hamilton (1) - Stewart (fora)
Castroneves lidera, seguido por Power. A troca de posições é constante. Mais pilotos já tomaram volta, incluindo os carros da Hallan e Charles Pic, piloto da Scuderia Rocha.
Webber vem tentando conseguir posições e já passou Rosberg. Ótima recuperação do piloto da Highwind, que teve problemas no treino classificatório. No fundo do grid temos os dois carros da Jefferson, que tem um péssimo desempenho, sendo a piada da corrida.
Fim da 40ª Volta: Castroneves - Power - Räikkönen - Bourdais - Alonso - Franchitti - Tracy - MAndretti - Kanaan - Schumacher - Dixon - Barrichello - JAndretti - Patrick - Winkelhock - Viso - Kobayashi - Webber - Rosberg - Rahal - Alesi - Bianchi - Heidfeld - Karthikeyan - Hildebrand - Briscoe - Pic (1) - Montoya (1) - Servià (1) - Dominguéz (1) - Button (1) - Pérez (1) - Glock (1) - Hamilton (1)
Räikkönen enfim assume a ponta, seguido por Bourdais. Os 3wide estão perigosos neste momento, por contar com retardatários entre os líderes. Qualquer erro pode ser fatal.
No segundo pelotão, os carros vem praticamente enfileirados, evitando arriscar. Kobayashi tenta colocar por dentro para passar Winkelhock, mas perde velocidade em suas tentativas. Montoya e Servià travam briga interna no fundo do grid, enquanto estão sendo observados de perto por Dominguéz.
Fim da 50ª Volta: Räikkönen - Bourdais - Castroneves - Power - Tracy - Alonso - Schumacher - MAndretti - Dixon - Franchitti - Kanaan - Barrichello - JAndretti - Viso - Patrick - Winkelhock - Kobayashi - Rahal - Rosberg - Bianchi - Webber - Alesi - Briscoe - Karthikeyan - Hildebrand - Heidfeld - Pic (1) - Montoya (1) - Servià (1) - Dominguéz (1) - Button (1) - Pérez (1) - Hamilton (2) - Glock (2)
Bourdais segue pressionando Räikkönen. O líderes terão trabalho para ultrapassar a macica fila que inclui todos os carros da Hallan, Jefferson e Terrrible, quem vem para tomar a segunda volta. A troca de posições no grid é inarrável.
Fim da 60ª Volta: Bourdais - Castroneves - Power - Räikkönen - Tracy - Schumacher - Alonso - MAndretti - Kanaan - Franchitti - Dixon - JAndretti - Barrichello - Viso - Winkelhock - Patrick - Rahal - Rosberg - Alesi - Bianchi - Webber - Kobayashi - Briscoe - Karthikeyan - Hildebrand - Heidfeld - Pic (1) - Montoya (2) - Dominguéz (2) - Servià (2) - Pérez (2) - Button (2) - Glock (2) - Hamilton (2)
Começam as paradas para reabastecimento e troca de pneus. Muitas simultâneas causam congestionamento nos boxes, chegando a ter vinte carros fazendo suas trocas ao mesmo tempo. O trabalho da equipe irá definir quem sai na frente.
Power, com a ajuda do impecável trabalho da Watson, toma novamente a ponta na saida dos boxes. A briga está muito boa pela liderança. Viso marca a melhor volta da corrida em 0:39.495 e recolhe para sua parada.
Alonso tem problemas nos boxes, demorando para sair. Quando conseguem colocar seu carro para fora, o piloto já está em 16º, dando mais uma volta e recolhendo novamente o carro, desta vez para abandonar.
Hamilton e Glock tomam mais uma volta, um fiasco para a equipe que andou muito bem em Montreal.
Fim da 70ª Volta: Power - Räikkönen - Castroneves - Tracy - Franchitti - Dixon - Bourdais - Kanaan - Schumacher - JAndretti - Winkelhock - Viso - MAndretti - Barrichello - Patrick - Rahal - Rosberg - Webber - Alesi - Alonso (fora) - Bianchi - Kobayashi - Briscoe - Karthikeyan - Heidfeld - Hildebrand - Pic (1) - Montoya (2) - Servià (2) - Dominguéz (2) - Pérez (2) - Button (2) - Hamilton (3) - Glock (3)
Barrichello tem problemas de câmbio, bem freqüêntes na T7, recolhendo, a muito custo, seu carro para os boxes. Räikkönen lidera novamente, porém a surpresa é Winkelhock entre os dez primeiros. No meio do grid, Alesi mostra toda sua vontade de voltar a pilotar, conseguindo diversas posições.
Fim da 80ª Volta: Räikkönen - Castroneves - Power - Franchitti - Dixon - Tracy - Bourdais - Kanaan - Schumacher - Winkelhock - Viso - Rahal - JAndretti - MAndretti - Rosberg - Patrick - Alesi - Webber - Kobayashi - Bianchi - Briscoe - Karthikeyan - Heidfeld - Hildebrand - Pic (1) - Montoya (2) - Servià (2) - Dominguéz (2) - Button (2) - Pérez (2) - Glock (3) - Hamilton (3) - Barrichello (fora)
Castroneves líder! A torcida da Flashy vai a loucura ao ver seu piloto na liderança. Kanaan está dentre os dez agora, ótima corrida do brasileiro. No fundo do grid, Bianchi tem problemas, rodando na tomada da curva 1, quase causando acidente. Patrick estoura o resistente Renault de sua equipe na reta oposta.
Os Andretti travam boa briga pela 12ª posição.
Oriol Servià vem tentando segurarm seu companheiro de equipe. Porém, na tomada da curva 3, o carro tem problemas, indo direto no muro. O carro, muito avariado, volta para a pista, parando na contra-mão. Bandeira amarela em todo o circuito. O safety-car entrará novamente.
O piloto tem muita dificuldade de sair do carro, que está bem destruído. Com a ajuda da equipe de salvamento, o espanhol enfim sai do carro, indicando que está bem, com um sinal de positivo com a mão.
Fim da 90ª Volta: Castroneves - Power - Räikkönen - Bourdais - Tracy - Franchitti - Dixon - Schumacher - Kanaan - Rahal - Winkelhock - MAndretti - JAndretti - Rosberg - Viso - Webber - Alesi - Kobayashi - Briscoe - Heidfeld (1) - Hildebrand (1) - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (2) - Dominguéz (3) - Button (3) - Pérez (3) - Glock (4) - Hamilton (4) - Servià (fora) - Patrick (fora) - Bianchi (fora)
Franchitti se aproveita da parada de alguns carros para troca de pneus não programadas durante o safety-car, e assume a ponta.
Dada a relargada, não dura uma volta. Schumacher e Hildebrand se enroscam, e o pior acontece: os pilotos acabam sendo acertados por Pérez, retardatário que acabara de tomar volta. Schumacher vai parar no muro esquerdo da reta oposta, de traseira, perdendo uma roda e o motor, que solta grande quantidade de fumaça. Hildebrand, porém, é o mais prejudicado. Seu carro é arremessado no muro direito da reta, perdendo uma roda dianteira. Com o impacto, seu motor explode e começa a pegar fogo. O carro se arrasta pela reta, grudado no muro. O carro mais parece uma bola de fogo! O público, assustado, observa a tudo, sem reação. Bandeira amarela em todo o circuito. Pérez recolhe seu carro, abandonando, apenas com a asa dianteira danificada.
Os fiscais de prova estão na pista, tentando apagar o fogo do carro de Hildebrand, que não sai do carro. Enfim e à muito custo, o fogo é apagado e o piloto é socorrido. Os carros passam lento diante dos destroços, enquanto o piloto está sendo removido de helicoptero para o Methodist Hospital. Não se sabe nada do estado de saúde do piloto, mas se espera o pior.
Relargada. Will Power vem para tentar ultrapassagem em Räikkönen, quando seu carro pega uma parte suja da pista, voltando para dentro do pelotão, de lado, quebrando a asa dianteira e capotando quatro vezes, parando na contra-mão. Power pula rápido do carro, indo se refugiar na arquibancada, com medo do grande fluxo de carros. A bandeira amarela é balançada para a remoção do carro de Power, que foi socorrido, e está em observação na enfermaria do paddock.
Fim da 100ª Volta: Franchitti - Tracy - Bourdais - Castroneves - Räikkönen - Dixon - Winkelhock - Viso - Rosberg - Kobayashi - Alesi - JAndretti - MAndretti - Briscoe - Rahal - Kanaan - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Webber (1) - Power (fora) - Montoya (3) - Dominguéz (3) - Button (3) - Glock (4) - Hamilton (4) - Pérez (fora) - Hildebrand (fora) - Schumacher (fora)
Relargada novamente. Bourdais segue agora liderando. Viso vem em 5º, para felicidade da SallesF1. As trocas de posição continuam. Alesi mostra grande desempenho, vindo em 12º. Nenhuma informação ainda do estado de saúde de Hildebrand. Power segue em observação apenas por rotina.
Fim da 110ª Volta: Bourdais - Winkelhock - Franchitti - Tracy - Viso - Räikkönen - Castroneves - Dixon - JAndretti - Rosberg - MAndretti - Alesi - Kobayashi - Rahal - Briscoe - Kanaan - Heidfeld - Webber (1) - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Dominguéz (3) - Button (3) - Montoya (3) - Glock (4) - Hamilton (4)
Bourdais mantém a liderança. A surpresa é Winkelhock em segundo. O mito está muito bem nessa segunda metade da corrida. Alesi já vem em 10º, seguido por Rosberg, que pressiona muito o experiente francês. Glock e Hamilton, lentos, já são avistados pelos líderes.
Fim da 120ª Volta: Bourdais - Winkelhock - Franchitti - Tracy - Räikkönen - Castroneves - Dixon - Viso - JAndretti - Alesi - Rosberg - MAndretti - Kobayashi - Rahal - Briscoe - Kanaan - Heidfeld - Webber - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Montoya (3) - Dominguéz (3) - Button (3) - Glock (4) - Hamilton (4)
Räikkönen vem colado em Bourdais. O finlandês tenta, a todo custo, tomar a ponta. Os primeiros carros começam a fazer suas paradas. O francês Bourdais tenta segurar como pode o piloto da Lovatto. Parece que o piloto da T7 vai levar a disputa para dentro dos boxes.
Os líderes nos boxes. As equipes vão ser responsáveis pela disputa. A Lovatto trabalha muito bem e consegue colocar Räikkonen em primeiro,segundopor Bourdais. Winkelhock, que já havia parado, porém demorou mais do que devia, segue atrás dos dois. Rosberg e Alesi tiveram também problemas na parada, e perderam algumas posições.
Fim da 130ª Volta: Räikkönen - Bourdais - Winkelhock - Franchitti - Castroneves - Viso - Dixon - JAndretti - Tracy - Alesi - Rahal - Kobayashi - Briscoe - Rosberg - MAndretti - Kanaan - Webber - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Dominguéz (4) - Button (4) - Hamilton (5) - Glock (5)
Winkelhock ataca Bourdais. Franchitti vem colado neles e tenta o 3wide. O piloto da MBR força para conseguir a ultrapassagem. Räikkönen tem a ponta ameaçada, pois Franchitti já emenda a ultrapassagem, colocando o carro lado a lado com o finlandês.
A briga no meio do grid segue. Alesi tenta segurar Rosberg ao mesmo tempo que tenta superar Kobayashi.
Fim da 140ª Volta: Franchitti - Räikkönen - Winkelhock - Bourdais - Castroneves - Tracy - Dixon - Viso - Rahal - Briscoe - JAndretti - Kobayashi - Alesi - Rosberg - Webber - MAndretti - Kanaan - Heidfeld - Karthikeyan - Pic (1) - Dominguéz (4) - Montoya (4) - Button (4) - Hamilton (5) - Glock (5)
Räikkönen consegue a ponta. Wilkelhock toma algumas ultrapassagens. Glock e Hamilton tomam mais uma volta. Desempenho ridículo da Jefferson. Graham Rahal vem bem, e é a única chance da Für Vakuum de pontuar. As trocas de posição são constantes.
Fim da 150ª Volta: Räikkönen - Bourdais - Franchitti - Tracy - Castroneves - Viso - Dixon - Rahal - Briscoe - Kobayashi - Winkelhock - Alesi - Rosberg - Webber - Kanaan - JAndretti - MAndretti - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Button (4) - Dominguéz (4) - Glock (6) - Hamilton (6)
Räikkönen perde a ponta. Bourdais é agora o líder. Alesi vem em oitavo, grande corrida do francês. Dominguéz, que fazia péssima corrida, tem problemas: o motor do seu carro não aguenta e estoura na reta principal do circuito, dando tempo apenas do piloto mexicano estacionar na primeira curva, no gramado.
No meio do grid, vemos um 3wide incrível: Andretti/Webber/Rosberg, em disputa pela 13ª posição. A diferença entre os três não passa de 0.005s.
Fim da 160ª Volta: Bourdais - Franchitti - Räikkönen - Castroneves - Tracy - Rahal - Briscoe - Alesi - Dixon - Winkelhock - Kobayashi - Kanaan - MAndretti - Webber - Rosberg - JAndretti - Heidfeld - Viso - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Button (4) - Dominguéz (fora) - Glock (5) - Hamilton (6)
Bourdais mantém a ponta, o francês parece que vai vencer pela segunda vez na IRS. Franchitti segue de perto, mas não arrisca tentar ultrapassar. O 3wide no meio do grid é definido pela ultrapassagem de Webber em cima dos dois. O australiano ainda consegue mais uma posição. Hamilton já é avistado pelos líderes.
Fim da 170ª: Bourdais - Franchitti - Räikkönen - Castroneves - Tracy - Rahal - Briscoe - Dixon - Alesi - Kobayashi - Webber - Kanaan - MAndretti - Winkelhock - Rosberg - JAndretti - Viso - Heidfeld - Karthikeyan (1) - Pic (1) - Montoya (4) - Button (4) - Glock (6) - Hamilton (6)
Bourdais segue liderando. Castroneves aproveita-se do momento, e encara um 3wide com Franchitti e Räikkönen, conseguindo levar a melhor. Mario Andretti segue perto de Webber, enquanto Alesi perde posições. Na volta de numero 179, Hamilton toma mais uma volta dos líderes, chegando a 7. Nada ainda do estado de saúde do piloto J. R. Hildebrand.
Fim da 180ª: Bourdais - Castroneves - Franchitti - Räikkönen - Tracy - Rahal - Briscoe - Webber - MAndretti - Dixon - Alesi - Heidfeld - Kobayashi - Kanaan - Rosberg - Winkelhock - JAndretti - Viso - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Button (4) - Montoya (4) - Glock (6) - Hamilton (7)
Bourdais líder. Briscoe vem bem, quando seu carro derrapa na curva três, com problemas de pneu, indo no muro, de traseira. O piloto saiu inteiro, mas um prejuízo grande para a Jackson, que perdeu também o motor, que explodiu no choque. Bandeira amarela em todo o circuito, para a remoção dos restos do carro de Briscoe. Hamilton ganha um luck dog, para sua sorte. No meio do grid, Viso já está a uma volta do líder. Rosberg vem bem, colado em Heidfeld.
Castroneves toma a ponta após a relargada, abrindo a 190ª volta. O final da prova será disputado.
Fim da 190ª Volta: Castroneves - Franchitti - Räikkönen - Bourdais - Tracy - Kanaan - Webber - Rahal - MAndretti - Dixon - Alesi - Kobayashi - Heidfeld - Rosberg - Winkelhock - JAndretti - Viso (1) - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Button (5) - Montoya (5) - Glock (6) - Hamilton (6) - Briscoe (fora)
Últimas dez voltas Castroneves líder no momento, com Franchitti, Räikkönen e Bourdais muito perto. Alesi tenta recuperar o máximo posível de posições. Webber vem constante. Räikkönen vai pro 3wide com Castroneves e Franchitti. Os líderes, alinhados, vão para o tudo ou nada. Winkelhock tem problemas na volta de numero 196, ficando nos boxes. O finlandês extrai ao máximo do equipamento e ganha a briga! Vem para abrir a volta 199! Kanaan vem colado e tenta ultrapassar Franchitti. Bourdais não vai completar a corrida: seu motor estoura na última volta, triste fim para a T7.
Kimi Räikkönen vem para abrir a última volta. Por fora temos Kanaan, que já superou Castroneves. O piloto da Boutsen vem pro tudo ou nada. Na curva dois, os dois pilotos vem pro 2wide. A briga vai se arrastar até a linha de chegada. Na tangência da curva 4, os pilotos lado a lado! Que fim de corrida! Kimi Räikkönen porém, tem mais carro e consegue abrir uma minúscula vantagem na saída da curva, mantendo a ponta. Vem para receber a bandeirada! Não perde mais Kimi Räikkönen! Vence as Quinhentas Milhas de Indianapolis! Vem para se tornar o mais novo vencedor da tradicional prova do automobilismo! A Lovatto no muro dos boxes vibra muito com a vitória! Em segundo Kanaan, seguido por Castroneves.
Fim da Corrida: Räikkönen - Kanaan - Castroneves - Franchitti - Tracy - Webber - Heidfeld - Alesi - MAndretti - Rosberg - Dixon - Rahal - Kobayashi - JAndretti - Bourdais (fora) - Viso (1) - Pic (1) - Karthikeyan (1) - Winkelhock (fora) - Button (5) - Montoya (5) - Glock (6) - Hamilton (6)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 2:28:54.515
2º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +0.058
3º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +0.627
4º Dario FRANCHITTI (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +0.704
5º Paul TRACY (MBR/Penske/Mercedes/Bridgestone) +0.757
6º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +2.996
7º Nick HEIDFELD (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) +3.102
8º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +3.117
9º Marco ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +3.153
10º Nico ROSBERG (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) +7.159
11º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +8.594
12º Graham RAHAL (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) +13.761
13º Kamui KOBAYASHI (Vector/Renault/Renault/Bridgestone) +25.667
14º John ANDRETTI (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +34.371
15º Sebastien BOURDAIS (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 199 Voltas
16º Ernesto VISO (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) +1 volta
17º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +1 volta
18º Narain KARTHIKEYAN (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1 volta
19º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 198 Voltas
20º Jenson BUTTON (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +5 voltas
21º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +5 voltas
22º Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +6 voltas
23º Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +6 voltas
24º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 183 Voltas
- Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 155 Voltas
- Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 99 Voltas
- Sergio PEREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 93 Voltas
- J.R. HILDEBRAND (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 93 Voltas
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 93 Voltas
- Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 87 Voltas
- Danica PATRICK (LPR/Red Bull/Renault/Bridgestone) 81 Voltas
- Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 80 Voltas
- Rubens BARRICHELLO (T7/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 72 Voltas
- Fernando ALONSO (Vakuum/Red Bull/BMW/Firestone) 69 Voltas
- Tony STEWART (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 20 Voltas
- Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 0 Voltas
MELHOR VOLTA
Ernesto VISO (Salles/Ferrari/Ferrari/Bridgestone) 0:39.495
QUEBRAS
Ryan BRISCOE, $100.000 ou Substituição do Chasssi e Motor (acidente sem capotagem + explosão do motor)
Mario DOMINGUÉZ, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Will POWER, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente com capotagem)
Sergio PEREZ, $5.000 (asa dianteira)
J. R. HILDEBRAND, $50.000 ou Substituição do Motor e Substituição do Chassi (acidente sem capotagem com incêndio + incêndio do motor)
Michael SCHUMACHER, $100.000 ou Substituição do Chasssi e Motor (acidente sem capotagem + explosão do motor)
Oriol SERVIÀ, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Danica PATRICK, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Jules BIANCHI, $2.000 (freios)
Rubens BARRICHELLO, $4.000 (câmbio)
Fernando ALONSO, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Tony STEWART, $2.000 (freios)
Pippa MANN, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente com capotagem)
J. R. HILDEBRAND
O estado de saúde do piloto J. R. Hildebrand é tido como gravíssimo. O piloto teve fraturas múltiplas na mão e braço direito, além de ter inalado muita fumaça, bem como algumas queimaduras. O piloto segue internado no Methodist Hospital. Não há mais informações a respeito neste momento.
Interações dos Chefes de Equipe
Boutsen
Quase ganhamos, mas tudo bem, finalmente conseguimos um bom resultado.
MBR
Chega a hora da pressão e o Franchitti tá arregando... primeiro em Monterrey, agora aqui.
Rocha
A Scuderia Rocha festeja o oitavo lugar de Jean Alesi em Indianapolis! O resultado mostra o quanto nosso projeto é sério, apesar de nossa inexperiência. O azar do grave acidente de Vettel na estreia é o único motivo pelo qual estamos mal classificados no campeonato.
E nossos parabéns aos vencedores!
Lovatto
WE ARE THE WINNERS!!! WE ARE THE WINNERS!!!
Vector
Boa corrida de estréia, mas queríamos mesmo é ter vencido o duelo contra as outras novatas. Mas mesmo assim valeu
Lovatto
Um top 10 logo na estréia tá muito bom, Saimon.
Flashy
SENNASTRONEVES !!! TOP 3 INDY !!
Moikanos
Bosta
LPR
Ótima estréia!
Quase ganhamos, mas tudo bem, finalmente conseguimos um bom resultado.
MBR
Chega a hora da pressão e o Franchitti tá arregando... primeiro em Monterrey, agora aqui.
Rocha
A Scuderia Rocha festeja o oitavo lugar de Jean Alesi em Indianapolis! O resultado mostra o quanto nosso projeto é sério, apesar de nossa inexperiência. O azar do grave acidente de Vettel na estreia é o único motivo pelo qual estamos mal classificados no campeonato.
E nossos parabéns aos vencedores!
Lovatto
WE ARE THE WINNERS!!! WE ARE THE WINNERS!!!
Vector
Boa corrida de estréia, mas queríamos mesmo é ter vencido o duelo contra as outras novatas. Mas mesmo assim valeu
Lovatto
Um top 10 logo na estréia tá muito bom, Saimon.
Flashy
SENNASTRONEVES !!! TOP 3 INDY !!
Moikanos
Bosta
LPR
Ótima estréia!
Tópicos semelhantes
» I - Controle de Faltas
» I - Controle de Uso de Pay-Drivers
» II - Controle de Faltas
» II - Controle de Uso de Pay-Drivers
» II - Etapa 2 - UBS Chinese Grand Prix
» I - Controle de Uso de Pay-Drivers
» II - Controle de Faltas
» II - Controle de Uso de Pay-Drivers
» II - Etapa 2 - UBS Chinese Grand Prix
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos