II - Sala de Imprensa
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II - Sala de Imprensa
Tópico destinado para notícias postadas pelos chefes de equipes, com declarações de cunho próprio. Declarações de terceiros, como patrocinadores, pilotos e equipes de engenheiros só poderão ser postadas pelo administrador da IRS.
Tadaomi Krantz apresenta ao pública a nova equipe da categoira
Com poucas palavras, Tadaomi Krantz apresentou a nova equipe da IRS: a basca Krantz Racing. O chefe de equipe declarou-se satisfeito com os acordos iniciais firmados, sobretudo com a parceria com a Ferrari e o patrocínio da Castrol. Perguntado sobre os objetivos na categoria, Krantz afirmou que o primeiro ano é de consolidação e experiência na categoria para então alçar vôos maiores no campeonato
Krantz foi enfático ao declarar que não haverá primeiro piloto em sua equipe após polêmica sobre uma suposta preferência por Mike Conway, piloto que, para muitos, foi trazido apenas por atender a interesses do patrocinador em ver um piloto britânico na equipe, afirmando que "Mark (Webber) e Mike (Conway) brigarão de igual para igual e que confia em uma boa temporada de ambos os pilotos.
Ao final da coletiva, Krantz também criticou a falta de mobilização da prefeitura de Bilbao para organização do circuito de rua da cidade para a categoria mesmo após indicação da equipe. A especulação é de que a corrida disputada em solo espanhol seja em Jerez de la Frontera.
Krantz foi enfático ao declarar que não haverá primeiro piloto em sua equipe após polêmica sobre uma suposta preferência por Mike Conway, piloto que, para muitos, foi trazido apenas por atender a interesses do patrocinador em ver um piloto britânico na equipe, afirmando que "Mark (Webber) e Mike (Conway) brigarão de igual para igual e que confia em uma boa temporada de ambos os pilotos.
Ao final da coletiva, Krantz também criticou a falta de mobilização da prefeitura de Bilbao para organização do circuito de rua da cidade para a categoria mesmo após indicação da equipe. A especulação é de que a corrida disputada em solo espanhol seja em Jerez de la Frontera.
Lovatto Sports faz apresentação no Campo de Marte
O Estado de São Paulo
A equipe Lovatto Sports fez hoje sua festa de apresentação para a nova temporada da IRS no Campo de Marte. A apresentação contou com exibições de jatos da FAB antes do principal: a chegada do "LovattoJet", avião bancado pela Heineken para a apresentação e vai ser o veículo aéreo oficial do time durante a nova temporada. Do avião, saíram os dois carros da equipe para a próxima temporada, comandados pelos pilotos oficias da equipe: Kimi Raikkonen e Felipe Massa.
Perguntado sobre as esperanças para a nova temporada, Il Capo foi claro: "Iremos pelos títulos. Ambos. Não há mais nenhuma desvantagem em relação a Hallan. Só estamos pensando nos títulos." Ainda deu tempo de criticar a maneira que foi noticiada a saída de Ryan Hunter-Reay: "Foi injusta a forma como foi noticiada. O mais importante é que o Ryan entendeu e, infelizmente, ele vai ser um rival nosso esse ano. Mas não posso contratar todos os pilotos possíveis, então não pude fazer muito."
A equipe Lovatto Sports fez hoje sua festa de apresentação para a nova temporada da IRS no Campo de Marte. A apresentação contou com exibições de jatos da FAB antes do principal: a chegada do "LovattoJet", avião bancado pela Heineken para a apresentação e vai ser o veículo aéreo oficial do time durante a nova temporada. Do avião, saíram os dois carros da equipe para a próxima temporada, comandados pelos pilotos oficias da equipe: Kimi Raikkonen e Felipe Massa.
Perguntado sobre as esperanças para a nova temporada, Il Capo foi claro: "Iremos pelos títulos. Ambos. Não há mais nenhuma desvantagem em relação a Hallan. Só estamos pensando nos títulos." Ainda deu tempo de criticar a maneira que foi noticiada a saída de Ryan Hunter-Reay: "Foi injusta a forma como foi noticiada. O mais importante é que o Ryan entendeu e, infelizmente, ele vai ser um rival nosso esse ano. Mas não posso contratar todos os pilotos possíveis, então não pude fazer muito."
Jenson Button quebra o silêncio e fala de sua recuperação
The Sun
Após grave acidente sofrido em Agosto passado, no circuito de Hockenheim, Jenson Button falou a nossa equipe. Afastado por conta de seu tratamento, Jenson, que deve ficar afastado até Julho, comentou sobre os últimos meses.
"Venho me recuperando a cada dia, preciso ainda de seções de fisioterapia por conta da lesão na mão, mas já consigo realizar os principais movimentos. Segundo o médico que cuida de minha recuperação, creio que em Maio já estarei fazendo os primeiros testes em monopostos."
Questionado sobre o acidente, Jenson Button comentou:
"Me lembro pouco do acidente, sei que o carro não estava bom para o dia. Quando entrei na Parabolika, senti o carro balançar e, quando toquei na zebra, o carro perdeu estabilidade e acabou capotando. Depois disso, só lembro quando já estava no hospital."
Sobre sua volta, Button lamentou seu futuro incerto:
"Não faço idéia se correrei essa temporada. Embora eu esteja apto no meio da temporada, não sei em que forma volto e se terei oportunidade de mostrar serviço em pista."
Após grave acidente sofrido em Agosto passado, no circuito de Hockenheim, Jenson Button falou a nossa equipe. Afastado por conta de seu tratamento, Jenson, que deve ficar afastado até Julho, comentou sobre os últimos meses.
"Venho me recuperando a cada dia, preciso ainda de seções de fisioterapia por conta da lesão na mão, mas já consigo realizar os principais movimentos. Segundo o médico que cuida de minha recuperação, creio que em Maio já estarei fazendo os primeiros testes em monopostos."
Questionado sobre o acidente, Jenson Button comentou:
"Me lembro pouco do acidente, sei que o carro não estava bom para o dia. Quando entrei na Parabolika, senti o carro balançar e, quando toquei na zebra, o carro perdeu estabilidade e acabou capotando. Depois disso, só lembro quando já estava no hospital."
Sobre sua volta, Button lamentou seu futuro incerto:
"Não faço idéia se correrei essa temporada. Embora eu esteja apto no meio da temporada, não sei em que forma volto e se terei oportunidade de mostrar serviço em pista."
Narain Karthikeayn faz primeiros treinos após grave acidente
The Sun
Após longa recuperação, o indiano Narain Karthikeyan realizou seu primeiro treino, que marca seu retorno ao automobilismo profissional. Karthi, como é carinhosamente chamado no meio, foi convidado a testar o monoposto que será utilizado na ERS, categoria européia vinculada à IRS.
O indiano mostrou que continua bem e completou algumas volta a bordo do monoposto que é a novidade desta temporada. Em rapida declaração, Karthikeyan comentou:
"Mal posso esperar para voltar a pilotar pela IRS. Estou bem, consegui ter uma recuperação rápida, e creio que até Maio poderei estar participando de etapas completas." - comentou o indiano, que teve surpreendente recuperação após o grave acidente em Monaco.
Após longa recuperação, o indiano Narain Karthikeyan realizou seu primeiro treino, que marca seu retorno ao automobilismo profissional. Karthi, como é carinhosamente chamado no meio, foi convidado a testar o monoposto que será utilizado na ERS, categoria européia vinculada à IRS.
O indiano mostrou que continua bem e completou algumas volta a bordo do monoposto que é a novidade desta temporada. Em rapida declaração, Karthikeyan comentou:
"Mal posso esperar para voltar a pilotar pela IRS. Estou bem, consegui ter uma recuperação rápida, e creio que até Maio poderei estar participando de etapas completas." - comentou o indiano, que teve surpreendente recuperação após o grave acidente em Monaco.
A IRA divulga a criação e os calendários da ERS e NARS, categorias regionais vinculadas a IRS
The Sun
Por intermédio de sua acessoria de imprensa, a IRA (International Racing Association) anunciou esta tarde a criação de duas categorias subsidiárias à IRS. De acordo com Mark Blundell, a criação dessas categorias tem como principal motivo a centralização das principais categorias de acesso à IRS, pois as mesmas ainda são controladas pela FIA (GP2) e pela IRL (Indy Lights).
"Assim como tomamos a ponta para criar um campeonato realmente mundial, ao substituir as principais categorias por uma categoria única, de enorme competitividade, queremos agora que nossa base tenha os mesmos benefícios, por isso anunciamos a criação da ERS, European Racing Series, e NARS, North American Racing Series, ambas sob o mesmo comando da IRS."
Como foi divulgado pela IRA à nossa equipe, as categorias terão formatos interessantes e únicos, como pode ser visto abaixo:
- ERS (European Racing Series), categoria com base em Northamptonshire, Grã-Bretanha. O campeonato abrigará 10 etapas, sendo 8 em circuito misto/rua e 2 em circuito oval. Terá sempre uma etapa tradicional e fixa, em Silverstone. Terá o chassi fornecido pela Dallara, de nomenclatura GP-01. Os pneus serão fornecidos pela Pirelli, de nomenclatura CP3-01. Os motores serão fornecidos por fabricantes européias.
- NARS (North American Racing Series), categoria com base em Speedway, Estados Unidos. O campeonato abrigará 10 etapas, sendo 2 em circuito misto/rua e 8 em circuito oval. Terá sempre uma etapa tradicional e fixa, em Indianapolis. Terá o chassi fornecido pela Dallara, de nomenclatura GP-01. Os pneus serão fornecidos pela Goodyear, de nomenclatura GSR-01. Os motores serão fornecidos por fabricantes norte-americanas e asiáticas.
Segundo ainda Mark Blundell, serão aptos para participar das categorias, todos os pilotos que não estão empregados na IRS, tendo idade limite de 30 anos, com no máximo 4 corridas disputadas na categoria principal.
Por intermédio de sua acessoria de imprensa, a IRA (International Racing Association) anunciou esta tarde a criação de duas categorias subsidiárias à IRS. De acordo com Mark Blundell, a criação dessas categorias tem como principal motivo a centralização das principais categorias de acesso à IRS, pois as mesmas ainda são controladas pela FIA (GP2) e pela IRL (Indy Lights).
"Assim como tomamos a ponta para criar um campeonato realmente mundial, ao substituir as principais categorias por uma categoria única, de enorme competitividade, queremos agora que nossa base tenha os mesmos benefícios, por isso anunciamos a criação da ERS, European Racing Series, e NARS, North American Racing Series, ambas sob o mesmo comando da IRS."
Como foi divulgado pela IRA à nossa equipe, as categorias terão formatos interessantes e únicos, como pode ser visto abaixo:
- ERS (European Racing Series), categoria com base em Northamptonshire, Grã-Bretanha. O campeonato abrigará 10 etapas, sendo 8 em circuito misto/rua e 2 em circuito oval. Terá sempre uma etapa tradicional e fixa, em Silverstone. Terá o chassi fornecido pela Dallara, de nomenclatura GP-01. Os pneus serão fornecidos pela Pirelli, de nomenclatura CP3-01. Os motores serão fornecidos por fabricantes européias.
- NARS (North American Racing Series), categoria com base em Speedway, Estados Unidos. O campeonato abrigará 10 etapas, sendo 2 em circuito misto/rua e 8 em circuito oval. Terá sempre uma etapa tradicional e fixa, em Indianapolis. Terá o chassi fornecido pela Dallara, de nomenclatura GP-01. Os pneus serão fornecidos pela Goodyear, de nomenclatura GSR-01. Os motores serão fornecidos por fabricantes norte-americanas e asiáticas.
Segundo ainda Mark Blundell, serão aptos para participar das categorias, todos os pilotos que não estão empregados na IRS, tendo idade limite de 30 anos, com no máximo 4 corridas disputadas na categoria principal.
Manager da Jackson MotoSports opina sobre os testes
The New York Times
Após os resultados dos testes no circuito de Road America, em Elkhart Lake, o presidente da Jackson concedeu pequenas declarações a imprensa, mostrando estar satisfeito. É só um começo, mas tivemos um bom desempenho. Briscoe e Barrichelo não deixaram a desejar. Os planos da equipe se demonstram ambiciosos. Especula-se no meio que a Jackson vem investindo pesado em seus carros e pilotos. Indagado sobre os próximos circuitos e sobre desempenho do carro, Martins não deixou uma exatidão sobre o assunto. Vamos correr e analisar os resultados. Nossa tendencia é evoluir, pois temos adversários poderosos e respeitáveis. Os próximos testes serão no circuito Oval de Rockingham, na Grã Bretanha, e no circuito misto da Catalunya, em Barcelona.
Após os resultados dos testes no circuito de Road America, em Elkhart Lake, o presidente da Jackson concedeu pequenas declarações a imprensa, mostrando estar satisfeito. É só um começo, mas tivemos um bom desempenho. Briscoe e Barrichelo não deixaram a desejar. Os planos da equipe se demonstram ambiciosos. Especula-se no meio que a Jackson vem investindo pesado em seus carros e pilotos. Indagado sobre os próximos circuitos e sobre desempenho do carro, Martins não deixou uma exatidão sobre o assunto. Vamos correr e analisar os resultados. Nossa tendencia é evoluir, pois temos adversários poderosos e respeitáveis. Os próximos testes serão no circuito Oval de Rockingham, na Grã Bretanha, e no circuito misto da Catalunya, em Barcelona.
RAPIDINHAS - PRÉ-TEMPORADA
- Ponto positivo para a Jackson e Rocha, únicas equipes a conseguirem pilotos no TOP10 dos três treinos pré-temporada. As equipes mostraram que estão bem constantes, com um projeto bem feito para brigar pelo título desta temporada.
- Ponto positivo também para a Kamikaze e Vector que, estreantes nesta temporada, conseguiram carros rápidos, que poderão brigar por vitórias. Enquanto a Kamikaze mostrou muita competência no speedway de Rockingham, a Vector mostrou toda sua perícia nos circuitos mistos, especialmente os mais travados, como Barcelona.
- Ponto negativo para a Hallan, Lovatto e MBR, principais equipes da temporada passada, que parecem estar ainda se acostumando ao novo carro e kits aerodinâmicos. Embora tenham feito bonito em um ou outro treino, tem muito o que melhorar, sendo a melhor das três a Hallan, que conseguiu TOP5 nos dois treinos em circuitos mistos.
- Ponto negativo ainda para a Black, Flashy e Jefferson, equipes que mal sairam da parte final da classificação dos três treinos. Enquanto a Black e Flashy sofrem pela má escolha dos chassis Dallara, a Jefferson passa por um momento ruim graças apenas aos acertos adotados, muitas vezes o oposto do exigido.
- Destaques positivos para a briga entre Piquet, Briscoe, Servià, Montoya e Kobayashi, em Road America. Suas equipes disponibilizaram carros muito competitivos, com um ótimo trabalho de configuração para o circuito. Disputa difícil, se manteve do início ao fim, com boa 'vitória' da Moikanos que, junto com um desempenho muito superior ao esperado de Nelson Ângelo Piquet, mostrou que é candidata ao título.
- Destaques negativos para Castroneves, Meira, Mutoh e Nakajima, que não conseguiram dar a volta por cima, sofrendo tanto com o ruim equipamento, quanto com o acerto, que não estava muito bom. Destaque negativo ainda para Markus Winkelhock e Pastor Maldonado, que mostraram muito desrespeito com os companheiros de pista, causando acidentes que poderiam ter sido facilmente evitados.
- Destaques positivos para Pic e Vettel, que deram um show de habilidade e arrojo em Rockingham, conseguindo a primeira dobradinha da Rocha em disputa de tempos. Enquanto Charles Pic abusou do vácuo para marcar o temporal de 0:25.076, Sebastian Vettel passou por espaços onde muitos não se arriscariam. Destaque ainda para a briga entre as duplas Kamikaze e MBR, que dominaram a parte meieira do treino, mostrando que a Penske aprendeu com os erros e tem agora um chassi muito competitivo.
- Destaques negativos para a Jefferson, Moikanos e SallesF1. Enquanto a Jefferson e a SallesF1 abusaram em acertos impossíveis para o circuito, fazendo seus pilotos terem dificuldades de manter o carro em suas voltas, a Moikanos deu um exemplo tragédia em equipe, quando Piquet rodou na curva 1, e ficou tempo mais do que devia para liberar a pista. Com resultado disso, tivemos um acidente envolvendo diversos carros, incluindo a batida espetacular de Scott Dixon, que se safou por pouco.
- Destaques positivos para Kanaan e Hamilton, que deram um show em Barcelona, mostrando que a Boutsen deve dominar os mistos de baixa e média velocidades. Com nada menos que 1 segundo e meio do primeiro ao terceiro colocado, dominaram um treino onde tivemos a Boutsen e o resto do grid. Destaque positivo também para a Vector, que com um bom acerto no carro de Danica Patrick, conseguiu o quarto tempo, por méritos.
- Destaque negativo para a Jefferson que, com o erro do ano, ficou muito atrás nos treinos, além de terem culpa em dois acidentes feios. No primeiro, Kimball quase capotou com seu carro, após ser acertado pela Watson de Power, abandonando em seguida. No segundo, Glock por pouco não foi acertado pela asa dianteira e roda de Giorgio Pantano, italiano que literalmente passou por cima do carro verde da Jefferson. Destaques negativos ainda para Fernando Alonso que, em um enrosco com Nelson Ângelo Piquet, acabou tirando o brasileiro da parte final do treino, após sair dos boxes de um jeito crimonoso.
- Ponto positivo também para a Kamikaze e Vector que, estreantes nesta temporada, conseguiram carros rápidos, que poderão brigar por vitórias. Enquanto a Kamikaze mostrou muita competência no speedway de Rockingham, a Vector mostrou toda sua perícia nos circuitos mistos, especialmente os mais travados, como Barcelona.
- Ponto negativo para a Hallan, Lovatto e MBR, principais equipes da temporada passada, que parecem estar ainda se acostumando ao novo carro e kits aerodinâmicos. Embora tenham feito bonito em um ou outro treino, tem muito o que melhorar, sendo a melhor das três a Hallan, que conseguiu TOP5 nos dois treinos em circuitos mistos.
- Ponto negativo ainda para a Black, Flashy e Jefferson, equipes que mal sairam da parte final da classificação dos três treinos. Enquanto a Black e Flashy sofrem pela má escolha dos chassis Dallara, a Jefferson passa por um momento ruim graças apenas aos acertos adotados, muitas vezes o oposto do exigido.
- Destaques positivos para a briga entre Piquet, Briscoe, Servià, Montoya e Kobayashi, em Road America. Suas equipes disponibilizaram carros muito competitivos, com um ótimo trabalho de configuração para o circuito. Disputa difícil, se manteve do início ao fim, com boa 'vitória' da Moikanos que, junto com um desempenho muito superior ao esperado de Nelson Ângelo Piquet, mostrou que é candidata ao título.
- Destaques negativos para Castroneves, Meira, Mutoh e Nakajima, que não conseguiram dar a volta por cima, sofrendo tanto com o ruim equipamento, quanto com o acerto, que não estava muito bom. Destaque negativo ainda para Markus Winkelhock e Pastor Maldonado, que mostraram muito desrespeito com os companheiros de pista, causando acidentes que poderiam ter sido facilmente evitados.
- Destaques positivos para Pic e Vettel, que deram um show de habilidade e arrojo em Rockingham, conseguindo a primeira dobradinha da Rocha em disputa de tempos. Enquanto Charles Pic abusou do vácuo para marcar o temporal de 0:25.076, Sebastian Vettel passou por espaços onde muitos não se arriscariam. Destaque ainda para a briga entre as duplas Kamikaze e MBR, que dominaram a parte meieira do treino, mostrando que a Penske aprendeu com os erros e tem agora um chassi muito competitivo.
- Destaques negativos para a Jefferson, Moikanos e SallesF1. Enquanto a Jefferson e a SallesF1 abusaram em acertos impossíveis para o circuito, fazendo seus pilotos terem dificuldades de manter o carro em suas voltas, a Moikanos deu um exemplo tragédia em equipe, quando Piquet rodou na curva 1, e ficou tempo mais do que devia para liberar a pista. Com resultado disso, tivemos um acidente envolvendo diversos carros, incluindo a batida espetacular de Scott Dixon, que se safou por pouco.
- Destaques positivos para Kanaan e Hamilton, que deram um show em Barcelona, mostrando que a Boutsen deve dominar os mistos de baixa e média velocidades. Com nada menos que 1 segundo e meio do primeiro ao terceiro colocado, dominaram um treino onde tivemos a Boutsen e o resto do grid. Destaque positivo também para a Vector, que com um bom acerto no carro de Danica Patrick, conseguiu o quarto tempo, por méritos.
- Destaque negativo para a Jefferson que, com o erro do ano, ficou muito atrás nos treinos, além de terem culpa em dois acidentes feios. No primeiro, Kimball quase capotou com seu carro, após ser acertado pela Watson de Power, abandonando em seguida. No segundo, Glock por pouco não foi acertado pela asa dianteira e roda de Giorgio Pantano, italiano que literalmente passou por cima do carro verde da Jefferson. Destaques negativos ainda para Fernando Alonso que, em um enrosco com Nelson Ângelo Piquet, acabou tirando o brasileiro da parte final do treino, após sair dos boxes de um jeito crimonoso.
Papo de Box - Anhembi
- Montoya voa baixo e leva a primeira pole da temporada. O colombiano da Hallan mostrou que a equipe fez bem em renovar seu contrato e já mostra desempenho superior ao seu companheiro de equipe logo na primeira etapa. O piloto elogiou muito o trabalho da equipe em seu carro, prometendo trazer mais alegria para a equipe na corrida. O catalão Oriol Servià, atual campeão da IRS, fechou o nono tempo, largando da quinta fila.
- A Lovatto mostrou que vem em busca do título de construtores. Bem preparada para esta etapa, a equipe conseguiu a segunda posição, com o finlandês Kimi Räikkönen. Além disso, ainda terá seus outros dois pilotos na segunda fila, com Lucas Di Grassi, pay-driver, em terceiro, e Felipe Massa, segundo piloto, em quarto. O brasileiro Massa, comentou que o acerto do carro está muito bom, e espera fazer uma boa prova, assim como fez temporada passada.
- Uma surpresa na quinta posição, Bruno Senna ocupa a terceira fileira pela Highwind. O piloto, que comprou uma vaga na equipe inglesa, parece ter se adaptado muito bem ao carro preparado pela equipe. "Estou muito satisfeito com o que me foi dado, e espero conseguir repetir a performance na corrida" - disse o brasileiro. O primeiro piloto da equipe, por outro lado, parece que não ficou muito satisfeito com seu desempenho. Nico Rosberg teceu altas críticas pelo favorecimento do pay-driver, com o melhor trabalho da equipe: "Creio que eu fiquei em segundo plano, preferiram favorecer quem tem mais contato com a pista".
- Com uma boa colocação, Will Power larga da terceira fila, já com boas possibilidades de pontuar. O australiano parabenizou o trabalho da Watson, que ajustou muito bem seu carro. Por outro lado, criticou os motores Honda, que em sua opinião, deixam a desejar nas longas retas do circuito. Com os mesmos 'problemas', Justin Wilson, segundo piloto da equipe, fechou o décimo-quinto tempo.
- Com muita comemoração da equipe, o piloto pagante Bruno Junqueira colocou o fraco chassi Lotus na oitava posição, e largará da quarta fila. Muito feliz, comentou que o carro estava muito bem preparado, o que falicitou o trabalho. Já os pilotos regulares da Jefferson não tiveram a mesma sorte. Largando da metade final do grid, Charlie Kimball fechou a décima-nona posição, enquanto Timo Glock larga da trigésima-segunda, praticamente no fundo do grid.
- Ponto positivo para a Jackson, MBR, Moikanos e Rocha, que trabalharam bem, conseguindo largar da primeira metade do grid. Sebastian Vettel, com um desempenho excepcional, conseguiu tirar tudo do carro que o ajuste de seu carro permitiu. No mesmo patamar, a Jackson teve os mesmos problemas com o ajuste de seus carros, sofrendo bastante. Já a Moikanos, conseguiu um carro rápido nos setores lentos, porém, com pouca velocidade final das longas retas.
- Ponto negativo para a Black e Flashy, que erraram feio nos ajustes de seus carros. Com dificuldades nas ondulações da capa asfáltica do circuito, a Black acabou prejudicando tanto seus pilotos, que nem conseguiram marcar tempo, como o piloto da MBR, Dario Franchitti, que foi acertado por Hideki Mutoh, na altura do S do Samba. Já a Flashy, tentou montar um acerto alternativo, mas acabou errando feio na distribuição de marchas.
- Ponto negativo ainda tanto para a SallesF1, que já inicia faltando à um evento oficial, quando à Prefeitura de São Paulo, que não melhorou a pavimentação do circuito, recebendo duras críticas das equipes. Com a possibilidade de chuva no dia da corrida, a preocupação é com a formação de poças de água, principalmente nas curvas de baixa e média, onde a área de escape é mal pavimentada.
- A Lovatto mostrou que vem em busca do título de construtores. Bem preparada para esta etapa, a equipe conseguiu a segunda posição, com o finlandês Kimi Räikkönen. Além disso, ainda terá seus outros dois pilotos na segunda fila, com Lucas Di Grassi, pay-driver, em terceiro, e Felipe Massa, segundo piloto, em quarto. O brasileiro Massa, comentou que o acerto do carro está muito bom, e espera fazer uma boa prova, assim como fez temporada passada.
- Uma surpresa na quinta posição, Bruno Senna ocupa a terceira fileira pela Highwind. O piloto, que comprou uma vaga na equipe inglesa, parece ter se adaptado muito bem ao carro preparado pela equipe. "Estou muito satisfeito com o que me foi dado, e espero conseguir repetir a performance na corrida" - disse o brasileiro. O primeiro piloto da equipe, por outro lado, parece que não ficou muito satisfeito com seu desempenho. Nico Rosberg teceu altas críticas pelo favorecimento do pay-driver, com o melhor trabalho da equipe: "Creio que eu fiquei em segundo plano, preferiram favorecer quem tem mais contato com a pista".
- Com uma boa colocação, Will Power larga da terceira fila, já com boas possibilidades de pontuar. O australiano parabenizou o trabalho da Watson, que ajustou muito bem seu carro. Por outro lado, criticou os motores Honda, que em sua opinião, deixam a desejar nas longas retas do circuito. Com os mesmos 'problemas', Justin Wilson, segundo piloto da equipe, fechou o décimo-quinto tempo.
- Com muita comemoração da equipe, o piloto pagante Bruno Junqueira colocou o fraco chassi Lotus na oitava posição, e largará da quarta fila. Muito feliz, comentou que o carro estava muito bem preparado, o que falicitou o trabalho. Já os pilotos regulares da Jefferson não tiveram a mesma sorte. Largando da metade final do grid, Charlie Kimball fechou a décima-nona posição, enquanto Timo Glock larga da trigésima-segunda, praticamente no fundo do grid.
- Ponto positivo para a Jackson, MBR, Moikanos e Rocha, que trabalharam bem, conseguindo largar da primeira metade do grid. Sebastian Vettel, com um desempenho excepcional, conseguiu tirar tudo do carro que o ajuste de seu carro permitiu. No mesmo patamar, a Jackson teve os mesmos problemas com o ajuste de seus carros, sofrendo bastante. Já a Moikanos, conseguiu um carro rápido nos setores lentos, porém, com pouca velocidade final das longas retas.
- Ponto negativo para a Black e Flashy, que erraram feio nos ajustes de seus carros. Com dificuldades nas ondulações da capa asfáltica do circuito, a Black acabou prejudicando tanto seus pilotos, que nem conseguiram marcar tempo, como o piloto da MBR, Dario Franchitti, que foi acertado por Hideki Mutoh, na altura do S do Samba. Já a Flashy, tentou montar um acerto alternativo, mas acabou errando feio na distribuição de marchas.
- Ponto negativo ainda tanto para a SallesF1, que já inicia faltando à um evento oficial, quando à Prefeitura de São Paulo, que não melhorou a pavimentação do circuito, recebendo duras críticas das equipes. Com a possibilidade de chuva no dia da corrida, a preocupação é com a formação de poças de água, principalmente nas curvas de baixa e média, onde a área de escape é mal pavimentada.
Jakeman comemora resultado no Anhembi e responde Rosberg
Globoesporte.com
Após o treino qualificatório da São Paulo 300, hoje no Anhembi, tivemos desempenho muito bom dos brasileiros, com 4 entre os 10 primeiros no grid de largada, dentre os quais 3 eram pilotos pagantes, Lucas Di Grassi, da Lovatto, terceiro no grid, Bruno Senna, da Highwind, quinto, e Bruno Junqueira da Jefferson, oitavo. Mas o resultado do sobrinho de Ayrton Senna gerou discórdia no paddock, tudo porque Bruno ficou a frente do piloto principal de sua equipe, o alemão Nico Rosberg, que acusou o chefe da equipe, o inglês Paul Jakeman, de favorecer o brasileiro por ser piloto da casa. Jakeman retrucou e disse: "Aqui na Highwind, mesmo quando utilizarmos de pilotos pagantes, os treinos servem para preparar o carro para a corrida . O que houve hoje, é que tínhamos uma dúvida no acerto ideal, e para tirar essa dúvida, usamos dois tipos diferentes de relações de marchas. Acabou que a usada no carro de Bruno foi melhor, mas Nico pode ficar tranquilo, porque ele é o primeiro piloto e terá esse ajuste na corrida. Só pedimos pra que não crie caso na imprensa, pois roupa suja se lava em casa."
Após o treino qualificatório da São Paulo 300, hoje no Anhembi, tivemos desempenho muito bom dos brasileiros, com 4 entre os 10 primeiros no grid de largada, dentre os quais 3 eram pilotos pagantes, Lucas Di Grassi, da Lovatto, terceiro no grid, Bruno Senna, da Highwind, quinto, e Bruno Junqueira da Jefferson, oitavo. Mas o resultado do sobrinho de Ayrton Senna gerou discórdia no paddock, tudo porque Bruno ficou a frente do piloto principal de sua equipe, o alemão Nico Rosberg, que acusou o chefe da equipe, o inglês Paul Jakeman, de favorecer o brasileiro por ser piloto da casa. Jakeman retrucou e disse: "Aqui na Highwind, mesmo quando utilizarmos de pilotos pagantes, os treinos servem para preparar o carro para a corrida . O que houve hoje, é que tínhamos uma dúvida no acerto ideal, e para tirar essa dúvida, usamos dois tipos diferentes de relações de marchas. Acabou que a usada no carro de Bruno foi melhor, mas Nico pode ficar tranquilo, porque ele é o primeiro piloto e terá esse ajuste na corrida. Só pedimos pra que não crie caso na imprensa, pois roupa suja se lava em casa."
Rapidinhas - Anhembi
- Juan Pablo Montoya comemorou muito a vitória em São Paulo. Com um carro muito superior, não teve dificuldades em manter a liderança por mais da metade da corrida. Outro que comemorou foi Oriol Servià, que conseguiu recuperar-se do treino mediano que fez e levou o segundo lugar.
- Nico Rosberg mostrou que a Highwind está bem preparada para a temporada, conseguindo o terceiro lugar na corrida. O alemão ainda liderou por uma volta e soube defender sua posição nas voltas finais. Seu companheiro, Bruno Senna, não teve a mesma sorte, terminando sua corrida no muro da Tietê.
- Sebastian Vettel bem que tentou, mas não conseguiu superar o alemão da Highwind. O piloto da Rocha, mesmo assim, conseguiu afastar os problemas da classificação e, diante de uma Rocha omissa, soube abrir seu caminho na corrida, conseguindo a quarta colocação. Porém, Charles Pic, segundo piloto da equipe, não teve a mesma inteligência e pôs tudo a perder no muro do Samba.
- Apresentando bom preparo de seus carros, a Watson conseguiu colocar Will Power no top10. O australiano, porém, reclamou muito da falta de estratégia da equipe, deixando ele sem um parâmetro a seguir. Já Justin Wilson não teve de se preocupar com estratégias, já que seu motor o deixou na mão na primeira metade da corrida.
- Ponto positivo para a Jackson e Boutsen, que souberam administrar bem a corrida e conseguiram colocar todos os seus pilotos na zona de pontuação. Ponto positivo ainda para a T7, que soube trabalhar, fazendo Sébastien Bourdais recuperar diversas posições e enfim pontuar. Ponto positivo para Dario Franchitti que, após bater no treino classificatório, adotou uma postura na corrida que lhe fez recuperar nada menos que dezessete posições. Destaque para a estratégia de três paradas, prontamente adotada pela Boutsen para seus dois pilotos, que deu certo desta vez.
- Ponto negativo para Vector, que resolveu mexer às pressas em seus carros e acabou piorando o que já não estava bom. Ponto negativo também para a Flashy que, pelo visto, é forte candidata a lanterna da temporada. Destaques ainda, neste sentido, para a Lovatto, que fez tudo certo, mas a sorte teimou em atrapalhar, agindo contra seus três pilotos.
- E a chuva não veio... Após chover de manhã, a chuva acabou não vindo, embora o céu tenha ficado bem escuro. Sorte dos pilotos e das equipes, já que uma pista que não tem uma boa estrutura, como Anhembi, ficaria muito pior molhada.
- Nico Rosberg mostrou que a Highwind está bem preparada para a temporada, conseguindo o terceiro lugar na corrida. O alemão ainda liderou por uma volta e soube defender sua posição nas voltas finais. Seu companheiro, Bruno Senna, não teve a mesma sorte, terminando sua corrida no muro da Tietê.
- Sebastian Vettel bem que tentou, mas não conseguiu superar o alemão da Highwind. O piloto da Rocha, mesmo assim, conseguiu afastar os problemas da classificação e, diante de uma Rocha omissa, soube abrir seu caminho na corrida, conseguindo a quarta colocação. Porém, Charles Pic, segundo piloto da equipe, não teve a mesma inteligência e pôs tudo a perder no muro do Samba.
- Apresentando bom preparo de seus carros, a Watson conseguiu colocar Will Power no top10. O australiano, porém, reclamou muito da falta de estratégia da equipe, deixando ele sem um parâmetro a seguir. Já Justin Wilson não teve de se preocupar com estratégias, já que seu motor o deixou na mão na primeira metade da corrida.
- Ponto positivo para a Jackson e Boutsen, que souberam administrar bem a corrida e conseguiram colocar todos os seus pilotos na zona de pontuação. Ponto positivo ainda para a T7, que soube trabalhar, fazendo Sébastien Bourdais recuperar diversas posições e enfim pontuar. Ponto positivo para Dario Franchitti que, após bater no treino classificatório, adotou uma postura na corrida que lhe fez recuperar nada menos que dezessete posições. Destaque para a estratégia de três paradas, prontamente adotada pela Boutsen para seus dois pilotos, que deu certo desta vez.
- Ponto negativo para Vector, que resolveu mexer às pressas em seus carros e acabou piorando o que já não estava bom. Ponto negativo também para a Flashy que, pelo visto, é forte candidata a lanterna da temporada. Destaques ainda, neste sentido, para a Lovatto, que fez tudo certo, mas a sorte teimou em atrapalhar, agindo contra seus três pilotos.
- E a chuva não veio... Após chover de manhã, a chuva acabou não vindo, embora o céu tenha ficado bem escuro. Sorte dos pilotos e das equipes, já que uma pista que não tem uma boa estrutura, como Anhembi, ficaria muito pior molhada.
Nota da MBR sobre Anhembi
A MBR comunica que está contente com a postura de Franchitti, mas que vai continuar trabalhando pesado para colocar seus pilotos no lugar onde merecem estar, aqui é vitória ou nada, basicamente.
Papo de Box - Shanghai
- A Terrible fez um ótimo treino e conseguiu superar os demais, após Mario Dominguéz registrar um temporal, muito acima de pilotos de melhor nível, como Servià e Vettel. O mexicano comentou que o carro estava ótimo, o melhor possível para o treino, e foi isso que o ajudou. Já Sergio Pérez, que foi desfavorecido pelo teste de ajustes, larga da décima posição.
- Com um desempenho muito superior ao demonstrado no treino classificatório anterior, a MBR larga da primeira fila com Ryan Hunter-Reay. O norte-americano comemorou muito o tempo conquistado, superando pela segunda vez Dario Franchitti, que larga da oitava posição. Já o terceiro piloto, a malaio Fairuz Fauzy, era só sorrisos. Correndo na equipe pela segunda vez, conseguiu arrancar o décimo-terceiro tempo, superando pilotos como Kimi Räikkönen e Will Power.
- A Hallan mostrou toda sua força novamente e, embora não tenha conseguido a pole, larga da terceira e quarta filas, com Oriol Servià da terceira posição e Juan Pablo Montoya da quinta posição. Ambos os pilotos elogiaram o preparo de seus carros. Contudo, espera-se que a equipe busque mais alternativas, já que há o que melhorar.
- E a Rocha pegou gosto por largar na frente. Novamente Sebastian Vettel surpreende e larga bem, desta vez da quarta posição. Um dos poucos pilotos a chegar na casa dos 1:31, Sebastian Vettel comentou que seu carro poderia ser melhor nas curvas mais fechadas. Charles Pic, segundo piloto da equipe, larga da décima-primeira posição.
- Com um ajuste alternativo, Ryan Briscoe fez o que pode para colocar a Jackson na terceira fila. Errando em certos pontos, na busca do melhor acerto, a Jackson ainda colocou Rubens Barrichello na vergonhosa décima-sétima posição, dada a quantidade de upgrades feitos em seus carros. Espera-se que a equipe norte-americana melhore seus ajustes para a corrida.
- Mais uma vez, a Boutsen larga bem, desta vez da quarta fila. Tony Kanaan não recebeu o melhor carro, mas soube valer dos espaços em pista em suas voltas para conseguir um bom tempo. Já Lewis Hamilton não teve a mesma sorte, e sofreu um pouco, largando da vigésima-primeira posição.
- Completando o top10, a Kamikaze colocou os medianos Toyota para largar da quinta fila, com o competente Paul Tracy. Com um bom ajuste, o canadense não teve dificuldades para superar em muito o mexicano Sergio Pérez da Terrible. Já Takuma Sato não teve a mesma eficiencia, e larga da vigésima-segunda posição.
- Destaques positivos ainda tanto para os fiscais de prova como a equipe de socorristas, que tiveram trabalho em tirar o piloto Hideki Mutoh de seu carro, após grave acidente sofrido.
- Destaques negativos para a Black, Flashy, Highwind e National, que acabaram errando feio em seus carros e pagaram o preço por isso. Destas, tanto a Black como a National levaram a pior ainda, no quesito gastos, por conta dos acidentes de seus pilotos.
- Com um desempenho muito superior ao demonstrado no treino classificatório anterior, a MBR larga da primeira fila com Ryan Hunter-Reay. O norte-americano comemorou muito o tempo conquistado, superando pela segunda vez Dario Franchitti, que larga da oitava posição. Já o terceiro piloto, a malaio Fairuz Fauzy, era só sorrisos. Correndo na equipe pela segunda vez, conseguiu arrancar o décimo-terceiro tempo, superando pilotos como Kimi Räikkönen e Will Power.
- A Hallan mostrou toda sua força novamente e, embora não tenha conseguido a pole, larga da terceira e quarta filas, com Oriol Servià da terceira posição e Juan Pablo Montoya da quinta posição. Ambos os pilotos elogiaram o preparo de seus carros. Contudo, espera-se que a equipe busque mais alternativas, já que há o que melhorar.
- E a Rocha pegou gosto por largar na frente. Novamente Sebastian Vettel surpreende e larga bem, desta vez da quarta posição. Um dos poucos pilotos a chegar na casa dos 1:31, Sebastian Vettel comentou que seu carro poderia ser melhor nas curvas mais fechadas. Charles Pic, segundo piloto da equipe, larga da décima-primeira posição.
- Com um ajuste alternativo, Ryan Briscoe fez o que pode para colocar a Jackson na terceira fila. Errando em certos pontos, na busca do melhor acerto, a Jackson ainda colocou Rubens Barrichello na vergonhosa décima-sétima posição, dada a quantidade de upgrades feitos em seus carros. Espera-se que a equipe norte-americana melhore seus ajustes para a corrida.
- Mais uma vez, a Boutsen larga bem, desta vez da quarta fila. Tony Kanaan não recebeu o melhor carro, mas soube valer dos espaços em pista em suas voltas para conseguir um bom tempo. Já Lewis Hamilton não teve a mesma sorte, e sofreu um pouco, largando da vigésima-primeira posição.
- Completando o top10, a Kamikaze colocou os medianos Toyota para largar da quinta fila, com o competente Paul Tracy. Com um bom ajuste, o canadense não teve dificuldades para superar em muito o mexicano Sergio Pérez da Terrible. Já Takuma Sato não teve a mesma eficiencia, e larga da vigésima-segunda posição.
- Destaques positivos ainda tanto para os fiscais de prova como a equipe de socorristas, que tiveram trabalho em tirar o piloto Hideki Mutoh de seu carro, após grave acidente sofrido.
- Destaques negativos para a Black, Flashy, Highwind e National, que acabaram errando feio em seus carros e pagaram o preço por isso. Destas, tanto a Black como a National levaram a pior ainda, no quesito gastos, por conta dos acidentes de seus pilotos.
Rapidinhas - ERS e NARS
- Após belo domínio, o mexicano Esteban Gutiérrez mostrou que manda muito bem na chuva, vencendo de ponta a ponta a primeira etapa da ERS. O piloto da Ferrari ainda fez a pole e o melhor tempo, mostrando que vem forte para a disputa pelo título. Destaques positivos ainda para seu companheiro de equipe, Davide valsecchi, que soube se impor na corrida e, por pouco não beliscou o pódium.
- Destaque positivo para a BMW, Penske e RBR, que mostraram estar muito bem em classificação, porém acabaram perdendo rendimento na corrida, por conta da chuva que inundou o Circuit de Catalunya.
- Destaque negativo para os motores Cosworth, que estão muito abaixo do esperado, mostrando as equipes que os utilizam, que vão pontuar apenas se contarem com sorte.
- Os holofotes ficaram em volta do piloto italiano Davide Valsecchi que, por estrear muito bem, já foi alvo de propostas vindas da italiana National, que logrou exito em contratá-lo para correr a partir do mês 4 na IRS. Segundo o piloto italiano, "é um sonho realizado". Para a vaga deixada por Valsecchi, a Ferrari não pensou duas vezes em chamar o ótimo piloto polonês Robert Kubica, que retornou a pouco tempo de lesões.
- Após um treino muito disputado, prevaleceu a força dos Toyota na NARS. Os motores japoneses mostraram que vem com tudo para dominar a temporada, conseguindo nada menos que as quatro primeiras posições no treino e as duas primeiras posições na corrida. Enquanto Ernesto Viso conseguiu a pole no sufoco, Adrian Sutil, ostentando as cores da fabricante, mostrou grande inteligência ao administrar a corrida, vencendo a partir da metade final, apenas se preocupando em segurar os ataques de Simona de Silvestro.
- Destaque positivo para a Toyota, que mostrou ser excelente de treino classificatório, bem como para a Honda, que mostrou andar bem em ambas as seções.
- Destaque negativo para a Chevrolet, que mostrou despreparo ao prover potência para seus pilotos em treino classificatório. Além disso, mostrou pouca durabilidade e consumo fixo em corrida, deixando nada menos que três pilotos na mão.
- Depois de uma ótima etapa, rumores em relação à Adrian Sutil e Kyle Busch apontaram a possibilidade deles ocuparem cockpit em um futuro próximo na IRS. Enquanto Adrian Sutil pode ocupar o carro 15 da Highwind daqui a duas etapas, as más línguas comentam que Kyle Busch poderá substituir Danica Patrick, que não vem correspondendo às expectativas da Vector.
- Destaque positivo para a BMW, Penske e RBR, que mostraram estar muito bem em classificação, porém acabaram perdendo rendimento na corrida, por conta da chuva que inundou o Circuit de Catalunya.
- Destaque negativo para os motores Cosworth, que estão muito abaixo do esperado, mostrando as equipes que os utilizam, que vão pontuar apenas se contarem com sorte.
- Os holofotes ficaram em volta do piloto italiano Davide Valsecchi que, por estrear muito bem, já foi alvo de propostas vindas da italiana National, que logrou exito em contratá-lo para correr a partir do mês 4 na IRS. Segundo o piloto italiano, "é um sonho realizado". Para a vaga deixada por Valsecchi, a Ferrari não pensou duas vezes em chamar o ótimo piloto polonês Robert Kubica, que retornou a pouco tempo de lesões.
- Após um treino muito disputado, prevaleceu a força dos Toyota na NARS. Os motores japoneses mostraram que vem com tudo para dominar a temporada, conseguindo nada menos que as quatro primeiras posições no treino e as duas primeiras posições na corrida. Enquanto Ernesto Viso conseguiu a pole no sufoco, Adrian Sutil, ostentando as cores da fabricante, mostrou grande inteligência ao administrar a corrida, vencendo a partir da metade final, apenas se preocupando em segurar os ataques de Simona de Silvestro.
- Destaque positivo para a Toyota, que mostrou ser excelente de treino classificatório, bem como para a Honda, que mostrou andar bem em ambas as seções.
- Destaque negativo para a Chevrolet, que mostrou despreparo ao prover potência para seus pilotos em treino classificatório. Além disso, mostrou pouca durabilidade e consumo fixo em corrida, deixando nada menos que três pilotos na mão.
- Depois de uma ótima etapa, rumores em relação à Adrian Sutil e Kyle Busch apontaram a possibilidade deles ocuparem cockpit em um futuro próximo na IRS. Enquanto Adrian Sutil pode ocupar o carro 15 da Highwind daqui a duas etapas, as más línguas comentam que Kyle Busch poderá substituir Danica Patrick, que não vem correspondendo às expectativas da Vector.
Rapidinhas - Shanghai
- Sebastian Vettel comemorou muito a vitória em Shanghai, sua primeira na categoria. O alemão, que conseguiu ótimas ultrapassagens nas primeiras voltas, liderou grande parte da corrida, sendo um dos carros mais constantes da etapa. A equipe inclusive por pouco não conseguiu a melhor volta da corrida, com um Charles Pic muito rápido, mas inconstante. O jovem francês terminou na décima-quinta posição.
- Sem surpresas, Oriol Servià ocupou a segunda posição no pódium, com ótima exibição. O catalão, com muita sorte, soube se impor desde o início da corrida, liderando algumas voltas. Já Juan Pablo Montoya, muito sortudo, conseguiu terminar em quarto, mesmo após uma bela rodada após um toque de Ryan Briscoe.
- Afastando a má-sorte, a MBR fechou o pódium. Dario Franchitti, após recuperar diversas posições, conseguiu superarar os adversários e colocou, pela primeira vez, os motores Chevrolet em lugar de destaque. Já Ryan Hunter-Reay conseguiu apenas uma nona posição, após se enroscar com Danica Patrick.
- Com a melhor posição até o momento, a Kamikaze fechou a quinta posição na linha de chegada, com o canadense Paul Tracy. Duramente atacado por Ryan Briscoe nas voltas iniciais, o canadense soube poupar equipamento e conseguiu superar Sergio Pérez, nas voltas finais. Já Takuma Sato, primeiro piloto da equipe, por pouco não beliscou os pontos, conseguindo um décimo-primeiro lugar.
- Após conseguir a pole, a Terrible conseguiu pontuar com Sergio Pérez. O mexicano, terminando em seto, ainda conseguiu a melhor volta da corrida. Já Mario Dominguéz foi um desastre só. O piloto, além de não conseguir segurar a primeira posição por nem uma volta, ainda caiu de rendimento, chegando a ficar em vigésimo, em poucas voltas.
- A Watson mostrou o bom rendimento dos Honda, conseguindo a sétima posição com Will Power. O australiano conseguiu recuperar posições cruciais para seu bom desempenho na corrida, aliando ainda com uma estratégia flexível, que ajudou ainda mais a equipe. Já Justin Wilson não teve muita sorte, abandonando por problemas de câmbio.
- A Lovatto soma os primeiros pontos, com a ajuda de seu piloto Felipe Massa. O brasileiro, que pulou para a décima posição logo no início da corrida, administrou bem a vantagem adquirida, terminando na oitava posição. Já Kimi Räikkönen não teve muita sorte, terminando na décima-sexta posição, após rodar, escapar e perder tempo atrás de pilotos mais lentos.
- Ponto positivo para a Boutsen e Jackson, que souberam trabalhar bem em seus carros, porém tiveram muito azar após batidas e falhas mecânicas. Terminando na décima posição, Lewis Hamilton pelo menos conseguiu 1 ponto para a Boutsen, enquanto Ryan Briscoe abandonou, enquanto estava em quarto. Destaque ainda para a National, que corrigiu o erro em seu ajuste e fez Giorgio Pantano recuperar mais de dez posições.
- Ponto negativo para a Black e Flashy, que mandaram ajustes incoerentes para seus pilotos, deixando os mesmos em maus lenções. Destaque ainda para a Highwind, que manteve um ajuste parcialmente errado, causando muita confusão e um abandono duplo.
- Destaques negativos ainda para a Firestone, que teve problemas com seus compostos, que se degradaram mais rápido do que se esperava, diante ao tempo quente de Shanghai.
- Sem surpresas, Oriol Servià ocupou a segunda posição no pódium, com ótima exibição. O catalão, com muita sorte, soube se impor desde o início da corrida, liderando algumas voltas. Já Juan Pablo Montoya, muito sortudo, conseguiu terminar em quarto, mesmo após uma bela rodada após um toque de Ryan Briscoe.
- Afastando a má-sorte, a MBR fechou o pódium. Dario Franchitti, após recuperar diversas posições, conseguiu superarar os adversários e colocou, pela primeira vez, os motores Chevrolet em lugar de destaque. Já Ryan Hunter-Reay conseguiu apenas uma nona posição, após se enroscar com Danica Patrick.
- Com a melhor posição até o momento, a Kamikaze fechou a quinta posição na linha de chegada, com o canadense Paul Tracy. Duramente atacado por Ryan Briscoe nas voltas iniciais, o canadense soube poupar equipamento e conseguiu superar Sergio Pérez, nas voltas finais. Já Takuma Sato, primeiro piloto da equipe, por pouco não beliscou os pontos, conseguindo um décimo-primeiro lugar.
- Após conseguir a pole, a Terrible conseguiu pontuar com Sergio Pérez. O mexicano, terminando em seto, ainda conseguiu a melhor volta da corrida. Já Mario Dominguéz foi um desastre só. O piloto, além de não conseguir segurar a primeira posição por nem uma volta, ainda caiu de rendimento, chegando a ficar em vigésimo, em poucas voltas.
- A Watson mostrou o bom rendimento dos Honda, conseguindo a sétima posição com Will Power. O australiano conseguiu recuperar posições cruciais para seu bom desempenho na corrida, aliando ainda com uma estratégia flexível, que ajudou ainda mais a equipe. Já Justin Wilson não teve muita sorte, abandonando por problemas de câmbio.
- A Lovatto soma os primeiros pontos, com a ajuda de seu piloto Felipe Massa. O brasileiro, que pulou para a décima posição logo no início da corrida, administrou bem a vantagem adquirida, terminando na oitava posição. Já Kimi Räikkönen não teve muita sorte, terminando na décima-sexta posição, após rodar, escapar e perder tempo atrás de pilotos mais lentos.
- Ponto positivo para a Boutsen e Jackson, que souberam trabalhar bem em seus carros, porém tiveram muito azar após batidas e falhas mecânicas. Terminando na décima posição, Lewis Hamilton pelo menos conseguiu 1 ponto para a Boutsen, enquanto Ryan Briscoe abandonou, enquanto estava em quarto. Destaque ainda para a National, que corrigiu o erro em seu ajuste e fez Giorgio Pantano recuperar mais de dez posições.
- Ponto negativo para a Black e Flashy, que mandaram ajustes incoerentes para seus pilotos, deixando os mesmos em maus lenções. Destaque ainda para a Highwind, que manteve um ajuste parcialmente errado, causando muita confusão e um abandono duplo.
- Destaques negativos ainda para a Firestone, que teve problemas com seus compostos, que se degradaram mais rápido do que se esperava, diante ao tempo quente de Shanghai.
Vettel fantástico vence a segunda da história da Scuderia Rocha
Rodrigo Rocha
Com uma performance notável, Vettel mostra que o acidente que o deixou 14 etapas fora na temporada passada realmente já foi superado. Com mais uma performance notável, vence praticamente de ponta a ponta o GP da China e com isso assume a vice-liderança do mundial, apenas um ponto atrás de Montoya.
Rocha: "Ele foi fantástico. Vencer logo na segunda corrida supera as nossas expectativas e nos faz ter a certeza de que tomamos a atitude correta ao investir nas melhorias necessárias para que ele, um grande campeão, possa ter um carro a altura de seu talento e de seus objetivos. E pensar que ano passado, após cinco etapas, nós tínhamos apenas 4 pontos. Esse ano temos 37 em duas!"
Com uma performance notável, Vettel mostra que o acidente que o deixou 14 etapas fora na temporada passada realmente já foi superado. Com mais uma performance notável, vence praticamente de ponta a ponta o GP da China e com isso assume a vice-liderança do mundial, apenas um ponto atrás de Montoya.
Rocha: "Ele foi fantástico. Vencer logo na segunda corrida supera as nossas expectativas e nos faz ter a certeza de que tomamos a atitude correta ao investir nas melhorias necessárias para que ele, um grande campeão, possa ter um carro a altura de seu talento e de seus objetivos. E pensar que ano passado, após cinco etapas, nós tínhamos apenas 4 pontos. Esse ano temos 37 em duas!"
Papo de Box - Okayama
- Mesmo com muita falta de sorte, a MBR conseguiu a sua segunda pole na categoria. Com um temporal de Dario Franchitti, a equipe larga da primeira fila, essencial para esta etapa. Já Ryan Hunter-Reay, precisará de toda a sorte que lhe faltou no treino classificatório, já qu larga da décima-sétima posição, após uma quebra de câmbio.
- Enfim a Lovatto acorda para a temporada. Enquanto Il Capo reclamava muito nos boxes, Kimi Räikkönen e Felipe Massa, muito pressionados, conseguiram ótimos tempos, largando muito bem. Enquanto o finlandês larga em segundo, o brasileiro larga em terceiro, dividindo fila com Oriol Servià, atual campeão.
- Com um bom tempo, Oriol Servià larga da quarta fila, ótima posição, já que temos dezesseis filas no grid. Enquanto isso, o atual líder Juan Pablo Montoya fez apenas o suficiente para o décimo tempo, devendo arriscar na corrida para manter a liderança, ainda bem apertada.
- E a Krantz larga bem finalmente. A novata equipe espanhola conseguiu colocar Mike Conway e Mark Webber no top10, com o australiano sendo um dos cinco pilotos a baixarem para 1:07 seu tempo. Conway, mesmo assim, larga muito bem, na quarta fila, ao lado de Danica Patrick.
- Ponto positivo para a Boutsen, Kamikaze e Vector, que trabalharam bem em seus carros. Takuma Sato elogiou muito o trabalho de sua equipe, sendo o japonês mais bem colocado no grid de largada. Porém, ressalvas para a equipe Vector, que acabou favorecendo a norte-americana Danica Patrick, deixando seu outro piloto em maus lençóis, na vigésima-sétima posição.
- Ponto negativo para a Black e a SallesF1, que brincaram com seus ajustes, causando muita irritação em seus pilotos. Fernando Alonso declarou, após o fim do treino, que a equipe tem carro para brigar pela vitória, mas com esses serviço em seu carro, fica impossível tentar conseguir algo.
- Destaque para a areia japonesa, que trabalhou muito bem ao segurar os carros que espalharam nas curvas, sobretudo na Redman, principal ponto de erro dos pilotos.
- Enfim a Lovatto acorda para a temporada. Enquanto Il Capo reclamava muito nos boxes, Kimi Räikkönen e Felipe Massa, muito pressionados, conseguiram ótimos tempos, largando muito bem. Enquanto o finlandês larga em segundo, o brasileiro larga em terceiro, dividindo fila com Oriol Servià, atual campeão.
- Com um bom tempo, Oriol Servià larga da quarta fila, ótima posição, já que temos dezesseis filas no grid. Enquanto isso, o atual líder Juan Pablo Montoya fez apenas o suficiente para o décimo tempo, devendo arriscar na corrida para manter a liderança, ainda bem apertada.
- E a Krantz larga bem finalmente. A novata equipe espanhola conseguiu colocar Mike Conway e Mark Webber no top10, com o australiano sendo um dos cinco pilotos a baixarem para 1:07 seu tempo. Conway, mesmo assim, larga muito bem, na quarta fila, ao lado de Danica Patrick.
- Ponto positivo para a Boutsen, Kamikaze e Vector, que trabalharam bem em seus carros. Takuma Sato elogiou muito o trabalho de sua equipe, sendo o japonês mais bem colocado no grid de largada. Porém, ressalvas para a equipe Vector, que acabou favorecendo a norte-americana Danica Patrick, deixando seu outro piloto em maus lençóis, na vigésima-sétima posição.
- Ponto negativo para a Black e a SallesF1, que brincaram com seus ajustes, causando muita irritação em seus pilotos. Fernando Alonso declarou, após o fim do treino, que a equipe tem carro para brigar pela vitória, mas com esses serviço em seu carro, fica impossível tentar conseguir algo.
- Destaque para a areia japonesa, que trabalhou muito bem ao segurar os carros que espalharam nas curvas, sobretudo na Redman, principal ponto de erro dos pilotos.
Rapidinhas - Okayama
- Afastando o azar, Dario Franchitti vence em Okayama. O escocês, que arriscou fazer três paradas, com direito a troca de pneus e reabastecimento, soube andar lento quando precisou e a voar quando foi necessário. Com um fim de prova emocionante, Franchitti conseguiu levar a corrida na última volta, após uma bela ultrapassagem em cima de Ryan Briscoe. O piloto da MBR comemorou: "Foi um belo trabalho de equipe, os mecânicos são os principais responsáveis pela estratégia funcionar." Ryan Hunter-Reay também comemorou muito, após conseguir onze posições ao longo da corrida, terminando em sexto.
- Com uma excelente recuperação, Ryan Briscoe conseguiu a segunda posição na corrida. O australiano, que conseguiu doze posições ao longo da corrida, não conseguiu segurar a vitória, perdendo a ponta na última volta. Mesmo assim, a garagem da Jackson foi só alegria, já que a equipe volta novamente ao pódium. Já Rubens Barrichello teve problemas com os freios, e acabou abandonando na volta 56.
- Lewis Hamilton completou o pódium em Okayama, após ótima corrida. O piloto inglês ainda liderou algumas voltas, porém o desgaste falou mais alto, acabando por perder duas posições. Já Kanaan completou na quarta posição, praticamente lado a lado com Räikkönen.
- Kimi Räikkönen, com a ajuda da sorte, terminou na quinta posição, após literar algumas voltas. O finlandês, que foi praticamente esquecido por sua equipe, que não teceu estratégias, teve de fazer seu caminho rumo aos boxes, fazendo duas paradas não programadas. Já Felipe Massa mostrou um desempenho muito acima do esperado, mas teve diversos problemas, como uma asa quebrada, tendo de fazer duas paradas. Tentando recuperar as posições, o brasileiro acabou tendo problemas de motor, abandonando na volta 76.
- Ponto positivo para Fernando Alonso e Sergio Pérez que, muito mais rápidos que no treino classificatório, conseguiram recuperar diversas posições, terminando na zona de pontuação. Ponto positivo ainda para Paul Tracy, que somou mais uns pontos para a Kamikaze, após largar em décimo-segundo.
- Ponto negativo para o azar da Hallan, equipe que estava muito bem preparada para a corrida, mas sofreu com quebras. Enquanto Oriol Servià teve a suspensão partida, sem motivo algum, Montoya acabou abandonando com problemas de câmbio. Ponto negativo ainda para a Black e Krantz. Enquanto a primeira ajustou seus carros achando que iriam correr em Monza, a segunda fez modificações em seus carros em cima da hora, e acabou pagando um preço bem alto por isso.
- Destaque positivo ainda para a Penske, que monopolizou o top10. A fabricante, que teve nada mais, nada menos, que seis pilotos na zona de pontuação, três deles no pódium, comemorou muito por ter acertado no projeto do novo modelo, o PC02. Roger Penske, em nota, agradeceu as equipes Boutsen, Jackson, Kamikaze e MBR pelos resultados, garantindo que continuará trabalhando para melhorar ainda mais o que já é muito bom.
- A Chevrolet, em nota, entitulou como 'decisão bem acertada' a que tomou de trabalhar em conjunto com a MBR para a evolução dos propulsores Gen-02. O porta-voz da fabricante comentou ainda que foram cruciais os projetos da equipe de desenvolver melhorias para seus motores, sendo um marco da empresa na categoria a pole, melhor volta e vitória conquistadas por Dario Franchitti, bem como a excelente recuperação de Ryan Hunter-Reay.
- Destaque negativo para a Mercedes-Benz, que mexeu no projeto de seus propulsores, anunciando que o FO108B seria muito durável, mas já tem quatro quebras em três etapas.
- Com uma excelente recuperação, Ryan Briscoe conseguiu a segunda posição na corrida. O australiano, que conseguiu doze posições ao longo da corrida, não conseguiu segurar a vitória, perdendo a ponta na última volta. Mesmo assim, a garagem da Jackson foi só alegria, já que a equipe volta novamente ao pódium. Já Rubens Barrichello teve problemas com os freios, e acabou abandonando na volta 56.
- Lewis Hamilton completou o pódium em Okayama, após ótima corrida. O piloto inglês ainda liderou algumas voltas, porém o desgaste falou mais alto, acabando por perder duas posições. Já Kanaan completou na quarta posição, praticamente lado a lado com Räikkönen.
- Kimi Räikkönen, com a ajuda da sorte, terminou na quinta posição, após literar algumas voltas. O finlandês, que foi praticamente esquecido por sua equipe, que não teceu estratégias, teve de fazer seu caminho rumo aos boxes, fazendo duas paradas não programadas. Já Felipe Massa mostrou um desempenho muito acima do esperado, mas teve diversos problemas, como uma asa quebrada, tendo de fazer duas paradas. Tentando recuperar as posições, o brasileiro acabou tendo problemas de motor, abandonando na volta 76.
- Ponto positivo para Fernando Alonso e Sergio Pérez que, muito mais rápidos que no treino classificatório, conseguiram recuperar diversas posições, terminando na zona de pontuação. Ponto positivo ainda para Paul Tracy, que somou mais uns pontos para a Kamikaze, após largar em décimo-segundo.
- Ponto negativo para o azar da Hallan, equipe que estava muito bem preparada para a corrida, mas sofreu com quebras. Enquanto Oriol Servià teve a suspensão partida, sem motivo algum, Montoya acabou abandonando com problemas de câmbio. Ponto negativo ainda para a Black e Krantz. Enquanto a primeira ajustou seus carros achando que iriam correr em Monza, a segunda fez modificações em seus carros em cima da hora, e acabou pagando um preço bem alto por isso.
- Destaque positivo ainda para a Penske, que monopolizou o top10. A fabricante, que teve nada mais, nada menos, que seis pilotos na zona de pontuação, três deles no pódium, comemorou muito por ter acertado no projeto do novo modelo, o PC02. Roger Penske, em nota, agradeceu as equipes Boutsen, Jackson, Kamikaze e MBR pelos resultados, garantindo que continuará trabalhando para melhorar ainda mais o que já é muito bom.
- A Chevrolet, em nota, entitulou como 'decisão bem acertada' a que tomou de trabalhar em conjunto com a MBR para a evolução dos propulsores Gen-02. O porta-voz da fabricante comentou ainda que foram cruciais os projetos da equipe de desenvolver melhorias para seus motores, sendo um marco da empresa na categoria a pole, melhor volta e vitória conquistadas por Dario Franchitti, bem como a excelente recuperação de Ryan Hunter-Reay.
- Destaque negativo para a Mercedes-Benz, que mexeu no projeto de seus propulsores, anunciando que o FO108B seria muito durável, mas já tem quatro quebras em três etapas.
Matheus Berçot e a "prova épica" em Oyakama
Escrito por Reginaldo Leme
Definitivamente, a Matheus Berçot Racing veio agitada para a etapa em Oyakama, antiga TI Aida, nas palavras do próprio Berçot "as chances de vitória são muito altas", assim como o kit Penske/Chevrolet já se mostrava em plena ascensão. Toda essa confiança foi recompensada, já que após uma estratégia extremamente ousada e uma senhora corrida do escocês Dario Franchitti, veio a primeira vitória na T2 da International Racing Series, com direito a uma ultrapassagem na última volta no então líder Ryan Briscoe, da Jackson.
Também se destaca a virada de jogo em cima da montadora Mercedes-Benz: a MBR, preterida ao final do ano passado, investiu em uma parceria com a Chevrolet auxiliada pela equipe de engenheiros oficial da Renault que até então tem mostrado um ótimo equipamento, sem nenhuma quebra de motor contra quatro do novo FO108B da ex-aliada alemã.
Mesmo assim, é crucial para a equipe americana manter os pés no chão, o próprio Matheus alegou isso na entrevista coletiva, alegando que "estamos (a MBR está) à frente da Hallan nos pilotos por uma questão de quebras alheias e um desempenho genial do Dario, entretanto não podemos ficar dependendo apenas disso e vamos atrás de melhores ajustes para nosso veículo -- o que vemos que é o único elemento que falta ser aperfeiçoado urgentemente, já que manter uma sequência de bons resultados é importante para a vitória em cima dos rivais", e o que de fato, é verdade, já que o investimento agressivo na velocidade bruta do chassis e o desleixo nas configurações do monoposto na T1 culminaram em uma catástrofe, quando diversos abandonos consecutivos fizeram o time passar de favorito à chacota do ano.
Ryan Hunter-Reay também vem desempenhando seu papel de maneira espetacular, conseguindo vários pontos mesmo com o azar batendo à porta. Caso a questão da sorte se reverta a favor do americano, a tendência é que ele ande próximo ou até igual a Franchitti, o que será benéfico a todos, já que engrandecerá a equipe como um todo.
É de se prestar atenção no desempenho do time de Matheus Berçot, definitivamente ainda há muito chão pela frente, mas caso a questão dos ajustes consiga ser perfeitamente solucionada, podemos vê-lo crescer novamente a ponto de brigar com as gigantes. Não podemos classificá-la como uma promessa, mas como uma possível surpresa.
Definitivamente, a Matheus Berçot Racing veio agitada para a etapa em Oyakama, antiga TI Aida, nas palavras do próprio Berçot "as chances de vitória são muito altas", assim como o kit Penske/Chevrolet já se mostrava em plena ascensão. Toda essa confiança foi recompensada, já que após uma estratégia extremamente ousada e uma senhora corrida do escocês Dario Franchitti, veio a primeira vitória na T2 da International Racing Series, com direito a uma ultrapassagem na última volta no então líder Ryan Briscoe, da Jackson.
Também se destaca a virada de jogo em cima da montadora Mercedes-Benz: a MBR, preterida ao final do ano passado, investiu em uma parceria com a Chevrolet auxiliada pela equipe de engenheiros oficial da Renault que até então tem mostrado um ótimo equipamento, sem nenhuma quebra de motor contra quatro do novo FO108B da ex-aliada alemã.
Mesmo assim, é crucial para a equipe americana manter os pés no chão, o próprio Matheus alegou isso na entrevista coletiva, alegando que "estamos (a MBR está) à frente da Hallan nos pilotos por uma questão de quebras alheias e um desempenho genial do Dario, entretanto não podemos ficar dependendo apenas disso e vamos atrás de melhores ajustes para nosso veículo -- o que vemos que é o único elemento que falta ser aperfeiçoado urgentemente, já que manter uma sequência de bons resultados é importante para a vitória em cima dos rivais", e o que de fato, é verdade, já que o investimento agressivo na velocidade bruta do chassis e o desleixo nas configurações do monoposto na T1 culminaram em uma catástrofe, quando diversos abandonos consecutivos fizeram o time passar de favorito à chacota do ano.
Ryan Hunter-Reay também vem desempenhando seu papel de maneira espetacular, conseguindo vários pontos mesmo com o azar batendo à porta. Caso a questão da sorte se reverta a favor do americano, a tendência é que ele ande próximo ou até igual a Franchitti, o que será benéfico a todos, já que engrandecerá a equipe como um todo.
É de se prestar atenção no desempenho do time de Matheus Berçot, definitivamente ainda há muito chão pela frente, mas caso a questão dos ajustes consiga ser perfeitamente solucionada, podemos vê-lo crescer novamente a ponto de brigar com as gigantes. Não podemos classificá-la como uma promessa, mas como uma possível surpresa.
Papo de Box - Puebla
- Com um desempenho muito superior, Tony Kanaan voou para sua primeira pole na categoria, que por coincidência é a primeira da inglesa Boutsen. O brasileiro comemorou muito a pole, juntamente com o segundo piloto da equipe, o inglês Lewis Hamilton, que larga da segunda posição. Espera-se muito da Boutsen na corrida, principalmente pelo bom desempenho que vem mostrando nesta temporada.
- Sam Hornish, Jr. estréia como piloto pagante da MBR largando da terceira posição. O norte-americano, mesmo sem os upgrades de motor feitos pela equipe, contou com um ajuste diferenciado, sendo um dos poucos na casa dos 0:24. Já os pilotos regulares da equipe, Dario Franchitti e Ryan Hunter-Reay, recebendo um ajuste alternativo, largam da quinta e sétima posições, respectivamente.
- Correspondendo ao título de melhor time novato da temporada, atribuído no início do ano, a Kamikaze larga bem, com o canadense Paul Tracy na quarta posição. A equipe ainda irá largar na sexta posição, com o japonês Takuma Sato dividindo a terceira fila com o vencedor da prova passada, Dario Franchitti.
- Fazendo apenas o necessário para largar bem, a Jackson terá o australiano Ryan Briscoe na oitava posição. O piloto, porém, não estava muito satisfeito com o ajuste de seu carro, que poderia ter sido melhor. O segundo piloto da equipe, Rubens Barrichello, larga da nona posição, enquanto o piloto pagante Kurt Busch, irá ocupar a décima-quinta posição.
- A surpresa da etapa, Giorgio Pantano tem muito que comemorar com a novata National. A equipe italiana conseguiu o feito de qualificar um carro com equipamento mediano no top10, muito a frente de carros superiores. O piloto italiano era só alegria, sobretudo porque mostrou motivos para a equipe confiar em seu trabalho após os erros nas etapas anteriores. Já o novato Davide Valsecchi não teve a mesma sorte, largando da vigésima-quarta posição, dividindo fila com Michael Schumacher.
- Ponto positivo para a Penske, que colocou nada mais nada menos que nove dos dez carros equipados com seus chassis no top10. A fabricante norte-americana vem mostrando a cada etapa que melhorou seu projeto da temporada passada, muito criticado pelas equipes que o utilizavam.
- Ponto negativo para a Hallan, Rocha e Lovatto. Enquanto as duas primeiras andaram muito abaixo do desempenho habitual, passando longo to tempo da pole, a terceira nem compareceu a Puebla, por motivos não revelados.
- Destaque negativo ainda para a McLaren e Mercedes-Benz. As montadores, não se sabe ainda se por motivos de erros das equipes que os utilizam, ou por desempenho próprio, ficaram muito abaixo do esperado no treino classificatório.
- Sam Hornish, Jr. estréia como piloto pagante da MBR largando da terceira posição. O norte-americano, mesmo sem os upgrades de motor feitos pela equipe, contou com um ajuste diferenciado, sendo um dos poucos na casa dos 0:24. Já os pilotos regulares da equipe, Dario Franchitti e Ryan Hunter-Reay, recebendo um ajuste alternativo, largam da quinta e sétima posições, respectivamente.
- Correspondendo ao título de melhor time novato da temporada, atribuído no início do ano, a Kamikaze larga bem, com o canadense Paul Tracy na quarta posição. A equipe ainda irá largar na sexta posição, com o japonês Takuma Sato dividindo a terceira fila com o vencedor da prova passada, Dario Franchitti.
- Fazendo apenas o necessário para largar bem, a Jackson terá o australiano Ryan Briscoe na oitava posição. O piloto, porém, não estava muito satisfeito com o ajuste de seu carro, que poderia ter sido melhor. O segundo piloto da equipe, Rubens Barrichello, larga da nona posição, enquanto o piloto pagante Kurt Busch, irá ocupar a décima-quinta posição.
- A surpresa da etapa, Giorgio Pantano tem muito que comemorar com a novata National. A equipe italiana conseguiu o feito de qualificar um carro com equipamento mediano no top10, muito a frente de carros superiores. O piloto italiano era só alegria, sobretudo porque mostrou motivos para a equipe confiar em seu trabalho após os erros nas etapas anteriores. Já o novato Davide Valsecchi não teve a mesma sorte, largando da vigésima-quarta posição, dividindo fila com Michael Schumacher.
- Ponto positivo para a Penske, que colocou nada mais nada menos que nove dos dez carros equipados com seus chassis no top10. A fabricante norte-americana vem mostrando a cada etapa que melhorou seu projeto da temporada passada, muito criticado pelas equipes que o utilizavam.
- Ponto negativo para a Hallan, Rocha e Lovatto. Enquanto as duas primeiras andaram muito abaixo do desempenho habitual, passando longo to tempo da pole, a terceira nem compareceu a Puebla, por motivos não revelados.
- Destaque negativo ainda para a McLaren e Mercedes-Benz. As montadores, não se sabe ainda se por motivos de erros das equipes que os utilizam, ou por desempenho próprio, ficaram muito abaixo do esperado no treino classificatório.
Rapidinhas - ERS e NARS
- Domínio de equipes distintas na segunda etapa da ERS. No treino classificatório, a Ferrari foi, de longe, a mais rápida, sob o comando de Esteban Gutiérrez. O italiano mostrou que sabe extrair tudo do carro, virando um temporal no oval de Monza. Enquanto isso, as BMW mostraram que estão no páreo, ao menos quando o assunto é treino, dividindo a primeira e segunda fila com a Ferrari. Já na corrida, o panorama foi diferente. Enquanto o início foi dominado pela Sauber e Ferrari, o final da corrida mostrou que o rendimento da Renault, em provas de longa distância, é bem melhor que os da Ferrari, com Jaime Alguersuari levando a corrida, por muito pouco.
- Destaque positivo para os motores BMW, que mostrou ser muito potente em circuitos de alta, podendo ser uma grande concorrente para os motores Ferrari. Destaque também para Adrien Tambay, Karum Chandhok e Luiz Razia, que pontuaram em um circuito de alta, mesmo com um dos motores mais fracos da categoria.
- Destaque negativo para a Mercedes-Benz, que já vem sofrendo com quebras na IRS e agora parece que tem a mesma sorte na ERS, ao ver os pilotos de sua equipe de fábrica ficarem de fora da corrida, após explosões e incêndios nos propulsores.
- Rumores seguem em torno de Jaime Alguersuari, piloto mais bem colocado na ERS. Informações não oficiais levam para um possível acordo entre ele e a espanhola Krantz, que não vem muito satisfeita com seus pilotos.
- A Toyota continua mantendo sua fama de equipe 'quase' imbatível em treino classificatório. Após colocar três carros no top10 da categoria principal, este fim de semana, a equipe conseguiu mais cinco pilotos no top10 na NARS, mostrando muita superioridade em relação aos concorrentes. Porém, dessa vez, a pole ficou com a brasileira Ana Beatriz Figueiredo, a bordo de uma HVM, equipada com motores Honda. Já na corrida, o domínio foi de outro nome conhecido deste fim de semana: a Penske, que conseguiu nada mais nada menos que nove carros no top10 da categoria principal em Puebla, este fim de semana. Com Kyle Busch largando da quarta posição, a equipe viu a chance de vencer logo no começo da corrida, quando o norte-americano deu um passão em Figueiredo, tomando a ponta até o fim da corrida, com folga para o atual líder da categoria, Adrian Sutil, que terminou em segundo. James Hinchcliffe fechou o pódium, coroando o fim de semana com dobradinha para a Penske.
- Destaque positivo para a Toyota, que continua a mostrar ótimo desempenho, tanto em treino como em corrida. Destaque ainda para a Penske, que parece vencer na grande maioria das categorias que tem seu nome envolvido.
- Destaque negativo para Ana Beatriz Figueiredo, que errou ao tentar fazer uma ultrapassagem em um retardatário, acabando por espalhar e causar bandeira amarela.
- De longe o assunto mais comentado foi a proposta feita pela Jackson, tão logo terminou a etapa. A equipe norte-americana, sondando o piloto Kyle Busch, queria contratá-lo a partir do mês 8 para correr certas etapas com o terceiro carro da equipe. Segundo o informado pelo empresário do piloto, a proposta foi recusada pois Busch só deixa a Penske se lhe for oferecida uma vaga como piloto oficial. Segundo ainda o empresário de Kyle Busch, não cabe ao jovem piloto o título de tapa-buracos.
- Vítima de um acidente assustador, Ernesto Viso se encontra em recuperação. O venezuelano, que capotou duas vezes, após alçar vôo em Puebla, com seu carro em chamas, escapou vivo por pouco. Em nota, o piloto, que está consciente, agradeceu o apoio de todos neste momento difícil, e espera que consiga se reabilitar a tempo da próxima temporada. Enquanto isso, a Gibbs, que já ofereceu para pagar o tratamento de Viso, contratou o jovem Conor Daly, filho do piloto Derek Daly, para ocupar o carro vago da equipe.
- Destaque positivo para os motores BMW, que mostrou ser muito potente em circuitos de alta, podendo ser uma grande concorrente para os motores Ferrari. Destaque também para Adrien Tambay, Karum Chandhok e Luiz Razia, que pontuaram em um circuito de alta, mesmo com um dos motores mais fracos da categoria.
- Destaque negativo para a Mercedes-Benz, que já vem sofrendo com quebras na IRS e agora parece que tem a mesma sorte na ERS, ao ver os pilotos de sua equipe de fábrica ficarem de fora da corrida, após explosões e incêndios nos propulsores.
- Rumores seguem em torno de Jaime Alguersuari, piloto mais bem colocado na ERS. Informações não oficiais levam para um possível acordo entre ele e a espanhola Krantz, que não vem muito satisfeita com seus pilotos.
- A Toyota continua mantendo sua fama de equipe 'quase' imbatível em treino classificatório. Após colocar três carros no top10 da categoria principal, este fim de semana, a equipe conseguiu mais cinco pilotos no top10 na NARS, mostrando muita superioridade em relação aos concorrentes. Porém, dessa vez, a pole ficou com a brasileira Ana Beatriz Figueiredo, a bordo de uma HVM, equipada com motores Honda. Já na corrida, o domínio foi de outro nome conhecido deste fim de semana: a Penske, que conseguiu nada mais nada menos que nove carros no top10 da categoria principal em Puebla, este fim de semana. Com Kyle Busch largando da quarta posição, a equipe viu a chance de vencer logo no começo da corrida, quando o norte-americano deu um passão em Figueiredo, tomando a ponta até o fim da corrida, com folga para o atual líder da categoria, Adrian Sutil, que terminou em segundo. James Hinchcliffe fechou o pódium, coroando o fim de semana com dobradinha para a Penske.
- Destaque positivo para a Toyota, que continua a mostrar ótimo desempenho, tanto em treino como em corrida. Destaque ainda para a Penske, que parece vencer na grande maioria das categorias que tem seu nome envolvido.
- Destaque negativo para Ana Beatriz Figueiredo, que errou ao tentar fazer uma ultrapassagem em um retardatário, acabando por espalhar e causar bandeira amarela.
- De longe o assunto mais comentado foi a proposta feita pela Jackson, tão logo terminou a etapa. A equipe norte-americana, sondando o piloto Kyle Busch, queria contratá-lo a partir do mês 8 para correr certas etapas com o terceiro carro da equipe. Segundo o informado pelo empresário do piloto, a proposta foi recusada pois Busch só deixa a Penske se lhe for oferecida uma vaga como piloto oficial. Segundo ainda o empresário de Kyle Busch, não cabe ao jovem piloto o título de tapa-buracos.
- Vítima de um acidente assustador, Ernesto Viso se encontra em recuperação. O venezuelano, que capotou duas vezes, após alçar vôo em Puebla, com seu carro em chamas, escapou vivo por pouco. Em nota, o piloto, que está consciente, agradeceu o apoio de todos neste momento difícil, e espera que consiga se reabilitar a tempo da próxima temporada. Enquanto isso, a Gibbs, que já ofereceu para pagar o tratamento de Viso, contratou o jovem Conor Daly, filho do piloto Derek Daly, para ocupar o carro vago da equipe.
Rapidinhas - Puebla
- Fim de semana para ser lembrado pela Jackson. Disparando na liderança do campeonato, Ryan Briscoe venceu em Puebla, após liderar boa parte da prova. O australiano, que revezou liderança da prova com mais sete pilotos, soube fazer uma excelente estratégias em meio aos acidentes frequentes na corrida. Já Rubens Barrichello, chegou a liderar algumas voltas, e foi recompensado com um pódium, terminando na terceira posição. O pay-driver Kurt Busch ainda surpreendeu com um sexto lugar, e algumas poucas voltas na frente.
- Completando o pódium, a Boutsen teve o inglês Lewis Hamilton. Hamilton, que ainda conseguiu a melhor volta da corrida, liderou diversas voltas, porém perdeu a ponta no final, logo após a relargada. Já Tony Kanaan, bem que tentou manter o ótimo desemepenho do treino classificatório, porém não obteve exito e por muito pouco não perdeu a quarta posição.
- Em um ótimo fim de semana, a Rocha conseguiu colocar seu piloto Sebastian Vettel em quinto, somando ótimos pontos, que o colocam na terceira posição do campeonato. Enquanto isso, Charles Pic mostrou uma recuperação impressionante, largando em trigésimo-sétimo e chegando em décimo-sexto, mostrando belas ultrapassagens ao longo da corrida.
- Se mantendo na vice-liderança, Dario Franchitti liderou um fim de semana bom para a MBR. Enquanto a equipe perdeu Ryan Hunter-Reay logo no início, após uma barbeiragem de Sebastian Vettel, Franchitti soube se impor, liderando algumas voltas, porém perdendo desempenho nas últimas duas voltas. Já Sam Hornish, Jr, piloto pagante, fechou o top10, somando um ponto para a equipe.
- Somando os primeiros pontos da Wilder, Michael Schumacher, com um ajuste totalmente novo para a corrida, recuperou várias posições, chegando a figurar no top3 ao longo da corrida. O alemão, que foi o único com motores Mercedes-Benz a pontuar neste fim de semana, ainda escapou por pouco do acidente nas voltas finais, do qual estava muito perto. Já Markus Winkelhock completou mais um abandono pela equipe, desta vez por problemas de câmbio.
- Com a nona posição, Paul Tracy trouxe mais dois pontos para a Kamikaze, a melhor estreante até então. A equipe, que contou com os acidentes para sua estratégia, viu seu piloto Takuma Sato se acidentar feio, após um erro grotesco de Charlie Kimball. A direção de prova considerou o incidente como normal de corrida.
- Ponto positivo para a Penske, que colocou todos os seus pilotos que completaram na zona de pontuação, contabilizando nada menos que oito pilotos entre dez. Ponto positivo ainda para a estratégia adotada pela Rocha em relação a Charles Pic que fez o francês conseguir nada mais nada menos que vinte e uma posições.
- Ponto negativo para a Jefferson, que errou em seus carros e pagou um preço alto por isso. Ponto negativo ainda para a falta de sorte da Moikanos, que somada com dois pilotos afobados, fez com que um fim de semana que poderia ser lucrativo para a equipe, acabesse no muro, como no acidente entre Scott Dixon e Mark Webber.
- Destaque negativo ainda para Davide Valsecchi, que deliberadamente fechou Mike Conway no momento de uma ultrapassagem, causando uma Yellow Flag de dez voltas, além de vários pilotos com danos. Conway chegou a ser hospitalizado, mas passa bem e deve participar de Montreal. Já o italiano, está na mira do Tribunal de Conduta da IRA.
- Completando o pódium, a Boutsen teve o inglês Lewis Hamilton. Hamilton, que ainda conseguiu a melhor volta da corrida, liderou diversas voltas, porém perdeu a ponta no final, logo após a relargada. Já Tony Kanaan, bem que tentou manter o ótimo desemepenho do treino classificatório, porém não obteve exito e por muito pouco não perdeu a quarta posição.
- Em um ótimo fim de semana, a Rocha conseguiu colocar seu piloto Sebastian Vettel em quinto, somando ótimos pontos, que o colocam na terceira posição do campeonato. Enquanto isso, Charles Pic mostrou uma recuperação impressionante, largando em trigésimo-sétimo e chegando em décimo-sexto, mostrando belas ultrapassagens ao longo da corrida.
- Se mantendo na vice-liderança, Dario Franchitti liderou um fim de semana bom para a MBR. Enquanto a equipe perdeu Ryan Hunter-Reay logo no início, após uma barbeiragem de Sebastian Vettel, Franchitti soube se impor, liderando algumas voltas, porém perdendo desempenho nas últimas duas voltas. Já Sam Hornish, Jr, piloto pagante, fechou o top10, somando um ponto para a equipe.
- Somando os primeiros pontos da Wilder, Michael Schumacher, com um ajuste totalmente novo para a corrida, recuperou várias posições, chegando a figurar no top3 ao longo da corrida. O alemão, que foi o único com motores Mercedes-Benz a pontuar neste fim de semana, ainda escapou por pouco do acidente nas voltas finais, do qual estava muito perto. Já Markus Winkelhock completou mais um abandono pela equipe, desta vez por problemas de câmbio.
- Com a nona posição, Paul Tracy trouxe mais dois pontos para a Kamikaze, a melhor estreante até então. A equipe, que contou com os acidentes para sua estratégia, viu seu piloto Takuma Sato se acidentar feio, após um erro grotesco de Charlie Kimball. A direção de prova considerou o incidente como normal de corrida.
- Ponto positivo para a Penske, que colocou todos os seus pilotos que completaram na zona de pontuação, contabilizando nada menos que oito pilotos entre dez. Ponto positivo ainda para a estratégia adotada pela Rocha em relação a Charles Pic que fez o francês conseguir nada mais nada menos que vinte e uma posições.
- Ponto negativo para a Jefferson, que errou em seus carros e pagou um preço alto por isso. Ponto negativo ainda para a falta de sorte da Moikanos, que somada com dois pilotos afobados, fez com que um fim de semana que poderia ser lucrativo para a equipe, acabesse no muro, como no acidente entre Scott Dixon e Mark Webber.
- Destaque negativo ainda para Davide Valsecchi, que deliberadamente fechou Mike Conway no momento de uma ultrapassagem, causando uma Yellow Flag de dez voltas, além de vários pilotos com danos. Conway chegou a ser hospitalizado, mas passa bem e deve participar de Montreal. Já o italiano, está na mira do Tribunal de Conduta da IRA.
Moreno na Terrible: Dominguéz é demitido após mancadas consecutivas
Excélsior
A Terrible confirmou a demissão do mexicano Mario Dominguéz, alegando que o piloto não vem desempenhando um papel sadio e favorável ao nome da equipe. O piloto, que vem de incidentes sucessivos, culpou a má sorte pelos diversos ocorridos.
A equipe ainda anunciou a contratação do brasileiro Roberto Moreno. Moreno, que correu três corridas pela Lovatto temporada passada, conseguiu um pódium em Interlagos, fechando a temporada com quinze pontos. O veterano comentou que a proposta já era esperada, pois vinha sendo sondado desde o fim da temporada passsada. Ele deve permanecer na equipe até fim de Junho, quando possivelmente a equipe deve ir atrás do recém-recuperado Jenson Button, que já correu pela equipe.
A Terrible confirmou a demissão do mexicano Mario Dominguéz, alegando que o piloto não vem desempenhando um papel sadio e favorável ao nome da equipe. O piloto, que vem de incidentes sucessivos, culpou a má sorte pelos diversos ocorridos.
A equipe ainda anunciou a contratação do brasileiro Roberto Moreno. Moreno, que correu três corridas pela Lovatto temporada passada, conseguiu um pódium em Interlagos, fechando a temporada com quinze pontos. O veterano comentou que a proposta já era esperada, pois vinha sendo sondado desde o fim da temporada passsada. Ele deve permanecer na equipe até fim de Junho, quando possivelmente a equipe deve ir atrás do recém-recuperado Jenson Button, que já correu pela equipe.
Jackson comemora os bons resultados e adianta: queremos mais.
The New York Times - Direto de Puebla
Um fim de semana digno. Pouco mais depois de um ano, a equipe de Nova York finalmente teve seu reencontro com a vitória. Após um segundo lugar de Ryan Briscoe em Okayama, o Australiano venceu a prova no oval de Puebla, no México. Todo o paddock da equipe foi ao delírio com a vitória do Australiano e com o terceiro lugar de Rubens Barrichelo. Ao que parece, a equipe começa a colher os frutos do alto investimento do começo da temporada. Se é bom? É ótimo! respondeu o manager Sávio Martins. Briscoe é um piloto fantástico, apesar de ter reclamado conosco sobre o acerto do carro, ele fez muito bem. Eu no lugar dele faria o mesmo. O resultado está ai, um ótimo acerto, uma boa estratégia e é claro, um pouco de sorte. Mas isso não tira os méritos dele, afinal na ultima corrida também estivemos muito bem. Martins também não deixou de demonstrar sua satisfação pelo piloto brasileiro. Rubens teve problemas na ultima corrida, e não foi tão bem nas outras. Imaginava que ele merecia um resultado como este. Esperamos que ele também possa vencer pela equipe. Não só de festa viveu a equipe nesse fim de semana. Um assunto muito comentado foi a sondagem da Jackson sobre o piloto Kyle Busch para correr certas etapas pela equipe, e que a proposta teria sido recusada. Martins deixou algumas palavras bem claras sobre o assunto. Um piloto (Kyle) que é assim como seu irmão mais velho, nativo dos ovais, é bruto, forte e agressivo nas corridas. Por ser norte americano, queríamos que ele ocupasse nosso terceiro carro em três etapas nos Estados Unidos: Indianópolis, Michigan e Laguna Seca. Só que o empresário dele complicou, então, fazer o que. Num futuro próximo, quem sabe. A Jackson também não deixou de demonstrar surpresa com Kurt Busch. Ficou bem acima do que eu esperava. A fama dele de desequilibrado aqui não pegou muito não. Disse o manager aos risos. Um fato interessante: Sávio Martins prometeu dançar Gangnam Style caso um de seus pilotos vencesse. Cobrado, o mesmo dançou os passinho do DJ coreano PSY. Com alguns membros da equipe: Op, Op Op Op! OppanSaviogam gangnam Style!
Um fim de semana digno. Pouco mais depois de um ano, a equipe de Nova York finalmente teve seu reencontro com a vitória. Após um segundo lugar de Ryan Briscoe em Okayama, o Australiano venceu a prova no oval de Puebla, no México. Todo o paddock da equipe foi ao delírio com a vitória do Australiano e com o terceiro lugar de Rubens Barrichelo. Ao que parece, a equipe começa a colher os frutos do alto investimento do começo da temporada. Se é bom? É ótimo! respondeu o manager Sávio Martins. Briscoe é um piloto fantástico, apesar de ter reclamado conosco sobre o acerto do carro, ele fez muito bem. Eu no lugar dele faria o mesmo. O resultado está ai, um ótimo acerto, uma boa estratégia e é claro, um pouco de sorte. Mas isso não tira os méritos dele, afinal na ultima corrida também estivemos muito bem. Martins também não deixou de demonstrar sua satisfação pelo piloto brasileiro. Rubens teve problemas na ultima corrida, e não foi tão bem nas outras. Imaginava que ele merecia um resultado como este. Esperamos que ele também possa vencer pela equipe. Não só de festa viveu a equipe nesse fim de semana. Um assunto muito comentado foi a sondagem da Jackson sobre o piloto Kyle Busch para correr certas etapas pela equipe, e que a proposta teria sido recusada. Martins deixou algumas palavras bem claras sobre o assunto. Um piloto (Kyle) que é assim como seu irmão mais velho, nativo dos ovais, é bruto, forte e agressivo nas corridas. Por ser norte americano, queríamos que ele ocupasse nosso terceiro carro em três etapas nos Estados Unidos: Indianópolis, Michigan e Laguna Seca. Só que o empresário dele complicou, então, fazer o que. Num futuro próximo, quem sabe. A Jackson também não deixou de demonstrar surpresa com Kurt Busch. Ficou bem acima do que eu esperava. A fama dele de desequilibrado aqui não pegou muito não. Disse o manager aos risos. Um fato interessante: Sávio Martins prometeu dançar Gangnam Style caso um de seus pilotos vencesse. Cobrado, o mesmo dançou os passinho do DJ coreano PSY. Com alguns membros da equipe: Op, Op Op Op! Oppan
Sabará para Czerkawsky: "Veremos em Montreal quem é coletor de lixos..."
Puebla, México - As coisas ficaram quentes na IRS, entre os desafetos de SOWWS, Emerson Czerkawasky e Raphael Sabará. E as coisas pioraram na corrida Mexicana, e tudo por causa do triplo incidente de Kobayashi/Jourdain Jr./Nakajima... Após a corrida, o dono da Terrible, disse: "Boa Jourdain coletor de lixo", se referindo ao piloto Kazuki Nakajima da BN, e a briga pela posição que acabou no toque de Kamui Kobayashi... Depois de saber da nota, Sabará disparou ao dono da TR:
"Aqui se houve um coletor de lixo, esse cara se chama Kamui Kobayashi, que aliás, não teve culpa nenhuma, porém em Montreal, veremos quem é o "coletor de lixos", e claro será o Hideki(Mutoh) ou o (Kazuki)Nakajima." - Disse Sabará irritadíssimo..
"Aqui se houve um coletor de lixo, esse cara se chama Kamui Kobayashi, que aliás, não teve culpa nenhuma, porém em Montreal, veremos quem é o "coletor de lixos", e claro será o Hideki(Mutoh) ou o (Kazuki)Nakajima." - Disse Sabará irritadíssimo..
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