I - Etapa 16 - Shell Belgian Grand Prix
Página 1 de 1
I - Etapa 16 - Shell Belgian Grand Prix
Data fictícia: fim do mês 09
Circuito: Spa-Francorchamps
Extensão: 44 voltas x 7.004 km - 308.052 km
Clima: Treinos em 25º a 27º, tempo seco. Corrida em 26º a 29º, tempo nublado.
Descrição: Situado em Liège, o circuito de Spa-Francorchamps é tido com um circuito de média-alta velocidade, com curvas dos mais diversos tipos. Enquanto temos as rápidas Eau Rouge e Blanchimont, encontramos curvas de média como Stavelot e Pouhon, e as de baixa velocidade como La Source e Bus Stop, tornando difícil a tarefa de acertar o carro. O asfalto, de média qualidade, proporciona sempre corridas emocionantes do início ao fim.
Prazo para envio de formulários de treino: 18/04/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Prazo para envio de formulários de corrida: 21/04/2012, às 19:30hs, horário de Brasília.
Os formulários poderão ser enviados por este tópico, por depoimento para este perfil ou por email para danfeliciano@hotmail.com.
Pay-Drivers
Bertrand Baguette (BEL), Royal Automobile Club of Belgium, $175.000.¹
Jan Heylen (BEL), Grafiprint Digital Printing Materials, $165.000.
Jérôme d'Ambrosio (BEL), Soleco Green Energy, $155.000.
Robert Doornbos (HOL), OzJet, $165.000.
Neel Jani (SUI), Red Bull, $160.000.²
Simona de Silvestro (SUI), Entergy / Lotus, $175.000.³
¹ Paga o dobro se vencer.
² Exige chassis RedBullRacing.
³ Exige chassis Lotus.
Jan Heylen (BEL), Grafiprint Digital Printing Materials, $165.000.
Jérôme d'Ambrosio (BEL), Soleco Green Energy, $155.000.
Robert Doornbos (HOL), OzJet, $165.000.
Neel Jani (SUI), Red Bull, $160.000.²
Simona de Silvestro (SUI), Entergy / Lotus, $175.000.³
¹ Paga o dobro se vencer.
² Exige chassis RedBullRacing.
³ Exige chassis Lotus.
TREINO CLASSIFICATÓRIO
Tarde de sol em Liège. O público, em peso, vem assistir à mais uma etapa, no clássico circuito de Spa-Fracorchamps. Esta etapa marca a volta de Sebastian Vettel às pistas, após uma lesão que o deixou seis meses de recuperação. A direção de prova faz os preparativos finais para o início do treino que irá definir o grid de largada.
Tudo pronto, a pista é liberada para um dos mais disputados treinos. Com diferenças mínimas, o treino trocou por diversas vezes de dono, passando por Pérez, Power, Servià, Castroneves e Schumacher. Decepção para a Lovatto que só conseguiu colocar Roberto Moreno no top10, graças a adaptatividade do brasileiro ao acerto alternativo adotado. A Rocha teve o mesmo caminho, conseguindo com muito custo ficar com a vigésima posição, com méritos exclusivos à Sebastian Vettel, que não se mostrou nada satisfeito com o carro. Ao final da seção, os resultados são estes:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:43.431
2º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:43.487
3º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:43.514
4º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:43.522
5º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:43.547
6º Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:43.597
7º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:43.627
8º Luca DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone)1:43.634
9º Bertrand BAGUETTE (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:43.668
10º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:43.677
11º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1.43.787
12º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:43.853
13º Jan HEYLEN (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) 1.43.858
14º Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:43.920
15º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:43.926
16º Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) 1:44.023
17º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 1:44.043
18º Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) 1:44.044
19º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:44.092
20º Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:44.183
21º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:44.361
22º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BMW/Firestone) 1:44.497
23º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:44.520
24º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:44.640
25º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:44.641
26º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:44.795
27º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:44.857
28º Yuji IDE (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:45.432
29º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:45.701
30º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:46.140
Tudo pronto, a pista é liberada para um dos mais disputados treinos. Com diferenças mínimas, o treino trocou por diversas vezes de dono, passando por Pérez, Power, Servià, Castroneves e Schumacher. Decepção para a Lovatto que só conseguiu colocar Roberto Moreno no top10, graças a adaptatividade do brasileiro ao acerto alternativo adotado. A Rocha teve o mesmo caminho, conseguindo com muito custo ficar com a vigésima posição, com méritos exclusivos à Sebastian Vettel, que não se mostrou nada satisfeito com o carro. Ao final da seção, os resultados são estes:
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:43.431
2º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) 1:43.487
3º Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:43.514
4º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:43.522
5º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:43.547
6º Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:43.597
7º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) 1:43.627
8º Luca DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone)1:43.634
9º Bertrand BAGUETTE (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:43.668
10º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 1:43.677
11º Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1.43.787
12º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:43.853
13º Jan HEYLEN (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) 1.43.858
14º Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 1:43.920
15º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) 1:43.926
16º Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) 1:44.023
17º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) 1:44.043
18º Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) 1:44.044
19º Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:44.092
20º Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:44.183
21º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 1:44.361
22º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BMW/Firestone) 1:44.497
23º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:44.520
24º Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 1:44.640
25º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:44.641
26º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:44.795
27º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:44.857
28º Yuji IDE (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) 1:45.432
29º Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:45.701
30º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 1:46.140
CORRIDA
Tempo nublado em Liège. O grande circuito de Spa-Francorchamps recebe a décima-sexta etapa da IRS. Cada ponto é importante nesta reta final da temporada, que promete ser bem disputada. Com a falta da MBR, a equipe tem suas chances de título desaparecendo.
O público, apreensivo, se prepara para a largada, que terá os dois principais concorrentes ao título em posições distintas: enquanto Oriol Servià larga da segunda fila, Kimi Räikkönen amarga no fundo do grid.
Tudo pronto, o som dos motores toma conta do grid. Em breve, teremos a largada. Os semáforos anunciam a largada. Começa o Grande Prêmio da Bélgica.
Largada: Schumacher - Castroneves - Servià - Power - Pérez - Moreno - Mann - Di Grassi - Baguette - Winkelhock - Briscoe - Montoya - Heylen - Grosjean - Dominguéz - Glock - Kanaan - Hamilton - Rosberg -Vettel - Webber - Alonso - Räikkönen - Hunter-Reay - Kobayashi - Pic - Alesi - Ide - Bianchi - Dixon
Castroneves assume a ponta na tomada da La Source. Ótima largada de Montoya, que assume a quinta posição. Alesi e Pic conseguem algumas posições na largada. E já temos gente escapando: Alonso na subida da Eau Rouge, acaba errando a acerta o muro, voltando sem as duas asas.
Mais provas de despreparo: Yuji Ide acaba rodando na tomada da Les Fagnes e leva consigo Mark Webber. Já teremos gente nos boxes ao fim da volta 1.
Briga feia pela ponta: Castroneves segue liderando, com Schumacher, Servià e Montoya logo atrás.
Castroneves e Schumacher disputam na volta 2, mas é Servià que leva a melhor. O espanhol se aproveita do vacilo dos dois pilotos e toma a ponta ao tracionar bem na Bus Stop. Montoya segue os três de perto.
Pic erra a tomada da Les Combes e vai no muro, perdendo sua asa dianteira. Começo de prova conturbado.
Servià se mantém na frente na volta 3, com Schumacher em segundo e Montoya em terceiro. Bianchi erra a tomada da Bus Stop e acerta o muro dos boxes, danificando seu carro, tendo de fazer parada.
Schumacher ataca Servià na subida da Eau Rogue. O espanhol não consegue segurar e o alemão assume a ponta. Montoya segura os ataques de Castroneves, que alcança impressionantes 358 kph nas proximidades da freada da Le Combes. Disputas isoladas no meio do grid, sobretudo em relação à Vettel que vem em impressionante recuperação.
Schumacher mantém diferença de 0.2 em relação à Castroneves, que acabou de tomar a segunda posição. Servià, que numa sequencia de erros agora vem em quarto, tenta se livrar de Roberto Moreno, carro mais bem colocado da Lovatto neste momento.
E mais uma acidente bizarro acontece: Di Grassi erra na Stavelot, e ao dar ré para voltar acaba acertando Alesi, que estava passando. Ambos terão que adiantar paradas para reparos.
Montoya já vem em segundo. Enquanto isto, temos um Räikkönen inspirado já na sexta posição. Parece que a Lovatto aprendeu com os erros e acertou para a corrida. Castroneves recebe toda a pressão de Servià, mas resiste.
Meio da volta 8 e Schumacher acaba espalhando ao contornar a Pouhon, perdendo a posição para Montoya, que agora é líder. A briga agora é entre o alemão e o brasileiro da Flashy, que vem muito perto. Recuperação boa de Vettel, o alemão ganha mais posições. No fundo do grid Bianchi, uma volta atrás do líder, graças a parada para reparos.
Volta 10 e Montoya segue ainda na liderança, seguido por Schumacher e Castroneves. A diferença entre o primeiro e o quinto é de pouco mais de 2s.
Fim da 10ª Volta: Montoya - Schumacher - Castroneves - Servià - Moreno - Räikkönen - Pérez - Baguette - Mann - Heylen - Kanaan - Glock - Vettel - Hunter-Reay - Rosberg - Winkelhock - Kobayashi - Dominguéz - Hamilton - Grosjean - Ide - Pic - Power - Alesi - Briscoe - Alonso - Di Grassi - Dixon - Webber - Bianchi (1)
Montoya inicia a volta 11 ainda an frente, com pouco mais de 1s em relação à Schumacher. Vettel acaba de ganhar mais uma posição. A briga acontece por toda a pista. Várias trocas de posição. Corrida bem movimentada.
Hunter-Reay vem para colocar volta em Bianchi. O francês, um pouco mais à frente, sobe a Eau Rouge, sem asas e pra infelicidade de quem estava na arquibancada, o pior acontece: Bianchi acaba perdendo o controle, acertando o muro esquerdo da curva e volta para a pista, arrastando Hunter-Reay, que não conseguiu desviar, para o muro direito da curva. Fim de prova para o norte-americano da Lovatto, que consegue sair rapidamente do carro. Já o piloto da Moikanos não tem a mesma sorte e não esboça reação de sair do carro totalmente destruído. Os fiscais de prova tentam tirar o piloto do carro, e com dificuldades cumprem a tarefa. Jules Bianchi acena com dificuldade e é socorrido para o hospital do paddock.
Sem muitas mudanças na frente, Montoya segue líder. Ainda não temos notícias do estado de saúde do piloto da Moikanos. Vettel consegue mais ultrapassagens.
Mais um piloto abandona: desta vez é Oriol Servià, que vem soltando fumaça e abandona na tomada da Bus Stop. Fim de prova para o espanhol, que vê sua situação se complicar no campeonato. Räikkönen segue agora em quinto, e no passo que está, mantém a liderança.
Montoya ainda líder, abre pouco mais de 2s de Castroneves, que agora é segundo.
Começam as paradas programadas. Briscoe adianta sua parada. O australiano parece ter problemas. Após longa parada ele é devolvido para a pista, mas não completa uma volta, estacionando na área de escape da Pouhon, com problemas no sistema de freios.
Ao final da volta 20, Montoya segue com pouco mais de 1s de vantagem em relação à Castroneves.
Fim da 20ª Volta: Montoya - Castroneves - Schumacher - Moreno - Räikkönen - Pérez - Baguette - Vettel - Glock - Dominguéz - Heylen - Winkelhock - Kanaan - Pic - Kobayashi - Power - Alesi - Mann - Alonso - Ide - Hamilton - Di Grassi - Rosberg - Grosjean - Webber - Dixon (1) - Briscoe (fora) - Servià (fora) - Hunter-Reay (fora) - Bianchi (fora)
Ainda sem notícias sobre o estado de saúde de Jules Bianchi. Montoya segue líder, com Schumacher novamente em segundo e Castroneves em terceiro. Mais algumas trocas de posição, graças às paradas programadas.
Mais um piloto fora da corrida: Nico Rosberg perde o ponto de freada a carimba a La Source, aparentemente por problemas de freios. Fim de prova para o alemão.
Montoya segue na frente e se livra de Schumacher. O alemão faz sua parada na volta 25, voltando em décimo. Castroneves agora vem em segundo, seguido por Moreno e Räikkönen. Vettel já é quinto, grande retorno do alemão.
Scott Dixon erra na tomada da Stavelot e ao voltar para a pista acaba rodando o finlandês Kimi Räikkönen, que perde sua asa dianteira. Ao retornar à pista, acaba acertando Baguette, danificando agora sua asa traseira. Péssima corrida do piloto da Lovatto, que terá de adiantar sua parada. Vettel agora é quarto. São aguardadas ainda as paradas de Castroneves e Moreno.
Fim da volta 29 e Castroneves consegue uma bela ultrapassagem em Montoya e assume a ponta. Moreno nos boxes, o brasileiro faz boa parada e sai em décimo-primeiro. A Scuderia Rocha vibra nos boxes, Sebastian Vettel em terceiro enquanto a Flashy prepara a parada de seu piloto.
Final da volta 30 e Montoya novamente líder, com Vettel em segundo. Castroneves que acaba de fazer sua parada, está em sétimo.
Fim da 30ª Volta: Montoya - Vettel - Glock - Baguette - Heylen - Schumacher - Castroneves - Pérez - Winkelhock - Kanaan - Moreno - Dominguéz - Power - Pic - Alesi - Mann - Räikkönen - Ide - Kobayashi - Di Grassi (1) - Alonso (1) - Hamilton (1) - Webber (1) - Grosjean (1) - Dixon (2) - Rosberg (fora)
Parte final da corrida e Montoya segue líder, com 20s em relação à Vettel. Corrida garantida para Montoya, que só perde se algo grave acontecer. Grosjean vem soltando muita fumaça e acaba estacionando pouco antes da Bus Stop. A durabilidade dos motores está sendo muito afetada nesta corrida.
Várias paradas acontecem e o grid muda novamente. A Rocha agora tem seus três carros na zona de pontuação. O mesmo acontece com a Watson.
Mais um apresenta problemas de motor: Michael Schumacher vem soltando muita fumaça e logo após entrar na Stavelot seu motor pega fogo, ficando ali mesmo. Muita dificuldade para apagar o fogo enquanto o piloto gesticula muito na volta para os boxes.
Montoya ainda líder, com dobradinha da Hallan até o momento. Com a parada de Timo Glock, Bertrand Baguette assume a terceira posição. Räikkönen recupera algumas posições e agora vem em décimo-quinto, último piloto na volta do líder.
Pic ataca Mann e ao que parece a inglesa não conseguirá segurar o piloto da Rocha, que tem pneus em melhor estado. Moreno segura os ataques de Dominguéz como pode.
Enquanto isso, chegam notícias do estado de saúde de Jules Bianchi: o piloto sofreu fratura em sua perna direita, por conta da forte batida, porém não corre riscos de vida.
Final da volta 40, e Montoya mantém pouco mais de 19s de vantagem em relação à Vettel, estando assim a parcial:
Fim da 40ª Volta: Montoya - Vettel - Baguette - Pérez - Power - Castroneves - Alesi - Mann - Pic - Glock - Moreno - Dominguéz - Heylen - Winkelhock - Räikkönen - Kanaan (1) - Kobayashi (1) - Ide (1) - Di Grassi (1) - Hamilton (1) - Webber (1) - Alonso (2) - Dixon (2) - Schumacher (fora) - Grosjean (fora)
Voltas finais. Montoya segue líder, administrando a vantagem e sentindo o gasto de pneus. Vettel, em segundo, vê Baguette se aproximando, juntamente com Pérez.
Glock se enrosca com um retardatário e acaba perdendo duas posições, ao espalhar na Pouhon. Dominguéz batalha com Moreno pela décima posição e a chance de pontuar.
Início da volta 43. Pippa Mann escapa na tomada da Les Combes e vai passear na brita, demorando muito para voltar. Pic agora é oitavo e vem muito próximo de Alesi.
Fim de prova triste para a Lovatto: Kimi Räikkönen, que vinha em décimo quarto tem problemas de câmbio ficando no meio da rápida Blanchimont.
Última volta. Montoya sente o desgaste de pneus mas se mantém na frente. Últimos sete mil metros. vettel vem segurando o carro. O alemão sente as consequências de seu ritmo forte agora. Baguette bem perto. Ninguém ousa ultrapassagens neste final de prova.
Montoya vem para contornar a Bus Stop e apontar para a linha de chegada. Os mecânicos da Hallan se posicionam no muro dos boxes para receber Montoya e Baguette. Vence Juan Pablo Montoya! Festa colombiana na Bélgica e nos boxes da Hallan. Vettel vem para completar em segundo, seguido por Baguette em terceiro.
Fim da Corrida: Montoya - Vettel - Baguette - Pérez - Power - Castroneves - Alesi - Pic - Mann - Dominguéz - Moreno - Glock - Heylen - Winkelhock - Kanaan (1) - Kobayashi (1) - Di Grassi (1) - Ide (1) - Hamilton (1) - Webber (1) - Räikkönen (fora) - Alonso (2) - Dixon (2)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:24:11.004
2º Sebastian VETTEL (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +18.571
3º Bertrand BAGUETTE (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +23.984
4º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +24.281
5º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) +43.380
6º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +45.750
7º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +48.747
8º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +48.916
9º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) +1:01.575
10º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +1:08.879
11º Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +1:09.594
12º Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +1:13.720
13º Jan HEYLEN (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +1:26.127
14º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +1:28.596
15º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +1 Volta
16º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +1 Volta
17º Lucas DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +1 Volta
18º Yuji IDE (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +1 Volta
19º Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +1 Volta
20º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1 Volta
21º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 42 Voltas
22º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BMW/Firestone) +2 Voltas
23º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +2 Voltas
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 34 Voltas
- Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 31 Voltas
- Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 22 Voltas
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 19 Voltas
- Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 15 Voltas
- Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 12 Voltas
- Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 11 Voltas
MELHOR VOLTA
Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:43.495
QUEBRAS
Kimi RÄIKKÖNEN, $4.000 (câmbio)
Michael SCHUMACHER, $50.000 ou Substituição do Motor (incêndio do motor)
Romain GROSJEAN, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Kimi RÄIKKÖNEN, $10.000 (asa dianteira e traseira)
Scott DIXON, $5.000 (asa dianteira)
Nico ROSBERG, $8.000 (Suspensão quebrada com roda solta)
Ryan BRISCOE, $2.000 (freios)
Oriol SERVIÀ, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Ryan HUNTER-REAY, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Jules BIANCHI, $100.000 ou Substituição do Chassi e Motor (acidente com capotagem)
Lucas DI GRASSI, $5.000 (asa traseira)
Jean ALESI, $5.000 (asa dianteira)
Jules BIANCHI, $10.000 (asa dianteira e traseira)
Charles PIC, $5.000 (asa traseira)
Yuji IDE, $5.000 (asa dianteira)
Mark WEBBER, $10.000 (asa dianteira e traseira)
Fernando ALONSO, $10.000 (asa dianteira e traseira)
O público, apreensivo, se prepara para a largada, que terá os dois principais concorrentes ao título em posições distintas: enquanto Oriol Servià larga da segunda fila, Kimi Räikkönen amarga no fundo do grid.
Tudo pronto, o som dos motores toma conta do grid. Em breve, teremos a largada. Os semáforos anunciam a largada. Começa o Grande Prêmio da Bélgica.
Largada: Schumacher - Castroneves - Servià - Power - Pérez - Moreno - Mann - Di Grassi - Baguette - Winkelhock - Briscoe - Montoya - Heylen - Grosjean - Dominguéz - Glock - Kanaan - Hamilton - Rosberg -Vettel - Webber - Alonso - Räikkönen - Hunter-Reay - Kobayashi - Pic - Alesi - Ide - Bianchi - Dixon
Castroneves assume a ponta na tomada da La Source. Ótima largada de Montoya, que assume a quinta posição. Alesi e Pic conseguem algumas posições na largada. E já temos gente escapando: Alonso na subida da Eau Rouge, acaba errando a acerta o muro, voltando sem as duas asas.
Mais provas de despreparo: Yuji Ide acaba rodando na tomada da Les Fagnes e leva consigo Mark Webber. Já teremos gente nos boxes ao fim da volta 1.
Briga feia pela ponta: Castroneves segue liderando, com Schumacher, Servià e Montoya logo atrás.
Castroneves e Schumacher disputam na volta 2, mas é Servià que leva a melhor. O espanhol se aproveita do vacilo dos dois pilotos e toma a ponta ao tracionar bem na Bus Stop. Montoya segue os três de perto.
Pic erra a tomada da Les Combes e vai no muro, perdendo sua asa dianteira. Começo de prova conturbado.
Servià se mantém na frente na volta 3, com Schumacher em segundo e Montoya em terceiro. Bianchi erra a tomada da Bus Stop e acerta o muro dos boxes, danificando seu carro, tendo de fazer parada.
Schumacher ataca Servià na subida da Eau Rogue. O espanhol não consegue segurar e o alemão assume a ponta. Montoya segura os ataques de Castroneves, que alcança impressionantes 358 kph nas proximidades da freada da Le Combes. Disputas isoladas no meio do grid, sobretudo em relação à Vettel que vem em impressionante recuperação.
Schumacher mantém diferença de 0.2 em relação à Castroneves, que acabou de tomar a segunda posição. Servià, que numa sequencia de erros agora vem em quarto, tenta se livrar de Roberto Moreno, carro mais bem colocado da Lovatto neste momento.
E mais uma acidente bizarro acontece: Di Grassi erra na Stavelot, e ao dar ré para voltar acaba acertando Alesi, que estava passando. Ambos terão que adiantar paradas para reparos.
Montoya já vem em segundo. Enquanto isto, temos um Räikkönen inspirado já na sexta posição. Parece que a Lovatto aprendeu com os erros e acertou para a corrida. Castroneves recebe toda a pressão de Servià, mas resiste.
Meio da volta 8 e Schumacher acaba espalhando ao contornar a Pouhon, perdendo a posição para Montoya, que agora é líder. A briga agora é entre o alemão e o brasileiro da Flashy, que vem muito perto. Recuperação boa de Vettel, o alemão ganha mais posições. No fundo do grid Bianchi, uma volta atrás do líder, graças a parada para reparos.
Volta 10 e Montoya segue ainda na liderança, seguido por Schumacher e Castroneves. A diferença entre o primeiro e o quinto é de pouco mais de 2s.
Fim da 10ª Volta: Montoya - Schumacher - Castroneves - Servià - Moreno - Räikkönen - Pérez - Baguette - Mann - Heylen - Kanaan - Glock - Vettel - Hunter-Reay - Rosberg - Winkelhock - Kobayashi - Dominguéz - Hamilton - Grosjean - Ide - Pic - Power - Alesi - Briscoe - Alonso - Di Grassi - Dixon - Webber - Bianchi (1)
Montoya inicia a volta 11 ainda an frente, com pouco mais de 1s em relação à Schumacher. Vettel acaba de ganhar mais uma posição. A briga acontece por toda a pista. Várias trocas de posição. Corrida bem movimentada.
Hunter-Reay vem para colocar volta em Bianchi. O francês, um pouco mais à frente, sobe a Eau Rouge, sem asas e pra infelicidade de quem estava na arquibancada, o pior acontece: Bianchi acaba perdendo o controle, acertando o muro esquerdo da curva e volta para a pista, arrastando Hunter-Reay, que não conseguiu desviar, para o muro direito da curva. Fim de prova para o norte-americano da Lovatto, que consegue sair rapidamente do carro. Já o piloto da Moikanos não tem a mesma sorte e não esboça reação de sair do carro totalmente destruído. Os fiscais de prova tentam tirar o piloto do carro, e com dificuldades cumprem a tarefa. Jules Bianchi acena com dificuldade e é socorrido para o hospital do paddock.
Sem muitas mudanças na frente, Montoya segue líder. Ainda não temos notícias do estado de saúde do piloto da Moikanos. Vettel consegue mais ultrapassagens.
Mais um piloto abandona: desta vez é Oriol Servià, que vem soltando fumaça e abandona na tomada da Bus Stop. Fim de prova para o espanhol, que vê sua situação se complicar no campeonato. Räikkönen segue agora em quinto, e no passo que está, mantém a liderança.
Montoya ainda líder, abre pouco mais de 2s de Castroneves, que agora é segundo.
Começam as paradas programadas. Briscoe adianta sua parada. O australiano parece ter problemas. Após longa parada ele é devolvido para a pista, mas não completa uma volta, estacionando na área de escape da Pouhon, com problemas no sistema de freios.
Ao final da volta 20, Montoya segue com pouco mais de 1s de vantagem em relação à Castroneves.
Fim da 20ª Volta: Montoya - Castroneves - Schumacher - Moreno - Räikkönen - Pérez - Baguette - Vettel - Glock - Dominguéz - Heylen - Winkelhock - Kanaan - Pic - Kobayashi - Power - Alesi - Mann - Alonso - Ide - Hamilton - Di Grassi - Rosberg - Grosjean - Webber - Dixon (1) - Briscoe (fora) - Servià (fora) - Hunter-Reay (fora) - Bianchi (fora)
Ainda sem notícias sobre o estado de saúde de Jules Bianchi. Montoya segue líder, com Schumacher novamente em segundo e Castroneves em terceiro. Mais algumas trocas de posição, graças às paradas programadas.
Mais um piloto fora da corrida: Nico Rosberg perde o ponto de freada a carimba a La Source, aparentemente por problemas de freios. Fim de prova para o alemão.
Montoya segue na frente e se livra de Schumacher. O alemão faz sua parada na volta 25, voltando em décimo. Castroneves agora vem em segundo, seguido por Moreno e Räikkönen. Vettel já é quinto, grande retorno do alemão.
Scott Dixon erra na tomada da Stavelot e ao voltar para a pista acaba rodando o finlandês Kimi Räikkönen, que perde sua asa dianteira. Ao retornar à pista, acaba acertando Baguette, danificando agora sua asa traseira. Péssima corrida do piloto da Lovatto, que terá de adiantar sua parada. Vettel agora é quarto. São aguardadas ainda as paradas de Castroneves e Moreno.
Fim da volta 29 e Castroneves consegue uma bela ultrapassagem em Montoya e assume a ponta. Moreno nos boxes, o brasileiro faz boa parada e sai em décimo-primeiro. A Scuderia Rocha vibra nos boxes, Sebastian Vettel em terceiro enquanto a Flashy prepara a parada de seu piloto.
Final da volta 30 e Montoya novamente líder, com Vettel em segundo. Castroneves que acaba de fazer sua parada, está em sétimo.
Fim da 30ª Volta: Montoya - Vettel - Glock - Baguette - Heylen - Schumacher - Castroneves - Pérez - Winkelhock - Kanaan - Moreno - Dominguéz - Power - Pic - Alesi - Mann - Räikkönen - Ide - Kobayashi - Di Grassi (1) - Alonso (1) - Hamilton (1) - Webber (1) - Grosjean (1) - Dixon (2) - Rosberg (fora)
Parte final da corrida e Montoya segue líder, com 20s em relação à Vettel. Corrida garantida para Montoya, que só perde se algo grave acontecer. Grosjean vem soltando muita fumaça e acaba estacionando pouco antes da Bus Stop. A durabilidade dos motores está sendo muito afetada nesta corrida.
Várias paradas acontecem e o grid muda novamente. A Rocha agora tem seus três carros na zona de pontuação. O mesmo acontece com a Watson.
Mais um apresenta problemas de motor: Michael Schumacher vem soltando muita fumaça e logo após entrar na Stavelot seu motor pega fogo, ficando ali mesmo. Muita dificuldade para apagar o fogo enquanto o piloto gesticula muito na volta para os boxes.
Montoya ainda líder, com dobradinha da Hallan até o momento. Com a parada de Timo Glock, Bertrand Baguette assume a terceira posição. Räikkönen recupera algumas posições e agora vem em décimo-quinto, último piloto na volta do líder.
Pic ataca Mann e ao que parece a inglesa não conseguirá segurar o piloto da Rocha, que tem pneus em melhor estado. Moreno segura os ataques de Dominguéz como pode.
Enquanto isso, chegam notícias do estado de saúde de Jules Bianchi: o piloto sofreu fratura em sua perna direita, por conta da forte batida, porém não corre riscos de vida.
Final da volta 40, e Montoya mantém pouco mais de 19s de vantagem em relação à Vettel, estando assim a parcial:
Fim da 40ª Volta: Montoya - Vettel - Baguette - Pérez - Power - Castroneves - Alesi - Mann - Pic - Glock - Moreno - Dominguéz - Heylen - Winkelhock - Räikkönen - Kanaan (1) - Kobayashi (1) - Ide (1) - Di Grassi (1) - Hamilton (1) - Webber (1) - Alonso (2) - Dixon (2) - Schumacher (fora) - Grosjean (fora)
Voltas finais. Montoya segue líder, administrando a vantagem e sentindo o gasto de pneus. Vettel, em segundo, vê Baguette se aproximando, juntamente com Pérez.
Glock se enrosca com um retardatário e acaba perdendo duas posições, ao espalhar na Pouhon. Dominguéz batalha com Moreno pela décima posição e a chance de pontuar.
Início da volta 43. Pippa Mann escapa na tomada da Les Combes e vai passear na brita, demorando muito para voltar. Pic agora é oitavo e vem muito próximo de Alesi.
Fim de prova triste para a Lovatto: Kimi Räikkönen, que vinha em décimo quarto tem problemas de câmbio ficando no meio da rápida Blanchimont.
Última volta. Montoya sente o desgaste de pneus mas se mantém na frente. Últimos sete mil metros. vettel vem segurando o carro. O alemão sente as consequências de seu ritmo forte agora. Baguette bem perto. Ninguém ousa ultrapassagens neste final de prova.
Montoya vem para contornar a Bus Stop e apontar para a linha de chegada. Os mecânicos da Hallan se posicionam no muro dos boxes para receber Montoya e Baguette. Vence Juan Pablo Montoya! Festa colombiana na Bélgica e nos boxes da Hallan. Vettel vem para completar em segundo, seguido por Baguette em terceiro.
Fim da Corrida: Montoya - Vettel - Baguette - Pérez - Power - Castroneves - Alesi - Pic - Mann - Dominguéz - Moreno - Glock - Heylen - Winkelhock - Kanaan (1) - Kobayashi (1) - Di Grassi (1) - Ide (1) - Hamilton (1) - Webber (1) - Räikkönen (fora) - Alonso (2) - Dixon (2)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Juan Pablo MONTOYA (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 1:24:11.004
2º Sebastian VETTEL (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +18.571
3º Bertrand BAGUETTE (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) +23.984
4º Sergio PÉREZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +24.281
5º Will POWER (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) +43.380
6º Helio CASTRONEVES (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +45.750
7º Jean ALESI (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +48.747
8º Charles PIC (Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) +48.916
9º Pippa MANN (Watson/Mclaren/Mercedes/Michelin) +1:01.575
10º Mario DOMINGUÉZ (Terrible/Red Bull/Mercedes/Bridgestone) +1:08.879
11º Roberto MORENO (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) +1:09.594
12º Timo GLOCK (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +1:13.720
13º Jan HEYLEN (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +1:26.127
14º Markus WINKELHOCK (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) +1:28.596
15º Tony KANAAN (Boutsen/Penske/BMW/Firestone) +1 Volta
16º Kamui KOBAYASHI (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +1 Volta
17º Lucas DI GRASSI (Flashy/Mercedes/Mercedes/Firestone) +1 Volta
18º Yuji IDE (Red/McLaren/Cosworth/Pirelli) +1 Volta
19º Lewis HAMILTON (Jefferson/McLaren/Honda/Pirelli) +1 Volta
20º Mark WEBBER (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) +1 Volta
21º Kimi RÄIKKÖNEN (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 42 Voltas
22º Fernando ALONSO (SallesF1/Red Bull/BMW/Firestone) +2 Voltas
23º Scott DIXON (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) +2 Voltas
- Michael SCHUMACHER (Wilder/Mercedes/Mercedes/Michelin) 34 Voltas
- Romain GROSJEAN (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 31 Voltas
- Nico ROSBERG (Highwind/Red Bull/Renault/Pirelli) 22 Voltas
- Ryan BRISCOE (Jackson/Penske/Renault/Bridgestone) 19 Voltas
- Oriol SERVIÀ (Hallan/McLaren/Mercedes/Michelin) 15 Voltas
- Ryan HUNTER-REAY (Lovatto/McLaren/Mercedes/Pirelli) 12 Voltas
- Jules BIANCHI (Moikanos/BMW/BMW/Bridgestone) 11 Voltas
MELHOR VOLTA
Sebastian VETTEL(Rocha/Red Bull/Renault/Michelin) 1:43.495
QUEBRAS
Kimi RÄIKKÖNEN, $4.000 (câmbio)
Michael SCHUMACHER, $50.000 ou Substituição do Motor (incêndio do motor)
Romain GROSJEAN, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Kimi RÄIKKÖNEN, $10.000 (asa dianteira e traseira)
Scott DIXON, $5.000 (asa dianteira)
Nico ROSBERG, $8.000 (Suspensão quebrada com roda solta)
Ryan BRISCOE, $2.000 (freios)
Oriol SERVIÀ, $50.000 ou Substituição do Motor (explosão do motor)
Ryan HUNTER-REAY, $50.000 ou Substituição do Chassi (acidente sem capotagem)
Jules BIANCHI, $100.000 ou Substituição do Chassi e Motor (acidente com capotagem)
Lucas DI GRASSI, $5.000 (asa traseira)
Jean ALESI, $5.000 (asa dianteira)
Jules BIANCHI, $10.000 (asa dianteira e traseira)
Charles PIC, $5.000 (asa traseira)
Yuji IDE, $5.000 (asa dianteira)
Mark WEBBER, $10.000 (asa dianteira e traseira)
Fernando ALONSO, $10.000 (asa dianteira e traseira)
JULES BIANCHI
Socorrido no Centre Hospitalier Universitaire de Liège, foi detectada um fratura na perna direita de Jules Bianchi, proveniente do acidente em corrida. Por conta disso, ficará afastado por 2 meses, retornando no mês 12.
Interações dos Chefes de Equipe
Rocha
Fantástico Vettel! Que retorno...aliás, que estréia! 18 posições na corrida!
Fantástico Pic! Trocou a asa traseira na volta 3 ainda obteve seu melhor resultado na categoria!
Fantástico Alesi! Fantástico todos os dias, piloto excepcional, herói da Scuderia Rocha! Não fosse a quebra da asa e dava pra brigar por um pódio ;-)
Oito motores Mercedes entre os onze primeiros...só os três Renauls da Scuderia Rocha entre eles.
Vencemos em Mônaco, mas não tivemos um domingo mais especial que esse.
Hallan
HOHOHOOHOHHOOHOHOHO.... HOHOOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHO... HOHOHOH..
Rocha
Charles Hallan >>>
Moikanos
nem pra morrer este desastre...
Fantástico Vettel! Que retorno...aliás, que estréia! 18 posições na corrida!
Fantástico Pic! Trocou a asa traseira na volta 3 ainda obteve seu melhor resultado na categoria!
Fantástico Alesi! Fantástico todos os dias, piloto excepcional, herói da Scuderia Rocha! Não fosse a quebra da asa e dava pra brigar por um pódio ;-)
Oito motores Mercedes entre os onze primeiros...só os três Renauls da Scuderia Rocha entre eles.
Vencemos em Mônaco, mas não tivemos um domingo mais especial que esse.
Hallan
HOHOHOOHOHHOOHOHOHO.... HOHOOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHO... HOHOHOH..
Rocha
Charles Hallan >>>
Moikanos
nem pra morrer este desastre...
Tópicos semelhantes
» I - Etapa 18 - Macau Grand Prix
» I - Etapa 10 - Grand Prix de Monaco
» I - Etapa 11 - Grand Prix du France
» II - Etapa 2 - UBS Chinese Grand Prix
» I - Etapa 12 - DHL Turkish Grand Prix
» I - Etapa 10 - Grand Prix de Monaco
» I - Etapa 11 - Grand Prix du France
» II - Etapa 2 - UBS Chinese Grand Prix
» I - Etapa 12 - DHL Turkish Grand Prix
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos